O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quando o Púlpito perde o Poder? - Parte I

Podemos notar em nossos dias, que existem muitos poderosos e grandes pregadores, mas também notamos uma grande nuvem de mensagens sem chuvas de graça, sem poder e sem unção do Espírito Santo em nossos púlpitos no Brasil; Desta feita o querido Deus colocou em meu coração esta mensagem, QUANDO O PÚLPITO PERDE O PODER, estudaremos o que fazer para não perder, e o que fazer para conquistar a unção novamente em nossos púlpitos.
Para iniciarmos, passaremos a estudar o que é púlpito!
Púlpito.
Todas as grandes organizações do mundo moderno têm o seu ponto alto, o qual só pode ser ocupado por alguém que seja capaz, e que tenha sido preparado especialmente para ocupá-lo; O templo evangélico tem o seu ponto alto, o seu lugar sagrado, que é o Púlpito.
Todo púlpito é a coluna sobre a qual, se posta à atalaia, que Deus constituiu vigia da sua lavoura, o púlpito é lugar e o caminho pelo qual as almas são conduzidas a Deus e ao céu.
Cuidados quanto ao uso do Púlpito.
O púlpito não deve ser ocupado por pessoas que não são dignas de fazer uso, pois estaríamos profanando a sua santidade e exclusividade diante de Deus.
O obreiro não deve fazer do púlpito uma espécie de picadeiro de circo, de onde se conta anedotas para fazer a congregação rir e dar gargalhadas, este é chamado de pregador irreverente.
O pregador nunca pode esquecer que, o púlpito também não é lugar de se ficar reclamando e se lastimando de sua vida particular, como financeiramente, familiar, conjugal, ministerial, empresarial e etc..., É bom lembrar que o púlpito é lugar da exposição da Palavra de Deus (SL 119.130; Ne 8.4).
O pregador também não deve fazer uso do púlpito, para fim financeiro, ou recurso de comercio, a muitas e muitas igrejas que usurpam o púlpito, e fazem mensagens para arrecadar dinheiro e fundos lucrativos, o que tenho a dizer vai doer e não agradar a muitos, mas, tem em nossos dias até mensagens pré-fabricadas com o sentido de usurpar os ouvintes a colaborar, e fazer o que lhe desejam que façam, mas o púlpito não deve ser usado desta maneira, o púlpito é o lugar e trono do ESPÍRITO SANTO, que somente a sua glória e voz se veja e ouça.
Ao assumirmos o púlpito dum templo evangélico, tenhamos em mente e dever de manifestar a santidade e a glória de Deus, não só no falar, mas também na maneira como nos comportamentos na posse do mesmo, lembramos que a maneira que nos comportarmos no púlpito traz boas ou más conseqüências para a pregação.
O que não se deve fazer no Púlpito?
a) Sentar demasiadamente, como desleixado, caído, escorado nas comodidades do altar até para que não pense que o tal está cansado, frio ou espiritualmente morto.
b) Coçar o nariz demasiadamente, ficar cutucando, e em demasiada atitude que prejudicará sua imagem diante da congregação, como sem ética e higiene.
c) Ficar coçando partes do corpo que colocará a congregação em constrangimento e vergonha.
d) Ficar puxando a roupa, e outras partes da sua roupa, como zíper, meias e etc...
e) Enfiar as mãos ou dedos dentro da boca, ficar mexendo nos lábios e etc...
f) Ficar conversando na hora do culto com companheiros de tribuna e púlpito, levantando e andando para lá e para cá, cuidado com o mau exemplo para a congregação.
Muitas coisas mais que poderíamos falar aqui, mas cabe ao obreiro buscar ser um obreiro aprovado (2Tm 2.15).










Nenhum comentário:

Postar um comentário