O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

domingo, 3 de outubro de 2010

QUAL PEDRA ESTA FALTANDO EM SEU ALTAR?

E REPAROU O ALTAR DO SENHOR...
E ELIAS TOMOU DOZE PEDRAS...
Texto – 1Rs18.30.31

Introdução – Estive meditando profundamente sobre a essência deste texto e sua mensagem espiritual para nossos dias; Israel estava vivendo uma das suas mais profundas crises espirituais de seus dias; Elias o homem de Deus, como o instrumento de Deus naqueles dias, percebendo á crise, convoca o povo para uma decisão profunda.
No Monte Carmelo lá estava Elias, Israel e os profetas de Baal e Ásera; O desafio estava lançado; Quem responder com fogo, este é Deus...
Os falsos profetas clamaram, clamaram, clamaram e nada aconteceu; Chegou a hora do profeta Elias; Quando Elias se aproximou percebeu e teve a sensibilidade de entender que o “fogo não iria descer” se o altar não fosse restaurado.....
Então ele pede, que se coloque todas as pedras que estavam faltando no altar...
Quando lia este texto, Deus me fez a seguinte pergunta! Qual a pedra que está faltando no teu altar? Daí então surgiu este estudo:
Preste bastante atenção são doze pedras, não são oito, não são nove e não são dez ou onze, mas sim, são doze; Qual está faltando em seu altar?
QUAL A PEDRA QUE ESTA FALTANDO NO MEU ALTAR?
1. Pedra da perseverança:
Aqui esta uma das pedras que esta faltando no altar e consequentemente na vida de muitos crentes – “perseverança”; Alguém disse que perseverança é uma pessoa que persegue o seu objetivo, e não desiste; Eu gosto da definição que li, quando diz que uma pessoa perseverante, é uma pessoa que se recusa ouvir a voz que lhe diz – desista, você não vai conseguir;
Qual é o segredo dos homens e mulheres que fizeram historia? Sem duvida alguma é a perseverança.
1. Abraão se tornou o pai da fé, porque foi perseverante;
2. José viu os sonhos se tornarem realidade, porque foi perseverante;
3. Josué e Calebe entraram na terra prometida, porque perseveraram;
4. Jó entrou para a galeria dos heróis de Deus, porque perseverou em acreditar na vida;
5. Os quatro amigos do paralitico, viram o seu objetivo concretizado, porque perseveraram em meio aos obstáculos.
6. E assim muitos outros são citados na Bíblia e em livros porque foram perseverantes em seus objetivos.
Vamos buscar esta pedra e colocar no nosso altar.
2. Pedra do compromisso:
Outra pedra que é fundamental no altar do crente é a pedra do compromisso; O que está sobrando é talento e pessoas com muita capacidade, mas esta faltando pessoas com compromisso;
Compromisso com o que?
Não basta dizer que é, ou que sou um crente; se faz necessário no meu cotidiano demostrar com meu estilo de vida que sou um crente compromissado.
O crente deve ter compromisso com a Bíblia - lendo, crendo, e praticando; O crente deve ter compromisso com sua Igreja, cultuando, participando, e ofertando; O crente deve ter compromisso com os seus relacionamentos pessoas, respeitando, honrando e sendo fiel; O crente deve ter compromisso com seus princípios e valores, não negociando e abrindo mão; e acima de tudo o crente deve ter compromisso com o seu Deus, temendo, honrando e adorando com sua vida.
3. Pedra da humildade:
Outra pedra fundamental que não pode faltar no altar do crente, é a humildade; A humildade é uma virtude que não pode faltar no crente que serve a Deus, pois sem humildade não vem a honra, pois a Bíblia diz que diante da honra vai a humildade.
Certa vez ouvi um grande mestre dizendo que a palavra humildade significa nas suas línguas originais “húmus”; O húmus, aquela terra preta que é fonte de matéria orgânica para a nutrição do solo, tem a mesma origem etimológica das palavras humildade e humilde. Em latim, humus quer dizer chão, dando origem ao adjetivo humilitas, "que está no chão". Humble, a palavra humilde em inglês e em francês, tem a mesma etimologia.
Abraão Lincoln dizia – “queres conhecer a alguém de poder a ele”. O Sábio Salomão disse – diante da honra vai à humildade – (Pv18.12); Deus disse através do profeta Miquéias - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e Andes HUMILDEMENTE com o teu Deus? – (Mq6.8).
Quando estudamos a historia percebemos que muitos caíram e fracassaram por falta de humildade:
1. Lúcifer foi expulso do céu por falta de humildade;
2. Titanic afundou por falta de humildade;
3. Nabucodonosor foi comer capim por falta de humildade;
4. Uzias morreu leproso, por falta de humildade;
5. Pedro negou a Jesus por falta de humildade;
6. E outros mais...
4. Pedra da Gratidão:
Agora me vem a mente o pensamento de Lin Yutang, de apenas seis palavras, mas de profunda significação: “Quando beberes água, pensa na fonte”.
Agradecido, gratidão é uma virtude que não pode faltar na vida do crente; O fogo de Deus nunca irá se manifestar na vida de alguém que é murmurador; Seja sempre agradecido, e expulse o espírito de murmuração, nu nunca se esqueça daqueles que de alguma forma te ajudaram - (1Ts5.18; Cl3.15).
Devemos ser gratos em duas direções:-
• Vertical - Deus
• Horizontal - Homem
“Quem não agradece o quem tem não merece o que possui”
Pr. Elandi Mariano
Quantas pessoas que não conseguem ser alguém no Reino de Deus por não ser uma pessoa grata.
Não conheço alguém que chegou a algum lugar de relevância sem ser grato a Deus e aos homens.
Qual pedra esta faltando em seu altar?
Faca agora uma profunda reflexão e veja qual a pedra das doze, estão em falta em sua vida.

CATANDUVA - SP

Um comentário:

  1. Gostaria de saber,quando o nobre pastor,dará continuidade ao estudo,por que só foram colocado 4 das 12?

    ResponderExcluir