O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A PAUSA...

ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera – (Gn2.1,2).
Temos uma pergunta a ser explicada, o texto de Isaias 40.28 diz que “Deus não se cansa e nem se fatiga”, como então esta escrito “Deus descansou”; A explicação é simples, é que Deus estava estabelecendo um principio a ser praticado por todos, o principio do descanso.
O Senhor nosso Deus esta dizendo aos homens que devem saber equilibradar trabalho e descanso. Deve se trabalhar seis dias e descansar pelo menos um.
É bem verdade que Deus descansou no sétimo dia, ou seja, nos dias atuais seria o sábado. Sabemos que a semana possui sete dias, vejamos aqui:
 Domingo – primeiro dia
 Segunda – segundo dia
 Terca – terceiro dia
 Quarta – quarto dia
 Quinta – quinto dia
 Sexta – sexto dia
 Sábado – sétimo dia no qual Deus Descansou...
Sabemos que este principio foi dado como mandamento no Antigo Testamento para Israel em Êxodo 20.8 -11;
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
A palavra Sábado em Hebraico “shabbaath” significa “desistir, cessar” de onde vem a idéia de descanso. É interresante notar que as arqueologias modernas revelam a existência entre os Babilônicos, povo pagão, de um dia de descanso, chamado “sabattum, descrito como “um dia para o coração”, para este povo era proibido fazer qualquer atividade neste dia. Para o povo de Deus, desde a instituição, o sábado, ou dia do descanso vem dividindo o tempo em períodos de sete dias – (Gn7.4; 8.10-12). Sabemos que até nos dias de hoje Israel observa este mandamento; pois seria um sinal entre Deus e eles – (Ex31.13). Para o Israelita é uma questão de vida ou morte, quanto a nação a negligencia do sábado significa uma infidelidade e deslealdade a Jeová – (Jr17.19-27). Mas qual é a posição da Igreja nos dias atuais e na atual dispensacao?
Sabemos pela Bíblia que Jesus morreu na sexta, permaneceu no sepulcro no sábado, mas no domingo ressuscitou; Domingo o primeiro dia da semana – E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia – (Mt 28.1-6).
Qual é a posição da Igreja?
Depois da ressurreição de Cristo, o primeiro dia da semana tomou o lugar do sétimo que, pelo exemplo do Senhor e dos apóstolos, foi consagrado como o sábado cristão – (Jo20.19-29; At20.7; 1Cor16.2). Também se distingue o primeiro dia da semana pela descida do Espírito Santo, quando os seguidores de Jesus se habilitaram a grande tarefa missionária – (At1.8; 2.1). Assim como o sábado do Velho Testamento comemora a completa execução da maravilhosa obra da criação, cuja perfeição foi manchada pelo pecado do primeiro, Adão da mesma maneira, o sábado cristão, o dia do Senhor – (Ap1.10), do Novo Testamento, comemora a consumação da bendita e admirável obra da redenção dos filhos desse primeiro Adão, obra que no primeiro dia da semana foi culminada com a ressurreição do Redentor. Quando os cristãos dos dias atuais guardam e atentam bem para o Dia do Senhor, guardando sempre para a honra e gloria de segundo Adão, Cristo Jesus, que por eles venceu ate a morte.
Domingo
O domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de oração e de descanso para a maioria dos cristãos e povos de todo o mundo.
1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia último dia
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Hoje o domingo tem como principio o “Dia da pausa”, ou seja o dia que todos dao uma pausa em suas atividades corriqueiras. É muito perigoso para alguem nao respeitar este principio que foi estabelecido por Deus para restabelecer nossas energias fisicas e espirituais – (Mc6.31).
O domingo deve ser observado como um dia de reflecao; E duas perguntas devem ser feitas: O que fizemos na semana que se passou? O que faremos da semana que se inicia? Ou seja “retrospectiva e prospectiva”.
Muitos ficam com sua conciencia pesada quando alguem lhe aborda sobre dormir, descansar, repousar e etc... Voce nao deve ter a conciencia pesada por dormir bem, e descansar. Pois a Biblia diz assim :

“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir” – (Ec5.12);

Nenhum comentário:

Postar um comentário