O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“COMBATENDO A EXAUTÃO E O ESGOTAMENTO FISICO”.

“E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos” – Dt1.9.
“Não é bom o que fazes” - Ex18.17
Uma pergunta que não calar!
Porque Elias pensou em desistir no deserto?
Porque Moisés, o homem que conversava com Deus face a face, disse não dá mais?
Porque hoje muitos ministros estão cansados e exautos em muitas tribunas e não suportam mais Igreja?
A resposta é simples – “exaustão crônica e esgotamento físico e mental...
Quem é mais importante? O obreiro ou a obra?
Lembre-se não existe obra sem o obreiro.
Lembre-se a exaustão e o esgotamento rouba a “eficiência”.
Hoje vamos tratar um dos assuntos que julgo ser de muita importância no exercício do ministério – o assunto da “delegação”. O Líder cristão é tentado é fazer tudo sozinho, não permitem que outros participem de suas tarefas, para ajudar a carregar fardos.
1. IDENTIFICAÇÃO – “Excesso de carga” – “Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?” - Ex18.14.
O pastor atende muita gente diariamente no exercício no seu ministério, e as pessoas vem carregadas de seus problemas diários do trabalho, família, filhos, vizinhos e etc..; Vejamos com base na descrição de Deuteronômio, pelo menos três tipos de problemas que o pastor trata diariamente em seu ministério - Dt1.12:
1. Vossas moléstias – enfermidades, doenças físicas;
2. Vossas cargas – problemas do cotidiano;
3. Vossas diferenças – diferenças de caráter, temperamento, cultura;
2. CONFRONTO – “Aberto para conselhos” – “O sogro de Moises porém lhe disse – Não é bom o que fazes” –Ex18.17.
Todo líder tem que ser confrontado por pessoas sinceras e que estão profundamente interessadas em nosso bem; Temos que ser confrontados por pessoas que são pontos de regulagem em nosso ministério; É muito triste quando um líder se recusa a ouvir “pessoas sinceras” e que desejam seu bem ministério, lembra de Uzias que se recusou a ouvir o conselho dos sacerdotes – 2Cron26.
Jetro estava nas entrelinhas dizendo a Moises a seguinte frase – “Não estique a corda de mais, se não ela rompe”.
Alguém disse que o ativismo (excesso de atividades) é como colocar uma escada na parede e subir; E quando subir perceber que colocou a escada na parede errada e cair.
3. AVALIAÇÃO – “Reavaliando suas prioridades” – “Ouve agora minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo” – Ex18.19.
Jetro diz a Moises que o seu papel fundamental é o ensino, ensinar o povo de Deus – v20
O ensino é o papel fundamental do ministério cristão; Pois o pecado trouxe ao mundo e conseqüentemente a humanidade a “ignorância”; E o povo é destruído por falta de conhecimento; Cabe ao pastor não abrir mão desta prioridade, o ensino;
Muitos pastores sem perceber estão sendo sufocados pelos excessos do seu dia, a dia e não compreendem que o alimento espiritual do povo de Deus depende dele.
Todo obreiro, principalmente quem lida com a doutrina e o ensino na casa de Deus, deve tomar muito cuidado para não “sacrificar” o tempo com a Palavra; O obreiro cristão deve ser apegado a Palavra – Tt1.7; Não pode abrir mão do estudo e meditação da Palavra.
Todo obreiro deve ter disciplina com a sua agenda; Saber equilibrar sem deixar ninguém em prejuízo; O obreiro deve equilibrar:
1. Família;
2. Trabalho;
3. Igreja;
4. Vida pessoal sem deixar ninguém em prejuízo....
4. SOLUÇÃO – “delegar a outros” – “E tu dentre o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborrecem a avareza” – Ex18.21.
Jetro não somente apontou a causa de exaustão, mas mostrou de uma forma sabia a solução para combater a exaustão ministerial – delegar; É lógico delegar, mas a quem? Eis aqui um problema sério – A quem delegar? Todo líder precisa de homens que estejam à altura para auxiliá-lo, e mais que sejam de toda sua confiança e de muita confidencia.
É lógico que não podemos delegar para qualquer um; Jetro disse procura homens com pelo menos estas quatro seguintes qualidades:
i. Que tenham capacidade para atender a tarefa;
ii. Que tenham temor de Deus, piedosos;
iii. Que não sejam falsos e hipócritas, mas verdadeiros;
iv. Que não tenham amor ao dinheiro;
Aqui está à lista de critérios que devem ser aplicadas pelo líder na hora da escolha de seus auxiliares e aqueles que irão lhe apoiar.
Caso os candidatos não atendam os requisitos aqui apontados nesta lista não cabe ser apontada como um solucionador de problemas e um auxiliar direto, precisa ser acompanhado por alguém.
O Que Pode Ser Feito Para Vencer o Esgotamento?

1. Avalie suas metas; Quais são e que pro¬pósito têm?

2. Avalie suas expectativas. Liste-as e des¬cubra quais são realistas e quais não são.

3. Identifique as horas de tensão em sua vida.

4. Esteja disposta a correr o risco de apro¬ximar-se dos outros. Deixe que outros a ajudem a carregar sua responsabilidade.

5. Aprenda pelo menos uma técnica de re¬laxamento e pratique-a com regularida¬de. Isso ajuda a descansar componentes críticos do sistema de emergência do seu corpo.

6. Equilibre sua vida fazendo exercícios re¬gularmente. Um bom condicionamento físico fortalece o sistema imunológico e aumenta as endomorfinas, que são os calmantes naturais do cérebro.

7. Descanse o suficiente. Permita-se dormir o suficiente. Ao contrário do que nos en¬sinaram numa geração anterior, a maioria

de nós precisa dormir mais do que de fato dorme. O estímulo da adrenalina reduz nossa necessidade de sono - mas é uma arapuca, porque no fim pagamos o preço disso.

8. Aprenda a ser flexível. Somente o evangelho é imutável. Suas idéias e pri-oridades talvez precisem mudar. A fle¬xibilidade reduz a probabilidade de frustração.

9. Vá mais devagar. Lembre-se, Deus nunca está com pressa. A "pressa" é uma característica humana causada por pla¬nejamento inadequado e má adminis¬tração do tempo. A pressa aumenta o "desgaste" do nosso corpo e mente e aumenta a produção destrutiva da adrenalina.

10. Preste atenção aos pequenos aborreci¬mentos. Eles têm mais probabilidade de matá-la do que os grandes. As pequeninas irritações do dia-a-dia são as mais letais.

11. Focalize seu trabalho e use o tempo para

coisas essenciais. Reduza as redundân¬cias, elimine as atividades desnecessá¬rias, evite coisas que exigirão demais de

você e aprenda a dizer não bondosamen¬te, sem ofender e sem experimentar uma sensação de culpa.

12. Permaneça em contato com a realidade. Não consinta que suas ambições extrapolem os limites de suas capacidades.

13. Evite condições de impotência; assu¬ma o controle e implemente uma es-tratégia para enfrentar qualquer coi¬sa, por mais insignificante que seja.

14. Se você não puder solucionar uma área importante de conflito de sua vida, deixe-a. Passe adiante, se necessário. As noções de sermos super-humanos nos mantêm em severas situações de conflito.

Diga bem alto – Deus não precisa de mim; Deus me quer...

Deus não precisa de mim; Deus me deseja....

Estudo ministrado na reunião de Obreiros - Catanduva - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário