O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“QUANDO QUE JACO EDIFICOU UM ALTAR A DEUS?”

Gn33.18-20
Introdução – Porque de Gênesis 25 a 33. 20 não encontramos na trajetória de Jacó nenhuma menção de um Altar a Deus? Quais são os motivos que levaram Jacó não ter Altar? Vamos aqui nos deter pelo menos em quatro fortes motivos:
1. Quando saiu da casa de seus pais, debaixo dos maus conselhos de sua mãe – Gn27.8,13,43 – Alguns crentes não prosperam espiritualmente porque estão constantemente ouvindo maus conselhos. Devemos tomas muito cuidado sobre com quem estamos nos aconselhando. Não são poucos os homens de Deus que fracassaram por maus conselhos – lembra de Eva, lembra de Roboão; Lembra de Sansão, Lembra de Absalão, lembra do profeta novo e outros mais... Tomemos cuidado com os conselhos.
2. Ausência de uma profunda experiência com Deus – Gn27.20;28.20-22 – Jacó foi criado por pais que se diziam possuir uma profunda devoção a Deus, porém não é isto que percebemos ao ler a historia Bíblica. Percebemos que Jacó carecia de um profundo encontro com Deus, pois nos seus atos e palavras percebemos que ele não havia ainda se decidido por Deus – ou seja, Ter um compromisso com o Deus de seus Pais. Não são poucos os crentes que estão dentro da igreja, mas a igreja não entrou nele, não são poucos os que estão no Evangelho mas o Evangelho não entrou nele, não poucos os que são filhos de crentes, nasceram dentro da Igreja mas carecem de um profundo encontro com Deus.
3. Estar perto de pessoas materialistas e ambiciosas – Gn29.21; 30.27,37-39 – Alguém pode dizer que Labão foi uma bênção na vida de Jacó – Ok, em certos aspectos sim, com coisas materiais e coisas temporais – pois percebemos que o que diz respeito a espiritual e eterno Labão nada contribuiu para Jacó – Até porque Labão era idolatra, materialista e ambicioso. Por esta razão percebemos que Deus dizendo a Jacó para voltar para a terra de seus pais – Gn31.13; Percebemos o quanto Raquel era devota a esses deuses de seu Pai. Como ter Altar num lugar e ambiente assim?
4. Precisa resolver pendências de relacionamento com seu irmão – Gn33.1-10 – Que Esaú não era fácil, isto, percebemos nas Escrituras, mas Jacó motivado pela sua mãe havia enganado seu Pai e lesado seu irmão Esaú; E Jacó saiu de sua casa com uma pendência com seu irmão, deixou ali um irmão magoado e ferido por causa de suas atitudes e conduta. Jacó só de tornou um homem espiritual quando este resolveu encarar seu irmão e resolver de uma vez por todas as pendências existentes entres os dois. Muitos não conseguem ser espirituais por desavenças, divisões, contendas e conflitos que estes deixam naqueles que os cercam, se esquecem que Jesus disse – Bem aventurados os pacificadores. É hora de vivermos em união e liberarmos perdão ao nosso semelhante.
Conclusão - Desde então a Vida de Jacó mudou radicalmente, percebemos Deus caminhando, guiando e conduzindo a vida de Jacó....

Nenhum comentário:

Postar um comentário