O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

domingo, 30 de maio de 2010

A CONVERSÃO

A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo – 1Tm1.13,14.
Introdução – Estamos hoje vivendo uma das mais agudas crises ministeriais de todos os tempos, e está é uma das razões do ministério cristão estar em crise é a grande quantidade excessiva de ministros não convertidos ocupando o santo ministério – Leia – (1Sm2.12). Isto é grave, são homens que entrarão para o Evangelho, mas que ainda o Evangelho não entrou nele; Homens que carecem de uma profunda experiência de salvação em Cristo.
Não esqueça, dentro da Igreja existem pelo menos “quatro tipos de crentes”:
1. Conformado – com o mundo;
2. Deformado – com o pecado;
3. Reformado – com a religião;
4. Transformado – mudança radical, convertido a Deus.
“O EVANGELHO DA GLÓRIA DO DEUS BEM AVENTURADO” – V11
Paulo em sua exposição começa mostrando a Timóteo o que o Evangelho de Jesus Cristo pode realizar e fazer na vida do Homem; E também destaca em sua exposição pessoal destaca três coisas que são exclusivamente atribuídas a Deus para com a vida do homem; Vejamos os três benefícios estreitamente relacionados:
1. E dou graças ao que tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso – “Capacitação”; Paulo por si só, nunca poderia alcançar o significado para o Reino de Deus que ele alcançou, sem a forca capacitadora de Deus em sua vida.
2. Porque me teve por fiel – “Consideração”; Paulo aqui reconhece que após sua conversão Deus o teve por digno de confiança de receber a tarefa de ser o que levaria o Evangelho aos gentios e outros mais sobre a face da terra.
3. Pondo-me no ministério – “Designação”. Paulo aqui destaca sua designação para o ministério de Jesus Cristo na terra, frisa que quem põe o homem no ministério é Deus.
O ANTES DE O DEPOIS – “FUI” “ALCANCEI” – v13,16
O VELHO HOMEM – Saulo
Podemos conferir todos estes traços em sua biografia nos capítulos de Atos 9;22 e 26; Sua conversão é tão relevante que o Doutor Lucas a registra por três vezes em Atos. Vejamos aqui alguns traços:
1. Blasfemo – v13;
2. Perseguidor – v13;
3. Opressor – v13;
4. Ignorante – v13;
5. Incrédulo – v13.
O NOVO HOMEM – Paulo
1. Grato – v12; Paulo agora é agradecido por tudo que Deus realizara em sua vida;
2. Humilde – v15; Paulo é desprovido de toda a auto-suficiência, prepotência e soberba, e é aqui revelado uma das grandes marcas de seu ministério a humildade;
3. Cristocêntrico – v12,15,16; Hoje, numa época que o antropocentrismo é visível por todos os lados, o homem no centro de tudo; Paulo nos mostra que respirava Cristo a todo momento de sua vida.
4. Adorador – v17; Paulo introduz no final de sua exposição pessoal um cântico de Adoração a Deus, do qual ele chama de – “Rei dos séculos, Imortal, Invisível, Único, do qual é a honra, e a Gloria.
Conclusão – É hora de buscarmos uma profunda experiência de Deus em nossa vida, buscando ter as marcas de um Novo Homem em Cristo Jesus; Oxalá que podemos hoje dizer – hoje sou um novo homem em Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário