O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

domingo, 30 de maio de 2010

HOMENS DE ORACÃO...

ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens - 1Tm2.1
Neste texto Paulo fala que o ministro deve equilibrar a ministracão da Palavra de Deus e a Oração; A Palavra instrui a Igreja, e a Oração inspira a Igreja obedecer á Palavra.
A Igreja que tem muito estudo Bíblico e pouca Oração tem “muita luz, mas pouco fervor”. Ela é ortodoxa, mas fria; E outro extremo é a Igreja que tem muita oração e entusiasmo religioso, mas pouco ensino da Palavra, esse tipo de Igreja produz pessoas com fervor, mas sem conhecimento.
É de suma importância lembrar que Paulo pede a Timóteo orientar os crentes a orar pelos governantes, por que Nero era na época o imperador de Roma e promovia grandes perseguições a Igreja e aos crentes – 54 – 68 d.C.
Pensamentos sobre oração:
Alguém disse - “Nenhum homem é maior do que a sua vida de oração”
“Oração é o termômetro que mede nossa espiritualidade”
1. Oração e sua importância - “antes de tudo” – v1a.
A oração encabeça a lista de Paulo, a igreja local não ora porque se espera isso dela, mas porque isso é vital para a vida dela; O Espirito Santo opera na vida do obreiro por meio da oração e da Palavra de Deus; O obreiro que ora tem “poder” e causa impacto duradouro a favor de Cristo. O obreiro não pode permitir que seu ministério fique sem ser regado com oração; O obreiro deve reservar no seu cotidiano alguns momentos para a oração.
2. Oração e sua natureza – “que façam”– v1b.
A oração praticada pelo o obreiro e automaticamente pela igreja deve possuir alguns tópicos para serem apresentados na oração;
a. “Deprecações”, (ARA) é “suplicas”, ou seja, significam petições em prol do cumprimento de certas necessidades específicas que são agudamente sentidas, pedidos, solicitações distintas – significa contar a Deus suas necessidades;
b. “Orações” – aqui tem o sentido mais geral, significa tudo cujo sentido é culto e adoração a Deus;
c. “Intercessão” – significa uma súplica no interesse de outrem, pedidos a favor do nosso semelhante; É estar na sala de audiência Deus para dialogar com Deus sobre a necessidade de outro;
d. “Ação de Graças” – significa momento na oração para agradecimento a Deus pelo que ele fez.
3. Oração e seu objetivo – “pelos”; “por todos” – v2.
A oração exercitada pelo obreiro deve possuir uma direção, um alvo e objetivo; Paulo aqui instrui o obreiro a orar para que tenhamos uma “vida quieta e sossegada, em toda piedade e honestidade” e “para que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. Ou seja, ele estava dizendo que nossas orações devem ter objetivo; Não são poucos os crentes que passam um bom tempo em oração, mas não obtém resultados significativos por não terem objetivos.
4. Oração e sua condição – “sem” – v8
Neste texto bíblico Paulo coloca pelo menos três condições para a oração do obreiro e automaticamente da igreja ser recebida e respondida por Deus;
1. “Sem ira” – ou seja, sem condição emocional para se sintonizar na oração; Deus não opera na ira do homem – Tg1.20; Paulo aqui esta nos orientando que devemos estar com o nosso coração, mente preparados para falar com Deus; O presente versículo indica sem duvida alguma, fala da ira contra nosso semelhantes, sobre o espírito vingativo – Mt18.21-35.
2. “Mãos santas” – ou seja, “puros”; vida pura e obediente a Deus e sua Palavra.
3. “Sem contenda” – ou seja, precisamos não ter nenhuma pendência com o nosso semelhante, precisamos estar na medida do possível gozando de união e paz com todos.
Impedimentos a oração que devem ser observados:-
1. Desobediência – (Dt1.42 – 46);
2. Pecados secretos – (Sl66.18);
3. Indiferença – (Pv1.28,29);
4. Falta de misericórdia – (Pv21.13);
5. Desprezo a Palavra – (Pv28.9);
6. Instabilidade na Fé – Duvidas – (Tg1.6,7);
7. Motivos Fúteis – Motivos egoístas – (Tg4.2);
8. Desajustes no lar – (1Pe3.7).
No obstante, o que o texto enfatiza não é a “postura do corpo” ou a “posição das mãos”, mas a atitude “interior da alma”. As mãos que se erguem devem ser santas, ou seja, devem ser mãos que não estejam contaminadas por delitos anteriores; Uma pessoa que acaba de cometer um homicídio, um adultério, ou roubo não deve imaginar que sem perdão e a reparação, quando essa boa obra for possível, ela agora erguer as mãos numa oração que seja agradável a Deus – Sl24.3,4; Mt5.23,24.
Como ter uma oração eficaz?
1. Ore, mais não esqueça a palavra chave – Jesus - (1Tm2.5; Jo14.14).
2. Ore, mais agradeça – (Fl4.6; Cl4.2; Jo6.11) Temos mais para a agradecer do que para pedir a Deus - (Exemplo Paulo e Silas).
3. Ore, mais persevere – (Ef6.18;Lc18.1;11.5-10) manter horários para orar, ser espontâneos na oração, constantemente voltar o coração para Deus -(Exemplo Daniel).
4. Ore, mais se lembre do seu semelhante – seja Generoso - (1Tm2.1-5)
5. Ore, mais procure saber a vontade de Deus sobre o assunto – (Fl2.13; 2Cor12.1-10).





Nenhum comentário:

Postar um comentário