O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

domingo, 9 de maio de 2010

O PERFIL DE UM OBREIRO AMAVEL

Fl2.25-30



Introducao – O significado de Epafrodito é amavel; O significado do seu nome representa as caracteristicas e marcas inerentes em sua vida: Aprendemos com Epafrodito como ser um obreiro amavel:
1. Um obreiro amavel é um irmao – v 25
Quando se diz irmao, se entende que pertence a mesma familia, temos o mesmo pai, possuimos a mesma educacao e temos a mesma heranca. Isto fala que Epafrodito tinha alcancado um gral de amizade com Paulo que passou de amigo para irmao – Pv17.17.
2. Um obreiro amavel é cooperador – v25
Epafrodito nas estava preso em vaidades de titulos e funcoes; Era um obreiro desprovido de qualquer vaidade pessoal, se contentava de ser chamado de cooperador, ou seja aquele que coopera, aquele que contrinue ao lado de alguem; Ele não estava preucupado de estar na linha de frente da fila; Se contentava de estar ao lado de um gigante espiritual como Paulo. Cooperador é aquele que muitas vezes não aparece nos grandes e mega trabalhos que são desenvolvidos; Mas esta muitas vezes no anonimato e tem uma grande participacão naquele servico.
3. Um obreiro amavel é companheiro nos combates – v25
Se entende que companheiro é aquele que coopera em uma obra; Companheiro é aquele que não permite que caminhemos sozinhos na estrada da vida; São aqueles que não abrem mao de estar ao nosso lado nos desafios ministeriais; Companheiro é aquele que participa de nossos momentos de alegria e tambem de tristeza.
4. Um obreiro amavel é aquele que supre as nescessidades presentes – v25
Epafrodito foi enviado para suprir as nescessidades de Paulo o lider, e tambem da igreja que foi enviado. Epafrodito estava pronto a suprir as nescessidades financeiras como tambem as espirituais da Igreja. O obreiro deve ter em mente que onde quer que ele chega a nescessidades a serem supridas, e como um bom despenseiro de Deus, deve estar pronto para supri-la.
5. Um obreiro amavel é aquele que passa por tribulacoes e não desiste – v26
Epafrodito mesmo sempre um obreiro de grande utilidade, tambem amado pela Igreja e de grandes virtudes, não ficou isento de aflicoes, diz a Biblia ficou doente. Aqui nos aprendemos que mesmos os grandes homens de Deus que estao envolvidos na obra de Deus passam por tribulacoes, sejam elas fisicas ou espirituais. Muitos dizem que os verdadeiros crentes não ficam doentes, isto não é verdade. Muitos atribuem a enfermidade ao diabo, isto não é verdade; Muitos dizem que a enfermidade é consequencia do pecado, isto não é verdade; Crente fiel tambem fica doente.
6. Um obreiro amavel é socorrido por Deus em tempo oportuno – v27,28
Paulo diz que Epafrodito foi atendito por Deus; Deus não permitiu que Epafrodito fosse ceifado por aquela terrivel enfermidade, pois seria uma perca para pelos menos em tres direcoes – Deus na sua obra; Paulo como companheiro; Igreja como obreiro. Aqui aprendemos que o obreiro de Deus por muitas vezes passa por momentos de tribulacoes e aflicoes, mas sempre é socorrido por Deus; Devemos entender que aquele que se coloca a disposicao do Reino, sempre sera assistido pelo Alto e Sublime Trono.
7. Um obreiro amavel é aquele que sempre onde chega, é recebido com alegria e honra – v29
Paulo estava dizendo que Epafrodito provocaria na Igreja alto indice de alegria; Paulo estava dizendo que a presenca de Epafrodito causaria na Igreja muita alegria; Não são poucos os obreiros que em vez de provocar alegria onde chega, são motivos de grande tristeza; Paulo estava dizendo que Epafrodito era digno de Honra, obreiros amados devem ser honrados; O mundo honra tanto pessoas desquelificadas, ebrios, profanos, alcolotras, e drogados; Por que não honrar homens de Deus? Porque não honrar aqueles que dao sua vida em prol do Reino de Deus?
8. Um obreiro amavel é aquele que esta disposto a dar sua propria vida em prol da obra de Cristo – v30
Este versiculo revela muitas coisas – primeiro renuncia, Epafrodito estava disposto a renunciar sua vida por amor a sua chamada e missao; segundo sacrificio, Epafrodito estava disposto a ser sacrificado e tido como martire para concluir sua missao; terceiro fala da sua real entrega, sem reservas para cumprir com exelencia a tarefa que recebeu de levar ajuda a Paulo. Até que ponto vai nossa entrega? Até que ponto destamos dispostos a abrir mao em prol do Reino de Cristo? Até que ponto vai nossa fé para sacrificar?

Vamos ser obreiros amaveis....

Um comentário: