O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

terça-feira, 11 de maio de 2010

ALGUNS......

Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a ALGUNS, que não ensinem outra doutrina - I Timóteo 1.3,6,19
A sã doutrina e a outra doutrina
É do nosso conhecimento que existe três grandes classes de doutrinas:
1. Doutrina de Deus – (1Tm1.10); que é chamada de “sã doutrina”, “υγιαινω” “hugiaino”, que nos originais tem o seguinte sentido, “ensino de cristãos cujas opiniões estão livres de qualquer contaminação de erro”.
2. Doutrina de Homens – (1Tm1.3,4); que se encaixa no que Paulo chama de fábulas, genealogias interminaveis, ou seja, “ensinos cujo cunho se apoio em ideias e pensamentos humanos sem base biblica e teologica”.
3. Doutrina de Demônios – (1Tm4.1); ou seja, “ensinos cuja a inspiracao é satanica, para promover pertubacao, desturbio, desvio e confusao dentro da Igreja de Deus”, neste ultimos dias estamos vendo o mundo e as Igrejas sendo invedidas por ensinos inspirados pelo mal para prejudicar a Igreja de Deus.
O Aviso de Deus!
Quando Paulo estava partindo de Éfeso, Deus o revelou que no futuro, ou seja, sete anos depois, entraria no meio do rebanho lobos cruéis, que não perdoaria o rebanho – (At20.17-35); Sete anos depois Timóteo era o pastor de Éfeso, e este jovem pastor teve de enfrentar esta situação de desconforto, e combater esta outra doutrina que tentava retalhar o rebanho de Deus naquela cidade.
Lutar ou fugir; Qual é tua escolha?
Como obreiros de Deus devemos estar preparados para combater este tipo de ensino que por muitas vezes quer penetrar na Igreja, através de “alguns”, que por muitas vezes se dizem mestres e doutores da palavra; Nunca podemos nos esquecer que todo ministério marcado pela excelência deve se preparar para enfrentar pelo caminho os “alguns”; Alguns são certas pessoas que ensinam e contradizem a verdadeira doutrina bíblica e mais são produtores de questões e contendas.
É sempre assim, nos dias de Moises apareceram alguns questionando autenticidade de sua liderança – (Nm16.1-50); Nos dias de Davi levantou alguns contra seu Reinado e Governo – (2Sm15); Nos dias de Neemias levantou alguns querendo parar a obra de restauração em Jerusalém – (Nee2.10); Nos dias de Jó levantou alguns questionando sua sinceridade – (Jó4.7); Nos dias de Jesus levantou alguns questionando sua autoridade – (Mc1.21-28; 6.1-6); E também nos dias de Paulo como já se haveria de esperar levantou alguns para questionar sua chamada, seu apostolado, seus ensinos – (1Cor9.1-14; 1Tm1.3).
O preparo do Obreiro!
Todo obreiro deve estar emocionalmente e psicologicamente preparado para estes alguns que se levantam para tira-lhe a paz e provocar questões e contendas entre o povo de Deus.
Estes alguns devem ser advertidos e resistidos pelo ministério que Deus designou para verdadeiramente instruir a Igreja de Deus na terra. Podemos identificar o perfil desses alguns da seguinte forma:
1. São aqueles que ensinam outra doutrina que produz questões que não edificam – vs3,4
2. São aqueles que se desviam da sã doutrina que produz confusão e não instrui – v5-7
3. São aqueles que são contrario a sã doutrina, tornando-se culpado da lei e não a usa legitimamente – v8-11
O combate!
Como o obreiro de Deus deve combater esses alguns que se levantam para perturbar a paz da Igreja de Deus?
1. Resistindo o erro com firmeza e repreendendo seus ensinamentos – (1Tm1.3);
2. Ensinando a sã doutrina aos crentes – (1Tm4.6,11,13);
3. Sendo exemplo daquilo que se ensina – (1Tm4.7,12,15,16);
Vamos estar constantemente preparados e prontos para enfrentar estes alguns que se levantam no nosso caminho.



Um comentário: