O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

terça-feira, 4 de maio de 2010

O VALOR DO PAI ESPIRITUAL....

A Timóteo meu verdadeiro FILHO NA FÉ: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor - I Timóteo 1.2



INTRODUCÃO

Como gosto da expressão Levi filho de Alfeu – Mc2.13; Bartimeu filho de Timeu – Mc10.46; Jesus, Filho de Deus – Mc1.1, pois aqui esta apontado a árvore genealógica do individuo, ou seja, quem é o seu Pai espiritual, quem lhe deu a educação, cultura, princípios e sua formação; Aqui fica uma oportunidade de refletirmos; Quem é meu Pai espiritual?

Com base em Atos 16.1 onde Timóteo é mencionado, não se pode dizer que Timóteo se converteu e conheceu Jesus através do ministério de Paulo, e sim, que o apostolo já o conheceu convertido ao Evangelho, visto que, por assim dizer, procedia de uma família crente e piedosa, como está registrado em Segunda Timóteo 1.5. Mas quando Paulo diz que Timóteo era seu verdadeiro Filho na Fé, este estava se referindo a sua formação ministerial, visto que Timóteo foi um dos autênticos companheiros de Paulo em seu ministério – (2Cor1.1; Fl1.1; Cl1.1; 1Ts1.1; 2Ts1.1).

Esta expressão “verdadeiro Filho” era usada no sentido de alguém que prestava obediência especial e valiosa a um líder espiritual, mais ou menos como os judeus chamavam seus seguidores ou estudantes de um rabino, que eram chamados de “filhos”. Naturalmente, isso não subtenderia, necessariamente, qualquer conversão do estudante por parte do rabino, mas no terreno espiritual, ainda assim manteriam certa espécie de relação paterna filial.

É interessante notar que Paulo chama Timóteo de “verdadeiro filho”, que no grego “γνησιος”, “gnesios”, que corresponde a “legitimatemente nascido, não espúrio, genuíno e sincero”.

Se existe os verdadeiros, nos leva a crer que existe também os falsos filhos; Ou seja, aqueles que estão conosco mas não tem nossa formação ministerial. Portanto temos aqui Paulo declarando que ele teria “dado a formação ministerial” para Timóteo, e que o tal possuía as mesmas características do seu pai – Fl2.19-24, é uma ilustração do significado da expressão e das palavras “de igual sentimento”. A um texto na carta de 1Cor4.14-17, que é um contraste entre Timóteo, que é chamado de filho amado e fiel no Senhor, com os crentes em corinto, que eram filhos amados mas não muito fieis no Senhor.

Paulo amava a todos os seus filhos na fé, mas alguns, porém traziam lhe muita tristeza, ao passo que outros como Timóteo verdadeiro filho, trazia muita alegria ao seu Pai espiritual; Por outro lado como obreiros do Senhor devemos estar preparados para os filhos estranhos – (Sl144.7,11), são aqueles que causam problemas na igreja local e muitas vezes trazem tristeza e dor para o nosso ministério. Como obreiros devemos formar discípulos, filhos na fé, por onde o Senhor nos plantar.

Pois o filho na fé dará seguimento a obra que o Senhor nos confiou; não devemos cometer o grave erro de Josué que não deixou filhos na fé, ou seja, discípulos, e isto trouxe um grande prejuízo a nação – Js1.1; Jz21.25. Hoje estamos enfrentando uma profunda crise de liderança, pois os lideres não se preocupam em dar formação espiritual para seus obreiros, no aspecto ministerial, isto no futuro, trará um grande abismo no que tange a liderança eclesiástica, provocando um profundo prejuízo a Igreja de Deus.

Aqui neste texto temos o “valor de um pai espiritual”, pois é este que da – formação, educação, ética, filosofia, e principio ministerial ao seu discípulo ou filho na fé. Vamos formar verdadeiros filhos na fé, como Paulo, para que estes também comuniquem o que ouviu a homens fieis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros – 2Tm2.2.



TIMÓTEO, UM OBREIRO DIGNO DE SER IMITADO

Timóteo foi um dos OBREIROS mais destacado da igreja primitiva. Não que fosse forte em todas as áreas. Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas epístolas. Como já vimos sua mãe era judia e seu pai grego - (At6.1).

Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio - (At16.2). Timóteo foi educado à luz das Escrituras desde sua infância - (2Tm3.14,15). Tanto sua avó Loide, como sua mãe Eunice eram mulheres comprometidas com Deus e com elas Timóteo aprendeu a ter fé sem fingimento desde a sua juventude - (2Tm 1.5). Em Filipenses capítulo 2. 19 a 24, o apóstolo Paulo nos fala de algumas características desse importante obreiro espiritual.

VEJAMOS QUEM ERA TIMÓTEO:

Timóteo, um obreiro que cuidava dos interesses do povo. O obreiro é um servo. Ele não visa seus próprios interesses, mas cuida dos interesses do povo de Deus. Timóteo não cuidava dos interesses do povo para alcançar com isso algum favor pessoal. Ele não usava as pessoas. Sua relação com as pessoas não era utilitarista. O apóstolo Paulo diz: “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide dos vossos interesses” (Fp2.20).

Timóteo, um obreiro de vida limpa (caráter provado). Timóteo era um homem de Deus. Sua vida estava centrada em Cristo. Ele era comprometido com as Escrituras, fiel a Cristo Jesus e dedicado à igreja. Timóteo não buscava glória para si mesmo. Ele não construía monumentos ao seu próprio nome. Ele buscava na igreja os interesses de Cristo. Paulo denuncia o fato de existirem na igreja homens que buscavam interesses próprios, porém Timóteo, diferente desses, buscava os interesses de Cristo. Leiamos o registro do apóstolo: “…pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus” (Fp2.21).

Timóteo, um obreiro zeloso. Timóteo tinha zelo pela sua vida e também da doutrina. Ele era um homem consistente na teologia e na conduta. Seu caráter era provado. O apóstolo escreve: “E conheceis o seu caráter provado…” (Fp2.22). Timóteo era um homem irrepreensível, que tinha bom testemunho dentro e fora da igreja. A vida do líder é a vida da sua liderança. Liderança não é apenas performance, mas sobre tudo, integridade. John Maxwell definiu liderança como influência. Um líder influencia sempre: para o bem ou para o mal. A liderança jamais é neutra. Um líder é bênção ou maldição. Timóteo era uma bênção, pois sua vida referendava seu ensino.

Timóteo, um obreiro consagrado à causa do evangelho. Timóteo não era um obreiro subserviente a homens. Ele servia ao evangelho. Paulo escreve: “…pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai” (Fp2.22). Ele era servo de Deus, dedicado ao serviço do evangelho. Quem serve a Deus não se submete aos caprichos dos homens. Quem serve a Deus não depende de elogios nem teme as criticas. Quem serve a Deus não anda atrás de holofotes. Servir a Deus é servir ao evangelho, é colocar a vida a serviço do reino de Deus na proclamação e ensino do evangelho.

Estamos num momento muito oportuno de transições em nossas Igrejas, uma geração está indo e outra está chegando. Que olhemos para o testemunho de Timóteo e busquemos em Deus a direção para a ordenação de novos obreiros.



Um comentário:

  1. ola meu pastor seu blog ta showwwwwww e muito abençoado.... estou aproveitando muito e deixa Deus te usar....

    ResponderExcluir