O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR". ALBERT EINSTEIN

terça-feira, 15 de junho de 2010

QUAL O PAPEL DA MULHER NA IGREJA?

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação – 1Tm2.9-15

O PERFIL DE UMA MULHER CRISTÃ:
1. Mulher crista deve ser “moderna” sem perder o “modesto” – v9 - A cidade de Éfeso era uma cidade rica que vivia do comercio, e algumas mulheres competiam entre si por atenção e popularidade. Naquele tempo, os penteados caros e decorados com jóias faziam parte do processo de ascensão social; Paulo faz um apelo ao bom gosto e ao bom senso na cultura. As mulheres crentes deveriam vestir o seu comportamento de uma maneira que completasse o seu caráter, em vez de discordar dele. Elas não deveriam prejudicar a adoração atraindo a atenção para si mesma. A Mulher crista não deve se vestir com decotes, mini saias e roupas que atrai a atenção para si. Na versão ARA a palavra “decente” significa – com “decoro e ordem”. Os trajes de uma mulher devem ser decentes, bem arrumados e de bom gosto. A “modéstia” indica que ela evita exageros. Observe que a palavra “bom senso”, que aparece na ARA significa – “ter uma mente sóbria e discernente”. E importante contrastar com mulher alheia de Provérbios 7.
2. Mulher crista deve ser piedosa – v10 - Paulo enfatiza que a mulher crista não deve somente se preocupar com a aparência exterior, mas sim também com a interior; Possuir o caráter de Cristo em sua vida – Gl5.22; Em outras palavras Paulo esta dizendo que a mulher crista deve ser uma “mulher espiritual”, e que está deve praticar boas obras, como disse Martinho Lutero, “não são as obras que fazem um homem bom, mas um homem bom que faz boas obras”. Temos uma nossa mais profunda sobre as boas obras que Paulo está tratando quando lemos 1Timóteo 5.10; Atos16.15.
3. Mulher crista é educável – v11 - o termo “silencio” é uma tradução infeliz, pois da impressão de que as mulheres cristas não devem jamais abrir a boca dentro da Igreja. O que estava acontecendo aqui é que algumas mulheres estavam abusando da liberdade que haviam encontrado recentemente em Cristo e estavam tumultuando os cultos com suas interrupções – 1Cor14.34,35. Não se pode esquecer que na cultura judaica do século I, as mulheres não tinham permissão de estudar. Os judeus e os gentios consideravam vergonhoso que as mulheres discutissem certas questões em publico com os homens. Os judeus eram ainda mais restritos, não permitindo que as mulheres nem mesmo ensinassem os seus filhos homens com idade superior a cinco anos. Na filosofia grega, Platão concedeu às mulheres á igualdade dos homens, Aristóteles limitava severamente as atividades delas, e sua visão era aceita mais amplamente. Quando Paulo disse que as mulheres poderiam aprender, ele estava afirmando o reconhecimento delas como membros educáveis da igreja. As mulheres cristas tinham os mesmos direitos iguais aos dos homens quando se tratava de estudar as Sagradas Escrituras. Está era uma liberdade surpreendente para as mulheres judias e gentias que se tornavam cristãs. A palavra “silêncio” no grego é “sossegada, calma, voluntariamente controlada”. Não devemos barrar o crescimento intelectual das mulheres dentro da Igreja, pois nada impede de elas serem, professoras de escolas bíblicas dominicais, e educadoras cristãs.
4. Mulher crista conhece os seus limites – v12 – A expressão “use de autoridade” encontrada somente aqui no Novo Testamento, dá a entender uma “atitude dominadora, e drástica, um abuso de autoridade”. Aqui aprendemos que as mulheres podem ensinar, mas em seu ministério de ensino, as mulheres não devem mandar nos homens. Um das coisas belas que deve ser admirada nas mulheres cristas é sua submissão; Ela sabe o seu lugar dentro da casa de Deus; Há mulheres em nossos dias por pregarem a palavra, serem denominadas pastoras, não respeitam pastores, lideres e muitas vezes até os seus maridos, e isto se constitui um mau exemplo para as demais jovens da Igreja.
5. Mulher crista conhece sua missão – v13-15 – Paulo aqui apresenta vários argumentos que apóiam a admoestação de que os homens cristãos da igreja devem ser os lideres espirituais:
a. O primeiro argumento se refere à criação – O primeiro a ser formado foi Adão e depois Eva; É lógico que devemos sempre lembrar de que a “prioridade” não significa “superioridade”. Homens e Mulheres foram criados por Deus e a imagem de Deus; A questão que Paulo está tratando diz respeito à autoridade.
b. O segundo argumento é relacionado à queda do homem em pecado – Satanás enganou a mulher e a levou a pecar; O homem pecou deliberado e consciente. Ao rejeitar a ordem que Deus havia determinado e dar ouvidos á proposta de Eva, Adão desobedeceu a Deus e trouxe o pecado e a morte ao mundo. A submissão da esposa ao marido faz parte da criação original. A desordem que temos na sociedade hoje em dia é resultado do desrespeito a essa ordem estabelecida por Deus. Por causa da queda a mulher ocupa uma posição inferior ao homem – Gn3.
c. O terceiro argumento se refere à missão de ser mãe – Paulo aqui enfatiza as mulheres da época que seu ministério não é mandar na Igreja, mas cuidar do lar e ter filhos para a Gloria de Deus – 1Tm5.14; Sua congregação no lar lhes da oportunidade de sobra para ensinar a Palavra e ministrar aos santos.
Esclarecimento teológico sobre o Papel da Mulher na Igreja nos dias atuais:
1. Na hermenêutica existe uma regra que diz que a exceção não se constitui uma regra; Ou seja, há exceções, mas não podem ser usadas como doutrinas. Por exemplo, nos 66 livros da Bíblia temos somente duas exceções de Liderança conduzida por mulheres, Raquel, uma pastora de rebanhos e Débora, juíza em Israel; São exceções, e exceções não servem como regra, ou seja, não são doutrina.
2. Na hermenêutica existe a regra histórica, que muito ajuda na interpretação de textos isolados e complexos; Como o caso citado por Paulo de a mulher não falar em publico na Igreja – 1Cor14.34,35; 1Tm2.11.
3. Na hermenêutica existe uma regra chamada de costumes e doutrinas; costumes mudam doutrina não; Por exemplo, o papel da mulher determinado por Deus desde o Édem – Gn3.16; ratificado por Paulo em 1Cor11.2,3; e Ef5.23 e afirmado por Pedro em 1Pe3.1, é a Submissão e Sujeição ao Marido.
4. Na hermenêutica investigativa, entendemos que o papel dado por Deus a mulher é em especial dentro do lar, percebemos isto no Salmo 128.3.
Só o futuro há de revelar o efeito da ausência de uma mãe ao lado do filho no período de sua infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário