O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Quando o Púlpito perde o Poder? - Parte I

Podemos notar em nossos dias, que existem muitos poderosos e grandes pregadores, mas também notamos uma grande nuvem de mensagens sem chuvas de graça, sem poder e sem unção do Espírito Santo em nossos púlpitos no Brasil; Desta feita o querido Deus colocou em meu coração esta mensagem, QUANDO O PÚLPITO PERDE O PODER, estudaremos o que fazer para não perder, e o que fazer para conquistar a unção novamente em nossos púlpitos.
Para iniciarmos, passaremos a estudar o que é púlpito!
Púlpito.
Todas as grandes organizações do mundo moderno têm o seu ponto alto, o qual só pode ser ocupado por alguém que seja capaz, e que tenha sido preparado especialmente para ocupá-lo; O templo evangélico tem o seu ponto alto, o seu lugar sagrado, que é o Púlpito.
Todo púlpito é a coluna sobre a qual, se posta à atalaia, que Deus constituiu vigia da sua lavoura, o púlpito é lugar e o caminho pelo qual as almas são conduzidas a Deus e ao céu.
Cuidados quanto ao uso do Púlpito.
O púlpito não deve ser ocupado por pessoas que não são dignas de fazer uso, pois estaríamos profanando a sua santidade e exclusividade diante de Deus.
O obreiro não deve fazer do púlpito uma espécie de picadeiro de circo, de onde se conta anedotas para fazer a congregação rir e dar gargalhadas, este é chamado de pregador irreverente.
O pregador nunca pode esquecer que, o púlpito também não é lugar de se ficar reclamando e se lastimando de sua vida particular, como financeiramente, familiar, conjugal, ministerial, empresarial e etc..., É bom lembrar que o púlpito é lugar da exposição da Palavra de Deus (SL 119.130; Ne 8.4).
O pregador também não deve fazer uso do púlpito, para fim financeiro, ou recurso de comercio, a muitas e muitas igrejas que usurpam o púlpito, e fazem mensagens para arrecadar dinheiro e fundos lucrativos, o que tenho a dizer vai doer e não agradar a muitos, mas, tem em nossos dias até mensagens pré-fabricadas com o sentido de usurpar os ouvintes a colaborar, e fazer o que lhe desejam que façam, mas o púlpito não deve ser usado desta maneira, o púlpito é o lugar e trono do ESPÍRITO SANTO, que somente a sua glória e voz se veja e ouça.
Ao assumirmos o púlpito dum templo evangélico, tenhamos em mente e dever de manifestar a santidade e a glória de Deus, não só no falar, mas também na maneira como nos comportamentos na posse do mesmo, lembramos que a maneira que nos comportarmos no púlpito traz boas ou más conseqüências para a pregação.
O que não se deve fazer no Púlpito?
a) Sentar demasiadamente, como desleixado, caído, escorado nas comodidades do altar até para que não pense que o tal está cansado, frio ou espiritualmente morto.
b) Coçar o nariz demasiadamente, ficar cutucando, e em demasiada atitude que prejudicará sua imagem diante da congregação, como sem ética e higiene.
c) Ficar coçando partes do corpo que colocará a congregação em constrangimento e vergonha.
d) Ficar puxando a roupa, e outras partes da sua roupa, como zíper, meias e etc...
e) Enfiar as mãos ou dedos dentro da boca, ficar mexendo nos lábios e etc...
f) Ficar conversando na hora do culto com companheiros de tribuna e púlpito, levantando e andando para lá e para cá, cuidado com o mau exemplo para a congregação.
Muitas coisas mais que poderíamos falar aqui, mas cabe ao obreiro buscar ser um obreiro aprovado (2Tm 2.15).










“QUANDO QUE JACO EDIFICOU UM ALTAR A DEUS?”

Gn33.18-20
Introdução – Porque de Gênesis 25 a 33. 20 não encontramos na trajetória de Jacó nenhuma menção de um Altar a Deus? Quais são os motivos que levaram Jacó não ter Altar? Vamos aqui nos deter pelo menos em quatro fortes motivos:
1. Quando saiu da casa de seus pais, debaixo dos maus conselhos de sua mãe – Gn27.8,13,43 – Alguns crentes não prosperam espiritualmente porque estão constantemente ouvindo maus conselhos. Devemos tomas muito cuidado sobre com quem estamos nos aconselhando. Não são poucos os homens de Deus que fracassaram por maus conselhos – lembra de Eva, lembra de Roboão; Lembra de Sansão, Lembra de Absalão, lembra do profeta novo e outros mais... Tomemos cuidado com os conselhos.
2. Ausência de uma profunda experiência com Deus – Gn27.20;28.20-22 – Jacó foi criado por pais que se diziam possuir uma profunda devoção a Deus, porém não é isto que percebemos ao ler a historia Bíblica. Percebemos que Jacó carecia de um profundo encontro com Deus, pois nos seus atos e palavras percebemos que ele não havia ainda se decidido por Deus – ou seja, Ter um compromisso com o Deus de seus Pais. Não são poucos os crentes que estão dentro da igreja, mas a igreja não entrou nele, não são poucos os que estão no Evangelho mas o Evangelho não entrou nele, não poucos os que são filhos de crentes, nasceram dentro da Igreja mas carecem de um profundo encontro com Deus.
3. Estar perto de pessoas materialistas e ambiciosas – Gn29.21; 30.27,37-39 – Alguém pode dizer que Labão foi uma bênção na vida de Jacó – Ok, em certos aspectos sim, com coisas materiais e coisas temporais – pois percebemos que o que diz respeito a espiritual e eterno Labão nada contribuiu para Jacó – Até porque Labão era idolatra, materialista e ambicioso. Por esta razão percebemos que Deus dizendo a Jacó para voltar para a terra de seus pais – Gn31.13; Percebemos o quanto Raquel era devota a esses deuses de seu Pai. Como ter Altar num lugar e ambiente assim?
4. Precisa resolver pendências de relacionamento com seu irmão – Gn33.1-10 – Que Esaú não era fácil, isto, percebemos nas Escrituras, mas Jacó motivado pela sua mãe havia enganado seu Pai e lesado seu irmão Esaú; E Jacó saiu de sua casa com uma pendência com seu irmão, deixou ali um irmão magoado e ferido por causa de suas atitudes e conduta. Jacó só de tornou um homem espiritual quando este resolveu encarar seu irmão e resolver de uma vez por todas as pendências existentes entres os dois. Muitos não conseguem ser espirituais por desavenças, divisões, contendas e conflitos que estes deixam naqueles que os cercam, se esquecem que Jesus disse – Bem aventurados os pacificadores. É hora de vivermos em união e liberarmos perdão ao nosso semelhante.
Conclusão - Desde então a Vida de Jacó mudou radicalmente, percebemos Deus caminhando, guiando e conduzindo a vida de Jacó....

“COMBATENDO A EXAUTÃO E O ESGOTAMENTO FISICO”.

“E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos” – Dt1.9.
“Não é bom o que fazes” - Ex18.17
Uma pergunta que não calar!
Porque Elias pensou em desistir no deserto?
Porque Moisés, o homem que conversava com Deus face a face, disse não dá mais?
Porque hoje muitos ministros estão cansados e exautos em muitas tribunas e não suportam mais Igreja?
A resposta é simples – “exaustão crônica e esgotamento físico e mental...
Quem é mais importante? O obreiro ou a obra?
Lembre-se não existe obra sem o obreiro.
Lembre-se a exaustão e o esgotamento rouba a “eficiência”.
Hoje vamos tratar um dos assuntos que julgo ser de muita importância no exercício do ministério – o assunto da “delegação”. O Líder cristão é tentado é fazer tudo sozinho, não permitem que outros participem de suas tarefas, para ajudar a carregar fardos.
1. IDENTIFICAÇÃO – “Excesso de carga” – “Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?” - Ex18.14.
O pastor atende muita gente diariamente no exercício no seu ministério, e as pessoas vem carregadas de seus problemas diários do trabalho, família, filhos, vizinhos e etc..; Vejamos com base na descrição de Deuteronômio, pelo menos três tipos de problemas que o pastor trata diariamente em seu ministério - Dt1.12:
1. Vossas moléstias – enfermidades, doenças físicas;
2. Vossas cargas – problemas do cotidiano;
3. Vossas diferenças – diferenças de caráter, temperamento, cultura;
2. CONFRONTO – “Aberto para conselhos” – “O sogro de Moises porém lhe disse – Não é bom o que fazes” –Ex18.17.
Todo líder tem que ser confrontado por pessoas sinceras e que estão profundamente interessadas em nosso bem; Temos que ser confrontados por pessoas que são pontos de regulagem em nosso ministério; É muito triste quando um líder se recusa a ouvir “pessoas sinceras” e que desejam seu bem ministério, lembra de Uzias que se recusou a ouvir o conselho dos sacerdotes – 2Cron26.
Jetro estava nas entrelinhas dizendo a Moises a seguinte frase – “Não estique a corda de mais, se não ela rompe”.
Alguém disse que o ativismo (excesso de atividades) é como colocar uma escada na parede e subir; E quando subir perceber que colocou a escada na parede errada e cair.
3. AVALIAÇÃO – “Reavaliando suas prioridades” – “Ouve agora minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo” – Ex18.19.
Jetro diz a Moises que o seu papel fundamental é o ensino, ensinar o povo de Deus – v20
O ensino é o papel fundamental do ministério cristão; Pois o pecado trouxe ao mundo e conseqüentemente a humanidade a “ignorância”; E o povo é destruído por falta de conhecimento; Cabe ao pastor não abrir mão desta prioridade, o ensino;
Muitos pastores sem perceber estão sendo sufocados pelos excessos do seu dia, a dia e não compreendem que o alimento espiritual do povo de Deus depende dele.
Todo obreiro, principalmente quem lida com a doutrina e o ensino na casa de Deus, deve tomar muito cuidado para não “sacrificar” o tempo com a Palavra; O obreiro cristão deve ser apegado a Palavra – Tt1.7; Não pode abrir mão do estudo e meditação da Palavra.
Todo obreiro deve ter disciplina com a sua agenda; Saber equilibrar sem deixar ninguém em prejuízo; O obreiro deve equilibrar:
1. Família;
2. Trabalho;
3. Igreja;
4. Vida pessoal sem deixar ninguém em prejuízo....
4. SOLUÇÃO – “delegar a outros” – “E tu dentre o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborrecem a avareza” – Ex18.21.
Jetro não somente apontou a causa de exaustão, mas mostrou de uma forma sabia a solução para combater a exaustão ministerial – delegar; É lógico delegar, mas a quem? Eis aqui um problema sério – A quem delegar? Todo líder precisa de homens que estejam à altura para auxiliá-lo, e mais que sejam de toda sua confiança e de muita confidencia.
É lógico que não podemos delegar para qualquer um; Jetro disse procura homens com pelo menos estas quatro seguintes qualidades:
i. Que tenham capacidade para atender a tarefa;
ii. Que tenham temor de Deus, piedosos;
iii. Que não sejam falsos e hipócritas, mas verdadeiros;
iv. Que não tenham amor ao dinheiro;
Aqui está à lista de critérios que devem ser aplicadas pelo líder na hora da escolha de seus auxiliares e aqueles que irão lhe apoiar.
Caso os candidatos não atendam os requisitos aqui apontados nesta lista não cabe ser apontada como um solucionador de problemas e um auxiliar direto, precisa ser acompanhado por alguém.
O Que Pode Ser Feito Para Vencer o Esgotamento?

1. Avalie suas metas; Quais são e que pro¬pósito têm?

2. Avalie suas expectativas. Liste-as e des¬cubra quais são realistas e quais não são.

3. Identifique as horas de tensão em sua vida.

4. Esteja disposta a correr o risco de apro¬ximar-se dos outros. Deixe que outros a ajudem a carregar sua responsabilidade.

5. Aprenda pelo menos uma técnica de re¬laxamento e pratique-a com regularida¬de. Isso ajuda a descansar componentes críticos do sistema de emergência do seu corpo.

6. Equilibre sua vida fazendo exercícios re¬gularmente. Um bom condicionamento físico fortalece o sistema imunológico e aumenta as endomorfinas, que são os calmantes naturais do cérebro.

7. Descanse o suficiente. Permita-se dormir o suficiente. Ao contrário do que nos en¬sinaram numa geração anterior, a maioria

de nós precisa dormir mais do que de fato dorme. O estímulo da adrenalina reduz nossa necessidade de sono - mas é uma arapuca, porque no fim pagamos o preço disso.

8. Aprenda a ser flexível. Somente o evangelho é imutável. Suas idéias e pri-oridades talvez precisem mudar. A fle¬xibilidade reduz a probabilidade de frustração.

9. Vá mais devagar. Lembre-se, Deus nunca está com pressa. A "pressa" é uma característica humana causada por pla¬nejamento inadequado e má adminis¬tração do tempo. A pressa aumenta o "desgaste" do nosso corpo e mente e aumenta a produção destrutiva da adrenalina.

10. Preste atenção aos pequenos aborreci¬mentos. Eles têm mais probabilidade de matá-la do que os grandes. As pequeninas irritações do dia-a-dia são as mais letais.

11. Focalize seu trabalho e use o tempo para

coisas essenciais. Reduza as redundân¬cias, elimine as atividades desnecessá¬rias, evite coisas que exigirão demais de

você e aprenda a dizer não bondosamen¬te, sem ofender e sem experimentar uma sensação de culpa.

12. Permaneça em contato com a realidade. Não consinta que suas ambições extrapolem os limites de suas capacidades.

13. Evite condições de impotência; assu¬ma o controle e implemente uma es-tratégia para enfrentar qualquer coi¬sa, por mais insignificante que seja.

14. Se você não puder solucionar uma área importante de conflito de sua vida, deixe-a. Passe adiante, se necessário. As noções de sermos super-humanos nos mantêm em severas situações de conflito.

Diga bem alto – Deus não precisa de mim; Deus me quer...

Deus não precisa de mim; Deus me deseja....

Estudo ministrado na reunião de Obreiros - Catanduva - SP

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A PAUSA...

ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera – (Gn2.1,2).
Temos uma pergunta a ser explicada, o texto de Isaias 40.28 diz que “Deus não se cansa e nem se fatiga”, como então esta escrito “Deus descansou”; A explicação é simples, é que Deus estava estabelecendo um principio a ser praticado por todos, o principio do descanso.
O Senhor nosso Deus esta dizendo aos homens que devem saber equilibradar trabalho e descanso. Deve se trabalhar seis dias e descansar pelo menos um.
É bem verdade que Deus descansou no sétimo dia, ou seja, nos dias atuais seria o sábado. Sabemos que a semana possui sete dias, vejamos aqui:
 Domingo – primeiro dia
 Segunda – segundo dia
 Terca – terceiro dia
 Quarta – quarto dia
 Quinta – quinto dia
 Sexta – sexto dia
 Sábado – sétimo dia no qual Deus Descansou...
Sabemos que este principio foi dado como mandamento no Antigo Testamento para Israel em Êxodo 20.8 -11;
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
A palavra Sábado em Hebraico “shabbaath” significa “desistir, cessar” de onde vem a idéia de descanso. É interresante notar que as arqueologias modernas revelam a existência entre os Babilônicos, povo pagão, de um dia de descanso, chamado “sabattum, descrito como “um dia para o coração”, para este povo era proibido fazer qualquer atividade neste dia. Para o povo de Deus, desde a instituição, o sábado, ou dia do descanso vem dividindo o tempo em períodos de sete dias – (Gn7.4; 8.10-12). Sabemos que até nos dias de hoje Israel observa este mandamento; pois seria um sinal entre Deus e eles – (Ex31.13). Para o Israelita é uma questão de vida ou morte, quanto a nação a negligencia do sábado significa uma infidelidade e deslealdade a Jeová – (Jr17.19-27). Mas qual é a posição da Igreja nos dias atuais e na atual dispensacao?
Sabemos pela Bíblia que Jesus morreu na sexta, permaneceu no sepulcro no sábado, mas no domingo ressuscitou; Domingo o primeiro dia da semana – E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia – (Mt 28.1-6).
Qual é a posição da Igreja?
Depois da ressurreição de Cristo, o primeiro dia da semana tomou o lugar do sétimo que, pelo exemplo do Senhor e dos apóstolos, foi consagrado como o sábado cristão – (Jo20.19-29; At20.7; 1Cor16.2). Também se distingue o primeiro dia da semana pela descida do Espírito Santo, quando os seguidores de Jesus se habilitaram a grande tarefa missionária – (At1.8; 2.1). Assim como o sábado do Velho Testamento comemora a completa execução da maravilhosa obra da criação, cuja perfeição foi manchada pelo pecado do primeiro, Adão da mesma maneira, o sábado cristão, o dia do Senhor – (Ap1.10), do Novo Testamento, comemora a consumação da bendita e admirável obra da redenção dos filhos desse primeiro Adão, obra que no primeiro dia da semana foi culminada com a ressurreição do Redentor. Quando os cristãos dos dias atuais guardam e atentam bem para o Dia do Senhor, guardando sempre para a honra e gloria de segundo Adão, Cristo Jesus, que por eles venceu ate a morte.
Domingo
O domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de oração e de descanso para a maioria dos cristãos e povos de todo o mundo.
1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia último dia
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Hoje o domingo tem como principio o “Dia da pausa”, ou seja o dia que todos dao uma pausa em suas atividades corriqueiras. É muito perigoso para alguem nao respeitar este principio que foi estabelecido por Deus para restabelecer nossas energias fisicas e espirituais – (Mc6.31).
O domingo deve ser observado como um dia de reflecao; E duas perguntas devem ser feitas: O que fizemos na semana que se passou? O que faremos da semana que se inicia? Ou seja “retrospectiva e prospectiva”.
Muitos ficam com sua conciencia pesada quando alguem lhe aborda sobre dormir, descansar, repousar e etc... Voce nao deve ter a conciencia pesada por dormir bem, e descansar. Pois a Biblia diz assim :

“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir” – (Ec5.12);

QUAL É O PRECO DE UM FILHO?

Com a estabilização financeira, Flávia e Abílio decidiram ter Sophia. A menina faz companhia a Rodrigo, de 7 anos, fruto do primeiro casamento de Flávia
Pressão da família é comum e inofensiva, dizem os especialistas. O problema é quando os filhos cedem a ela e, sem vocação, buscam a maternidade ou paternidade. Não foi o caso dos empresários Linda Suzuki, de 37 anos, e Rodolfo Simões, de 45, casados há 15. Adoravam crianças e pensavam em ter um filho um dia, mas sem pressa. Após oito anos, o pai de Rodolfo, Manoel, demonstrou claramente o que significa pressão familiar. ''Depois de pedir várias vezes um netinho, ele me comunicou que iria marcar um médico porque eu devia ter algum problema'', conta Rodolfo.
Sem reação, o empresário compareceu à consulta, passou por exames e Manoel constatou que estava tudo bem com a fertilidade do filho. Curioso é que a ''pressão'' chegou na hora certa. Três meses depois, Linda estava grávida de Caroline, hoje com 8 anos. ''No fundo, eu e Linda já achávamos que era a hora'', diz Rodolfo. Na opinião de Linda, o sogro, que morreu há três anos, achava que seu filho estava rompendo a ordem natural das coisas. O casal já sente saudade das mamadeiras e planeja a chegada de um irmão para breve. Pais por acidente, que não pretendiam ter filhos, podem até ser responsáveis pela criação de jovens rebeldes com causa, alertam os especialistas. Os casos vão desde o adolescente sem carteira, que pega o carro para dirigir com a permissão da mãe e do pai que, sem paciência, optam por não se aborrecer, até os de violência familiar, e em todas as classes sociais. ''O momento de ter um filho deve partir de um desejo real, e não de uma grande expectativa, pois aí o risco de frustração é grande'', atesta a psicóloga Teresa Creusa Negreiros, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).
Segundo ela, idealizações devem ser eliminadas para não virar exagero. ''No mais, os pretensos pais devem buscar curtir a relação com os filhos, cuidar deles, doar amor, mas tendo sempre em vista que não é uma relação de prazer o tempo todo'', aconselha. O recado dos especialistas é claro: ser mãe e pai é uma balança de créditos e débitos e, claro, deve-se educá-los na busca de mais créditos.

QUANTO CUSTA UM FILHO
De 0 a 3 anos
R$ 26 mil (em média, R$ 6.500 por ano)
De 4 a 6 anos
R$ 45 mil (em média, R$ 15 mil por ano)
De 7 a 10 anos
R$ 70 mil (em média, R$ 17.500 por ano)
De 11 a 14 anos
R$ 86 mil (em média, R$ 21.500 por ano)
De 15 a 17 anos
R$ 66 mil (em média, R$ 22 mil por ano)
De 18 a 23 anos
R$ 125 mil (em média, R$ 25 mil por ano)
Fonte: pesquisa de Luís Carlos Ewald, professor de Finanças da Fundação Getúlio Vargas



QUANDO O LAR É UM DOCE LAR?

Recentemente, li em um adesivo de automóvel estas palavras: “Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar”. Recentemente em um programa apresentou-se a estatística de que 71% dos entrevistados tinham problemas na vida conjugal e 82% das mulheres se declararam insatisfeitas com o casamento.
Há uma fábula que retrata bem este fato: Diz que três mocinhas estavam no inferno e resolveram fazer uma ligação telefônica para as famílias. A primeira ligou, e contou para a sua mãe como estava lá, como era quente, como era feio,... falou... falou Quando terminou passou no caixa e pediu a conta. A telefonista cobrou R$ 1.200,00. A segunda da fila, foi, falou... falou... Contou pra mãe quem tinha encontrado ali... falou... falou... Ao sair procurou a moça do caixa e foi pagar o seu interurbano R$ 3.500,00. Veio a terceira. Conversa com seus familiares mais tempo que as outras. Falou um bom tempo com o pai, mãe, irmão... Ao sair esperava ser cobrada de uma taxa maior. Para sua surpresa, a telefonista acionou o sistema e não veio valor nenhum, “é de graça”. As outras disseram: “De graça não pode, falou mais do que todas nós”. Procuraram o gerente da Teleinferno que foi logo explicando - "É que ligação local não cobramos”. É que a casa da terceira moça era um inferno.
E quantas casas não se identificam bem com o inferno? São semelhantes aos abrigos dos animais: apenas meios de proteção contra o mau tempo.
A Bíblia nos ensina que o lar pode ser doce em vez de amargo, agradável em vez de pesaroso. Porém, não há possibilidade de estabelecer uma família sem as bases de Deus. Se nós não soubermos o que Ele como Arquiteto tem a dizer a respeito do lar, a família será um fracasso, um inferno.
No entanto, o lar pode ser doce quando:
1. Quando Deus é o Arquiteto da Casa. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”
Toda casa precisa ser bem construída. E uma boa construção começa com um alicerce bem firme. Não adianta ter uma mansão ampla e bem decorada, com um belo jardim e uma piscina na frente, mas sem alicerce. Você moraria em um lugar assim?
Quando se trata de construir famílias, só Deus pode ser o engenheiro, o arquiteto e o construtor. Somente ele pode edificar uma casa estável e segura. E para isso Ele nos dá a planta desta construção que é sua Palavra que deve ser ouvida e obedecida (Mt7.24-27). Quando o homem tenta edificar por sua própria sabedoria sua casa certamente acabará em tragédia e ruínas.
2. Quando Deus é o Protetor da Casa. “Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela...” Uma grande preocupação da sociedade em nossos dias é a segurança. Parece que nossas casas se transformaram em verdadeiras prisões. São grades, correntes, alarmes contra tudo. As lojas contratam seguranças particulares, os bairros tem vigias particulares que fazem a ronda noturna, nossa igreja tem alarme instalado. Você estaciona o carro e tem que dar gorjeta para o flanelinha. Até nas nossas igrejas contratamos seguranças para vigiar os carros durante o culto. Estamos vivendo uma crise de insegurança. No entanto o texto é claro não existe segurança na família sem Deus. Gosto do Sl121.4 quando diz: “É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel”. Se a segurança do mundo falha, a divina não. A Bíblia diz que o guardião divino, não pestaneja, não cochila, não dorme. É por isso que o Salmista diz: “Deito-me e pego no sono; acordo porque o Senhor me faz repousar seguro” – (Sl3.5).
3. Quando Deus é o Provedor da Casa. “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”
Diz a sabedoria popular que "O pouco com Deus vale mais do que o Muito sem Deus." Vejam o que diz o Sl 127.2. Nossos investimentos são bem sucedidos quando somos orientados por Deus. Já vi muita gente dizer que a sua vida está muito bem, porque é trabalhador, levanta cedo e não perde hora de serviço. O Texto descreve uma pessoa com estas características, mas que falta o principal: “Deus como provedor”. Temos visto pessoas bem empregadas com um salário invejável, que no entanto estão atolados em dívidas, com nome sujo na praça. Enquanto outros que vivem com um ou dois salários observam o milagre da multiplicação dos pães diariamente em suas casas.
O texto não está falando de indolência e preguiça, como aquele cristão que foi encontrado dormindo em avançada hora do dia. Perguntaram-lhe: “Não vai trabalhar hoje?" Ao que respondeu: “Aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.”
No entanto o texto sugere duas maneiras de agir: O homem que faz um esforço tremendo confiando no seu próprio poder; e o segundo, de persistente trabalho, confiando em Deus.
4. Quando Deus é o Educador da Casa. Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão. Como flechas não mão do guerreiro assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado quando pleitear com os inimigos à porta. Não há duvida que marido e mulher forme um casal, mas marido, mulher e filhos formam uma família. E a palavra nos diz que os filhos são herança, presente de Deus para o casal. Se for assim muitos diriam: “É presente de grego porque tem cada filho.” Mas a palavra também subentende que Deus deve ser o educador, o pedagogo da família. O apóstolo Paulo afirma positivamente em (Ef6.4), “... criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”. Não basta levar o filho na Escola dominical, mas criá-los na admoestação do Senhor.
Gosto deste Salmo porque compara os filhos criados no Senhor como flecha nas mãos do guerreiro. O guerreiro era alguém hábil no manejo do arco e flecha, e que burilava bem suas flechas. No tiro era certeiro, não errava, acertava na mosca. De forma poética a palavra nos diz que os nossos filhos quando atirados ao mundo não errarão o alvo. E ainda serão motivo de orgulho e alegria, em contraste com a criança entregue a si mesma que é vergonha para sua mãe...” – (Pv15.15). As escrituras dizem que tem um dia que o inimigo vem e bate a nossa porta, mas não entra, porque os filhos não nos trazem vergonha. Os nossos filhos estão firmes em Deus. O sábio Salomão falou acertadamente: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviara dele.” – (Pv22.6). O diabo não terá poder para conduzi-la por seus caminhos perversos. Li a seguinte história: A mãe perguntou para sua filha de 5 anos o que esta faria se o diabo batesse na porta de casa. A criança respondeu: “Eu peço para Jesus atender a porta”. É isso mesmo. Se quisermos que o lar seja doce e feliz, Deus tem que estar na frente. Se formos atender a porta o inimigo entra. Portanto deixemos Deus construir, proteger, prover e educar nossa família.