O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GERACÃO QUE NÃO CONHECIA AO SENHOR....

PARTE I

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel”.
Jz2.10
Outro assunto que se destaca no Livro de Juízes é sobre as “GERACÕES”; Quando lemos a Bíblia percebemos que há constantemente a troca de uma geração, pela outra geração que se levanta, Salomão no seu Livro Eclesiastes afirmou dizendo:
“Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece” – Ec1.4.
Cada geração tem seus hábitos, costumes, princípios, cultura e principalmente a formação do líder que a liderou; No texto em estudo temos a questão em foco de uma geração que estava agora se levantando no meio da nação que não conhecia a Josué e muito o Senhor nosso Deus.
Vamos meditar um pouco ao longo da Bíblia, este tão relevante assunto “geração”. Quando lemos a Bíblia percebemos que o Senhor Deus chamando um homem chamado ABRAÃO da terra de Ur, para levantar uma geração abençoada sobre a terra; Esta é a CONHECIDA e FAMOSA geração de ABRAÃO, a geração do SACRIFÍCIO; É a geração que em prova do seu amor a Deus, esta disposta a sacrificar sua cultura, sua terra, seus laços familiares para agradar aquele que o chamou.
E ainda mais, caminha pela fé em busca de um objetivo da qual Deus disse que lhe mostrará no decorrer da caminhada; E ainda esta geração está disposta a sacrificar o seu melhor no altar de Deus em prova de sua obediência incondicional a seu Deus – Gn22;
Esta é a famosa geração de Abraão... Ô geração de Abraão, dos desbravadores. Depois da Geração de Abraão vem a Geração de ISAQUE, a Geração que MANTÉM e DÁ CONTINUIDADE ao que o Abraão fez e deixou.
Esta geração não aceita que os filisteus entulhem os poços que seu Pai Abraão cavou deixando água para os seus descendentes – Gn26.15; Esta geração é a geração que desfruta da herança tanto material (terra), como espiritual (temor a Deus) que seus pais deixaram para eles possuírem.
Logo depois da geração de Isaque vem a geração de JACÓ, a geração dos NEGÓCIOS; Está geração é uma geração com deficiências em sua vida espiritual, não tem princípios, e vive em uma constante indecisão quanto ao servir a Deus;
Existe um ditado no mundo que diz assim – “filho de peixe, peixinho é”...
Ter o crente Abraão como avô, e o crente Isaque como pai, não é a garantia que Jacó será crente no seu viver; Jacó era um moco cheio de traumas, crises existências, fuga, medo, indecisão, e ganância de vencer; Jacó representa a geração dos negócios, é a geração que olha para Deus e pergunta, quanto eu vou ganhar para te servir e seguir?
É a geração que fez negócios com o irmão, com o sogro, com as mulheres e pensa que fará negócios com Deus.
Esta geração infelizmente esta por aí nas igrejas a procura das mãos de Deus (o que Deus faz), e não a procura da face de Deus (o que Deus é).
Que Deus nos livre de sermos a geração de Jacó.
Vamos agora contextualizar para os nossos dias; E a pergunta que não quer calar é está:
QUE GERAÇÃO ESTAMOS PARTICIPANDO?
QUE TIPO DE GERAÇÃO NÓS SOMOS?
Antes de abordarmos diretamente que tipo de geração estamos tendo em nossos dias, vamos falar primeiro sobre os tipos de gerações que existem:
Medite e tome apontamentos sobre estas gerações...
Vejamos...
ALGUNS TIPOS DE GERAÇÃO:
1. Geração Perversa - Dt32.5
2. Geração Rebelde - Sl78.8
3. Geração Má - Mt12.39
4. Geração Adúltera - Mt12.39
5. Geração Incrédula - Lc9.41
6. Geração Corrompida - Fl2.15
7. Geração dos Justos - Sl14.5

ESTUDO MINISTRADO NO CULTO DE DOUTRINA
CATANDUVA - SP



Um comentário:

  1. A SALVAÇÃO DE UMA SOCIEDADE EM CRISE - LIVRO DE JUÍZES

    O período da história do povo de Israel narrado no livro de Juízes é um dos mais negros daquela nação. Mas Deus não estava indiferente a nada do que aconteceu. Pelo contrário, seu único desejo era sempre trazer seus escolhidos de volta para Si.

    Enquanto a nação toda estava em ruínas morais e espirituais, Deus escolhia homens, os juízes, para conduzir seu povo às vitórias sobre os inimigos e de volta para Ele.

    Esse livro de difícil compreensão é repleto de lições de vida muito simples e práticas, e de manifestações de Deus que é justiça tanto quanto é amor.

    Se desejamos conhecê-Lo, se desejamos saber o que Ele espera de seu povo e se, sinceramente, desejamos ser úteis para Ele, afim de que Seu plano eterno seja cumprido, esse estudo feito por Dong Yu Lan será de grande ajuda.

    Leia e pratique!

    ResponderExcluir