O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OS EMBARACOS...

LIVRO DE JUÍZES

“Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém”. – Jz1.21
Hoje vamos abordar um dos assuntos que está diretamente ligado á vida cristã, “OS EMBARAÇOS”; Os embaraços são coisas e elementos que não foram resolvidos que podem impedir o nosso progresso no Reino de Deus e na Vida Cristã; É coisas que tentam impedir o ritmo do crente, fazendo que ele fique preso aquilo, querendo – lhe roubar sua atenção e lhe tirar do foco;
Estes inimigos ocupavam territórios que não eram deles; QUAL O TERRITÓRIO DE SUA VIDA QUE HÁ INIMIGOS OCUPANDO ILEGALMENTE OU COM SUA PERMISSÃO?
“Território” são áreas da nossa vida social, psicológica, emocional, conjugal, ministerial, espiritual que não devem ser ocupadas por nenhum inimigo.
“Inimigos” são coisas que não devem ser aceitas em nossa vida, logo iremos tratar com mais clareza quem são os inimigos.
No texto lido vemos as tribos de Israel começando a possuir a terra que Deus lhe dera para possuir, mas percebemos que eles não estavam cumprindo uma ordem expressa de Deus, que era destruir totalmente as nações pagãs, inimigas de Israel e de Deus que habitavam naquelas terras; Não ter compaixão, mas eliminar as pequenas coisas que amanhã se tornariam grandes - Vejamos:
QUANDO o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas – Dt7.1,2;
Na lição de hoje vamos estudar sobre o PERIGO DE DEIXAR PARA AMANHÃ, AQUILO QUE DEVE E PODE SER RESOLVIDO HOJE; Hoje vamos abordar aquele famoso assunto de ser conveniente com o pecado em nossa vida pessoal.
Por está e outras razões eu gosto daquele versículo que se encontra em 1Reis 19.1, que diz:
“E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como TOTALMENTE matara todos os profetas à espada”.
Satanás se perturbou com o profeta Elias porque ele exterminou completamente o mal em seus dias; Elias não andava de mãos dadas com o pecado; Elias como figura da Igreja do Novo Testamento nos diz que não deve tolerar o pecado, mas deve se livrar dos embaraços.
Hoje vamos seguir o conselho de Paulo que disse a Timóteo que o obreiro deve estar livre de todos os embaraços.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra – 2Tm2.4.
Também o autor da epistola aos Hebreus reforça o tão profundo assunto dizendo:
PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o EMBARAÇO, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta – Hb12.1.
Quando as tribos começaram a possuir a terra, a medida que eles iam conquistando foram aparecendo as nações que ocupavam as terras que estes iriam possuir; Na ótica deles estes povos eram insignificantes, não representam perigo, pequenos e frágeis, mas era um grande engano por parte deles, por estas nações iriam se fortalecer no meio deles.
Eles se esqueceram um dos princípios espirituais que são fundamentais para o progresso e o bem estar espiritual do crente, por exemplo:
“No mundo espiritual, ou você mata o pecado, ou ele mata você”.
“Grandes batalhas foram perdidas por causa de um pequeno detalhe”
Conta – se uma história que aconteceu nos Estados Unidos da America no período de grande neve; Um homem estava vindo para sua casa andando pela calcada rompendo a neve que batia em seu rosto, quando de repente este observou a beira da calcada uma pequena, uma minúscula cobra que esta totalmente congelada pela neve e já ao ponto de morrer...
Quando este parou, olhou para aquela pequena cobra e pensou, “não vou deixa - lá morrer, vou ajudá-la”; Pegou aquele pequena cobra com as mãos e colocou debaixo do seu brusão de frio e continuou a caminhar...
O que ele não contava é que a medida que ele ia caminhando para sua casa, a pequena cobra, foi se aquecendo dentro do seu brusão e foi retomando suas forcas...
Quando aquela pequena cobrinha retomou totalmente suas forcas, picou aquele homem no peito, inserindo neste o seu veneno que o levou a óbito antes de ser socorrido ao hospital.
A lição que fica é o “perigo de ser conveniente com aquilo que pode por em risco não somente nossa vida física, mas principalmente a espiritual”.
É muito perigoso para um crente perceber em sua vida pessoal alguma fraqueza que precisa urgentemente ser corrigida e tratada, e este a alimenta, tornando para este no futuro, um perigo mortal.
Quantos homens na Bíblia caíram por não tratar uma fraqueza em sua vida e tolerar algo que precisava ser destruído!
Quantos casais, filhos, crentes, famílias estão sendo destruídas por tolerar em seu meio, algo que precisava ser urgentemente destruído.
Quantas vezes através da historia Bíblica, vemos Deus repreendendo o seu povo por aceitar e tolerar o mal no meio deles.
Vejamos homens que caíram por tolerar:
Qual foi a razão da ruína da família de Ló? Tolerar o pecado de Sodoma e Gomorra e não se livrar dos embaraços;
Qual foi a razão da queda de Saul? Tolerar Aguague e não se livrar dos embaraços;
Qual foi a razão da morte de Acã? Tolerar a capa, o cutelo e não se livrar dos embaraços;
Qual foi a razão da morte de Judas? Tolerar uma fraqueza e não se livrar dos embaraços;
Qual foi a razão do Jovem Rico não seguir Jesus? Tolerar a avareza e não se livrar dos embaraços.
Quantos crentes que não estão sendo útil ao Reino de Deus por causa de não se livrar dos embaraços.
Tem muitas coisas que nós impressiona na Igreja; Por exemplo os ilustres cantores e adoradores que a Igreja tem; Também os ilustres pregadores, que são verdadeiros comunicadores da verdade crista; Mas acredito eu, que tanto a mim, como a Deus, o que mais o impressiona não são os cantores e pregadores da casa de Deus; Mas sim um crente que serve a Deus sem nenhum e qualquer embaraço.
Responda está pergunta a você mesmo!
“Você é totalmente livre e desimpedido para servir a Deus?”
“Existe em sua vida alguma coisa que lhe impede de servir a Deus sem qualquer embaraço?”
“Você se sente livre ou preso?”
“Você percebe que a em sua vida alguma coisa que lhe amarra, lhe prende e se tornou um impedimento para você?”
“Responda com a maior sinceridade, você é livre para servir a Deus?”
Conta- se que uma certa vez um homem possuía um pássaro preso em uma gaiola; E ali este pássaro vivia, em cativeiro; Mas numa certa ocasião um homem passando por ali, ficou com compaixão do pássaro e resolveu solta-lo; E abriu a gaiola e o soltou;
Quando aquele homem abriu a porta da gaiola, o pássaro vendo-a que estava aberta, logo decidiu sair e voar livremente. O que aquele pássaro não contava, é que o seu malvado dono havia colocado em seus pés um cordão, um barbante preso a gaiola; Quando este tentou voar, o cordão lhe deu um forte solavanco dizendo que ele não poderia ganhar os céus e voar.
Aquele cordão se tornou um embaraço na vida daquele pássaro, que apesar de ter a porta da gaiola aberta, e estar livre, não consegui voar pois o cordão lhe prendia.
O pássaro representa muitos de nós que estávamos preso na gaiola de satanás, mas Jesus um dia passando teve compaixão de nós abriu a porta e nos libertou; Mas não conseguimos voar livremente, porque a um cordão de satanás preso em alguma área da nossa vida que nos impede de voar; Tornando aquilo um embaraço na nossa vida.
O QUE PODE SER ESSES INIMIGOS QUE NÃO FORAM EXPULSOS?
O QUE PODE SER ESSES EMBARAÇOS NA VIDA DO CRISTÃO?
Esses inimigos e embaraços podem ser:
 HÁBITOS RUINS; Como falar mal da vida alheia, não consegue ficar sem falar do seu próximo;
 AMOR AO DINHEIRO; Que se constituí avareza;
 VICIOS MAL RESOLVIDOS; Como jogar baralho, Jogar no bicho, Viciado em novelas, Viciado em futebol, em bingo; Jogos de lutas e etc...
 INTERNET; Quantos que passam horas dentro de um LAN HOUSE, jogando horas e horas um jogo, conversando no MSN, e na sala de BATE – PAPO na rede e gastando o que não tem;
 RELACIONAMENTOS INFRUTIFÉROS; Quantos que começaram a namorar com pessoas não crentes, ou de outros princípios e estão hoje apáticos na Igreja; Quantos que insistem em manter um relacionamento com pessoas não espirituais e que não produzem edificação em sua vida.
 CONJUGAL; Questões financeiras, conflitos intermináveis entre o casal, ciúmes doentio por parte de um dos cônjuges, filhos que caracterizam rebelião e desrespeito; jugo desigual no relacionamento.
 MINISTERIO; Quantos ministros não têm cuidado com seu nome, com sua imagem, com sua postura, com a ética, com a pontualidade, com a cultura, isso pode se tornar um embaraço em seu ministério.
Identifique faca uma profunda análise de si mesmo, e veja qual é a área da sua vida que esta em embaraço; Livre deles o mais rápido possível, se não eles vão se fortalecendo, se fortalecendo e daqui a pouco você não poderá dete-lós.
Livre-se dos embaraços... Expulse de seu território os inimigos que são intrusos e ocupam áreas em sua vida que não deles.
Pr. Ademilson de Oliveira
Estudo Ministrado no Culto de Doutrina em Catanduva – SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário