O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GERACÃO QUE NÃO CONHECIA AO SENHOR....

PARTE II

A BÍBLIA E A GERAÇÃO.

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel”. Jz2.10

Como já citamos aqui Salomão disse que “Uma Geração vai e outra Geração vem” - Ec1.4; Jesus em seus dias de ministério na terra, Ele se dirigiu a alguém com a seguinte pergunta: A quem assemelharei esta Geração? - Mt11.16;

Não versão NVI está – “A QUE POSSO COMPARAR ESTA GERACÃO?
Veja ao longo da Bíblia que tipo de geração Jesus poderia comparar o povo do seus dias e muito mais dos nossos dias.
1. Uma Geração que não respeita aos Pais - Pv30.11; Veja se isto não esta em alta nos nossos dias! Filhos possuídos de rebelião, se levantando contra a autoridade de seus pais e ainda mais não lhes dando a devida honra, como manda a Palavra de Deus – Ef6.2,3
Por esta e outras razões estamos vendo jovens sendo ceifados da terra antes do tempo, morrendo vitimas de drogas, álcool, velocidades, crimes e etc...
Vejamos na Bíblia o grande exemplo do Filho Prodigo que se levantou contra seu pai e o seu fim foi conviver com os porcos; Teve um final feliz porque buscou o perdão do seu pai ainda a tempo.
2. Uma Geração pura aos seus próprios olhos - Pv30.12 - Pv20.9 -Ec7.20; Uma geração que se julga sem falhas e totalmente perfeita, sem qualquer limitação. Esta geração é semelhante aquele fariseu que subiu ao Templo e a si mesmo se auto –justificava – Lc18.10-14; Esta geração se julga melhor do que o seu semelhante, e por isso despreza, faz acepção das pessoas, e falta com a justiça – Is65.6.
E se esquece do que Deus disse através do Profeta Isaías:
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam – Is64.6.
3. Uma Geração de olhos altivos – Soberba - Pv30.13; Esta geração é a geração que foi picada pela serpente do Édem e tem o veneno da soberba em sua veia; Esta a geração de pessoas possuídas por um espírito de arrogância, prepotência, autoconfiança, e espírito altivo; Feliz é aquele que se mantém debaixo das mãos de Deus, independente de sua situação sócio – econômica.
Mesmo que goze de uma prosperidade impar, não se deixa jamais ser possuído de orgulho, presunção, e que a soberba possuía seu coração, ou sua vida.
O húmus, aquela terra preta que é fonte de matéria orgânica para a nutrição do solo, tem a mesma origem etimológica das palavras humildade e humilde.
Em latim, humus quer dizer chão, dando origem ao adjetivo humilitas, "que está no chão". Humble, a palavra humilde em inglês e em francês, tem a mesma etimologia.
Abraão Lincoln dizia – “queres conhecer a alguém de poder a ele”.
Quando analisados as características de um soberdo da perspectiva de Lúcifer, o anjo caído, chegamos as seguintes características:
O soberdo é ingrato – veja o que Deus proporcionou e a que nível Deus levou á Lúcifer, mesmo assim este não estava satisfeito e queria mais e achava que Deus deveria fazer mais por ele; Não encontramos nenhum traço de gratidão em sua biografia.
O soberbo desfaz dos demais – veja que Lúcifer se julgava melhor dos os demais anjos de Deus; Pois dizia que queria subir acima das estrelas (anjos). O soberbo é assim, se julga capaz, melhor, superior aos outros.
O soberdo não respeita autoridade – veja que Lúcifer se rebelou contra a autoridade do maior ser do universo – Deus. A sua rebelião foi tamanha que influenciou uma terca parte dos anjos a se rebelião contra a autoridade de Deus.
É por essa razão que a bíblia diz que a rebelião é pecado de feitiçaria; O soberdo não gosta de estar debaixo de autoridade e não gosta de cobertura espiritual.
Infelizmente quantos que estão perdendo o melhor de Deus por não estar debaixo de autoridade. Por esta e outras razões, o Sábio Salomão disse – diante da honra vai à humildade – (Pv18.12); Deus disse através do profeta Miquéias:
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e Andes HUMILDEMENTE com o teu Deus? – (Mq6.8).
Nunca podemos nos esquecer que:
Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe – Sl138.6.
O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra – Sl147.6.
Vamos buscar sermos humildes...
4. Uma geração de palavras mortíferas – Pv30.14; Pv12.18; Am8.4;
Aqui o autor deste provérbio esta abordando o PODER E EFEITO DANIFICADOR que a língua pode fazer ao nosso semelhante.
É do nosso conhecimento que com a língua temos o PODER DE ABENÇOAR E AMALDIÇOAR o nosso próximo – Tg3.9.10.
Não precisa ser nenhum profeta para percebemos em nossos dias, uma grande quantidade de pessoas, irmãos, famílias, filhos, casais e igrejas que estão destruídas e feridas, pelo mau uso da língua por parte de algumas pessoas.
Quando estudamos a epistola de Tiago percebemos o CRISTÃO AMADURECIDO pelos seguintes sinais:
Na epistola de Tiago identificamos o cristão amadurecido por SUA ATITUDE DIANTE DO SOFRIMENTO – capitulo 1; e pela OBEDIÊNCIA À PALAVRA – capitulo 2; E pela SUA FALA – capitulo 3;
Aqui Tiago ensina que o falar é outro teste de maturidade – 1Cor13.11; Tiago também disse que ninguém pode dizer que é religioso se não refrear sua língua – Tiago 1.27;
Não se esqueça...
“A LÍNGUA É MAIOR EXPRESSÃO DA NOSSA PERSONALIDADE”...
Deus deu-nos um instrumento de edificação quando nos deu a fala, porém ela também pode ser uma arma de destruição; Tiago trata esse assunto com muita autoridade:
• A exortação – Tg3.1,2; Aqui ele trata primeiro do mais duro juízo que virá sobre aqueles que desejam ser lideres e mestres; E longo em seguida fala sobre o tropeços em palavras;
Diz que nunca seremos perfeitos e fortes se não dominar a língua.
• As ilustrações aplicadas por Tiago – Tg3.3-12; Ele mostra que a língua tem poder para dirigir – “freio e o leme”; Tem poder de levar as pessoas a pratica do bem, como também do mal; Quando se fala do freio, ele esta dizendo que como o animal selvagem, mas através do freio sua inclinação selvagem é subjugada, e ele se torna um animal dócil e útil;
Ou seja, se você consegue dominar sua língua, também conseguira dominar seus impulsos, a sua natureza e canalizar toda a sua vida para um fim proveitoso;
Quando ele fala do leme, logo vem a mente um grande navio no mar que é dirigido para lá e para cá, pelo timoneiro, por meio de um pequeno leme; Você pode imaginar um navio sem leme?
Colocaria a vida dos seus tripulantes em risco, e pode levar tanto os tripulantes como as cargas a uma grande tragédia, de naufrágio;
Através do leme o navio fica livre dos rochedos, e de todo o perigo do mar; Aqui ele esta dizendo que se não controlarmos nosso língua grandes tragédias virão levando – nos ao naufrágio em varias áreas da nossa vida.
• Ele mostra que a língua tem poder para destruir – “o fogo e os animais”; Aqui Tiago diz que como uma pequena fagulha de fogo pode levar uma floresta inteira virar cinzas; Assim também uma Igreja, uma família, uma empresa, um lar pode ser completamente incendiado, por uma conversa mal dita, por uma brincadeira que virou chocarrice, por uma palavra irrefletida, mal colocada, pode estragar e contaminar a vida de uma pessoa;
Assim como uma serpente, ao picar uma pessoa, contamina a pessoa com o seu veneno; Assim uma pessoa pode contaminar uma pessoa, um grupo, com uma fofoca, uma calúnia, uma conversa sem fundamento, levando esse grupo ou pessoas a prejuízos irreparáveis que podem até os levar a morte, tanto física, como espiritual.
• Ele mostra que a língua é como “a fonte e a árvore”; Significa que a língua tem poder de deliciar-se; Aqui ele destaca que a língua é como uma água, que tem poder para saciar; Como também a arvore que sacia a fome do homem com seus frutos. TOMA CUIDADO COM O QUE VOCÊ FALA – (Ef4.29,30); “A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO, MAS PODE TRAZER GRANDES RESULTADOS”...
Alguém disse - “A LÍNGUA É A ÚNICA FERRAMENTA QUE FICA CADA VEZ MAIS AFIADA COM O USO CONSTANTE”;
Nunca se esqueça o futuro da sua família depende da sua Língua - Provérbios 13.2,3; Edificando a vida do nosso cônjuge através das palavras; Não se esqueça - "Morte e a vida estão no poder da língua”-(Pv18.21).
Veja o poder das palavras:

CINCO PALAVRAS QUE PODEM MATAR
• Estúpido - mata amor próprio
• Nunca - mata a esperança
• Mentiroso - mata a confiança
• Depois - mata a oportunidade
• Me arrependo de Ter casado com você - mata a comunhão conjugal

CINCO PALAVRAS QUE PODEM EDIFICAR OU DAR VIDA
• Muito Obrigado - apreciação
• Você está lindo - percepção
• Está delicioso - elogio
• Ótimo - estimulo
• Me perdoe – humildade
Vejamos ao longo da Bíblia, figuras que representam o que a língua pode fazer:
1. Jó5.21 - Língua como um chicote; Fala do poder das palavras para torturar e ferir psicologicamente;
2. Sl45.1; Língua como uma pena; Poder das palavras para marcar os corações com mensagens, que dificilmente se apagam.
3. Sl57.4 – Língua como uma espada afiada; Fala do poder para cortar relacionamentos;
4. Jr9.8 – Língua como uma flecha, com veneno na ponta; Fala do poder de ferir as pessoas a longa distancia;
Porque a Bíblia é rica em falar sobre advertências sobre o mau uso da língua?
1. Porque o mal uso da língua pode destruir e separar amigos – Pv19.9; Pv16.28;
2. Porque o mal uso da língua pode influenciar maior, quando usada para o mal; Alguém disse – “que uma boa noticia vai a carroça, e uma má notícia vai a jato”;
3. Porque o mal uso da língua pode denegrir, macular o caráter e o nome das pessoas;
4. Porque o mal uso da língua pode determinar a qualidade de vida das famílias e das pessoas – 1Pe3.10,11;
5. Porque o mal uso da língua pode determinar o destino da sua alma - Mt12.36,37;
6. Porque o mal uso da língua pode dar legalidade para o diabo entrar em nossa vida, lar e família.
7. Porque o mal uso da língua pode determinar o estado da sua alma – Pv21.23.
Quantas empresas que foram a falência por fofocas espalhadas; Quantas lideranças eclesiásticas que foram desestabilizadas por calúnia e fofocas ditas a seu respeito;
Quantas pessoas que hoje estão em estado psicológico e emocional doentes por palavras que a feriram sua auto - estima e personalidade; Quantos cônjuges feridos por palavras ditas e não refletidas, quantos filhos psicologicamente afetados por palavras de pais que não pensam no que fala; Quantas pessoas doentes emocionalmente por ouvir palavras que afetaram seus sentimentos e não foram tratadas. O Homem espiritual toma muito cuidado com a sua língua – Ef4.29; Cl3.8; Cl4.6.
Como homens espirituais que somos devemos tomar cuidado com conversas que não produzem edificação - 2Tm2.16; Paulo disse com muito ênfase a Timóteo – “EVITA”; Ou seja, procure fugir, ficar longe, evitar, conversas que vão fazer você perder a espiritualidade.
No Pentateuco encontramos Deus através de Moisés dando uma forte orientação sobre este assunto.
“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR” – Lv19.16.
Salomão diz que o mexeriqueiro não é confidencial;
“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto” – Pv11.13.
Salomão ainda faz outra forte orientação sobre o mexeriqueiro. “As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre” – Pv18.8
Na versão internacional NVI, diz assim:
“As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o intimo do homem” – Pv18.8
O sábio Salomão ainda trata o assunto na PERSPECTIVA DA ÓTICA DIVINA, como Deus vê, uma pessoa com este comportamento, o desenfreado pecado do mau uso da língua.
Vejamos:
Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal;A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos – Pv6.16 -19.
Você já deve ter ouvido falar sobre as “TRÊS PENEIRAS”; Vejamos: Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse: - Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas TRÊS PENEIRAS.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.
Oxalá se nos no nosso dia, a dia, praticássemos este principio da peneira, muita destruição poderia ser evitada, e muitas vidas seriam poupadas de feridas e dores que só a eternidade poderá revelar.

ESTUDO MINISTRADO NO CULTO DE DOUTRINA
CATANDUVA - SP









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor querido.

    O período da história do povo de Israel narrado no livro de Juízes é um dos mais negros daquela nação. Mas Deus não estava indiferente a nada do que aconteceu. Pelo contrário, seu único desejo era sempre trazer seus escolhidos de volta para Si.

    Enquanto a nação toda estava em ruínas morais e espirituais, Deus escolhia homens, os juízes, para conduzir seu povo às vitórias sobre os inimigos e de volta para Ele.

    Esse livro de difícil compreensão é repleto de lições de vida muito simples e práticas, e de manifestações de Deus que é justiça tanto quanto é amor.

    Que possamos praticá-lo.

    ResponderExcluir