O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

segunda-feira, 20 de março de 2017

PALAVRAS LIGADAS A CONSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA.


         (1). Casamento. Vem de casar, curioso verbo que, ao que tudo indica, veio mesmo de casa, como se depreende pela antiga regência com que este verbo era empregado: no antigo sistema patriarcal, os pais casavam os filhos (em oposição a hoje, em que os filhos se casam), porque para isso eles tinham de ceder uma parte de sua propriedade (casa e terras) para o sustento e a moradia da nova família.
         Portanto, o antigo provérbio "quem casa, quer casa" não seria, como muitos pensam, um simples trocadilho para indicar que o novo casal precisa de privacidade, mas um resquício do antigo costume medieval.

         (2). Conjugal. O verbo “jungir” é “colocar sob um mesmo jugo”. E com esta idéia (com + jugo) relaciona-se o nosso conjunto de palavras em português (cônjuge, conjugal, etc.).
         Este foi o verbo utilizado na conhecida expressão de Cristo: “o que Deus jungiu, não o separe o homem”. A concepção cristã, ali, é que quem casa coloca-se debaixo do jugo, toma o jugo.
         E esta união sob um mesmo jugo transmite a idéia de que ela visa cumprir determinados objetivos e deveres comuns, isto é, alvos, propósitos ou trabalhos que ambas as pessoas tomam a responsabilidade de cumprir como um casal, tal como dois animais “jungidos” cumprem juntamente o serviço que deles é exigido.
          A figura de um “jugo” pode parecer uma linguagem tosca e rude, ou pouca romântica, especialmente às mentes e sensibilidades modernas. Entretanto, é uma idéia encontrada nos lábios do próprio Cristo.

         (3). Marido. Origem em marito, vocábulo que significa “emparelhado, unido, casado”. Segundo os antigos latinos, relaciona-se com mas, isto é, “macho”, “do sexo maculino”. A palavra descrevia o noivo ou esposo, e também “macho” quando se referia aos animais. Em resumo, a palavra descrevia a parte masculina do par. Na história do Direito de Família verifica-se a instituição chamada “autoridade marital”. Mais tarde o conjunto de palavras (marido, marital) equiparou-se a conjugal.

         (4). Homem. Alguns estudiosos identificam a relação entre os termos homo e humus. Humus é terra, solo. Daí adviria o conjunto de palavras (humano, humanidade). Hominis seria o nascido da terra, do pó, do solo. Adquiriu o sentido de racional, em oposição a bestia ou fera; por oposição aos deuses, ser humano, mortal; por oposição a mulher, o homem, ser masculino da espécie humana; por oposição aos mortos, ser vivente, vivo.

         (5). Mulher. O latim é mulier. Discute-se o significado original. Segundo alguns estudiosos, mulier é a palavra proveniente de mollier que significa mais mole, mais delicado, mais suave, tenro. Daí a idéia do “sexo frágil”, que, não obstante, é mais forte do que o homem em muitas coisas, diga-se de passagem.
          Em Hebraico, conforme a narrativa bíblica da criação da espécie humana, a palavra mulher (ishá) é a mesma palavra homem (ish) acrescida de apenas uma letra, transmitindo a idéia bíblica de que ela procede do homem, e que, embora diferente, compartilha como ele de uma essência comum.
         Daí as antigas traduções bíblicas traduzirem as palavras hebraicas por “varão” e “varoa”, a fim de manter o mesmo radical nos vocábulos.

         (6). Matrimônio. Do latim matrimonium. Esta palavra tem raízes tão profundas no latim e por isso aqui está um resumo das palavras relacionadas:
         Mater, matrem, matris, etc, são palavras que podem ser definidas como: a mãe, senhora, matrona ou mesmo a origem (em textos latinos frequentemente chamam a Roma mater, ou seja, cidade-mãe).
         Vem do latim matrimonium, que significa, matri, "mãe", e trimonium fala de "patrimônio".
         A família é a célula mater da sociedade, tudo se origina da família. Ela é a mãe da sociedade.
         A família é a detentora do maior patrimônio da sociedade e conseqüentemente da humanidade. Vejamos os patrimônios:
         1. Patrimônio dos valores e conceitos.
         2. Patrimônio dos bens, a economia depende das famílias.
         3. Patrimônio psicológica e emocional.
         4. Patrimônio moral.
         5. Patrimônio espiritual.


DESENVOLVENDO UMA VIDA CONJUGAL  SAUDÁVEL.


         Conjugal – O verbo “jungir” é “colocar sob um mesmo jugo”. E com esta idéia (com + jugo) relaciona-se o nosso conjunto de palavras em português (cônjuge, conjugal, conjugalidade). Ou seja, "Com Jugo". No mesmo jugo, na mesma canga. É uma peça inteiriça de madeira que une dois animais para tração de carros, carroças e arados.
        
         (1). Serve somente para animais da mesma natureza. Também pode ter o sentido de “desigualdade” e se referir à proibição em Levítico 19.19 contra o cruzamento de animais diferentes. Juntar animais que precisam de jugos diferentes por que são de espécies diferentes - (Lv19.19)...Fala de ser os dois regenerados...
         O texto de 2 Coríntios 6.14 nos apresenta ALGUNS PRINCÍPIOS QUE DEVEM NORTEAR AS ASSOCIAÇÕES ENTRE CRISTÃOS E NÃO-CRISTÃOS (fiéis e infiéis, justiça e injustiça, luz e trevas, crentes e incrédulos, salvos e perdidos).
 
         (2). Serve somente para animais da mesma altura. Fala de ter o mesmo nível. Formar um par desigual, ser posto na canga com um animal diferente - (Dt22.10). Idade; Cultura; Profissão; Ministério; Fé e Espiritualidade.

         Muito perigoso um dos cônjuges ir e o outro ir ficando para trás, o interessante é os dois ir juntos.

         (3). Serve para somar as forças de dois animais para que o trabalho seja realizado mais facilmente. Fala de juntar forças para alcançar objetivos. É muito ruim um ir para um lado e outro ir para o outro. A canga vai quebrar. O Jugo será despedaçado.


Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois fazerem fugir dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vencido, a menos que o SENHOR os tivesse abandonado? - (Dt32.30).

         (4). Serve para puxar carga. Fala que tanto a esposa ou marido levam a carga juntos. Do mesmo modo, a vida conjugal, é uma união do casal num esforço conjunto para a realização de uma mesma tarefa, a da família.

         (5). Serve para os animais como qualidade, algo que soma, não é escravidão é construção – (Mt11.29,30). Assim a união do esposa á sua esposa, lhe confere duplamente forças, qualidades e virtudes para a construção de uma família. Para o casal é algo prazeroso.


quinta-feira, 16 de março de 2017

SETE CHAVES PARA MELHOR APROVEITAR O TEMPO.


Texto em foco - Ef5.15,16.

(Ef 5:15 [VIVA(Br)])

Não sejam insensatos; sejam sábios: aproveitem ao máximo cada oportunidade que tiverem de fazer o bem.

(Ef 5:15 [NVI(Br)])

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,

(Ef 5:15 [NTLH(Br)])

Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.


                AS SETE CHAVES PARA APROVEITAR MELHOR O TEMPO:

         (1). O tempo requer atenção. As palavras...vede prudentemente... No grego é "akribos", que significa "acuradamente, diligentemente, cujo sentido e dai grande atenção a". “Prudentes” inclui o significado da exatidão ou da precisão, “que é o resultado do desvelo” - (Vine).

         O cuidado, em nosso andar cristão, nos e aqui recomendado, a fim de que estejamos alertas, em estado de preparação espiritual, através da intimidade com Cristo e da instrução em Cristo. Não se trata de um resultado automático, porquanto subentende um desenvolvimento cuidadoso em Cristo, mediante o emprego de todos os meios espirituais postos a nossa disposição.

         (2). Dois tipos de pessoas no que diz respeito ao tempo. Temos os "néscios", no grego "asophos" que significa "insensato", "tolo". Temos também os "sábios", no grego "sophos" que significa "hábil, experto, instruído, que elabora os melhores planos e que usa os melhores meios para a sua execução".

         O texto esta dizendo que o espiritual, sabe lidar com o tempo. É um bom gestor do seu tempo. Enquanto que o não regenerado ou o carnal não sabe lidar com o tempo. Não é um bom gestor.

         O grande desafio para qualquer pessoa que deseja alcançar a excelência em tudo o que faz, é administrar o seu tempo da forma mais eficiente possível.

         É uma tarefa árdua que 95% das pessoas não sabem, não entendem, e pior: a maioria não quer. O que muitos não sabem, é que a administração do tempo tem mais a ver em não deixar o tempo lhe possuir e sim você ficar no comando do tempo.

         (3). O tempo é democrático. A palavra tempo no grego é "kairos", que significa, "tempo oportuno, tempo certo". O relógio é absoluto e o tempo é relativo.

         Todos nós temos a mesma quantidade de tempo à nossa disposição, com sessenta minutos por hora e vinte e quatro horas por dia. Nenhum de nós pode esticar o tempo.

         Todos temos a mesma quantidade de tempo a nossa disposição, 24 horas, ou seja,  todos os dias pelas manhãs, são creditados em sua conta 86.400 segundos. Se alguém diz: não tenho tempo, o tempo é o mesmo, mas a forma que lidamos com ele que é diferente.
        
         (4). Temos que tirar proveito do tempo, pois a vida é breve. Ο termo ‘remir’ significa ‘pechinchar’, como os compradores que esperam tempo favorável no mercado; e isso subentende quão preciosa e a ocasião oportuna: jóia que deve ser adquirida a qualquer preço...
         Em outras palavras, aproveitando-nos das ocasiões fugidias que nos são dadas - (Cl4.5).
         Em ambas essas passagens encontramos que a sabedoria e interpretada em termos de conduta, dependendo do uso proveitoso das oportunidades.

         Fala das POSSIBILIDADES contidas no tempo, devem ser cabalmente aproveitadas, apropriadas, mediante o empenho de “custos” de esforços.

         Ou seja,  “TIRAR O MAIOR PROVEITO DO TEMPO”, que cada oportunidade existente em nosso tempo.

         Aproveitando aqueles momentos que outros parecem desperdiçar; melhorando constantemente cada momento presente, a fim de ‘recuperarmos’, de alguma maneira, o tempo ‘perdido’. Que o ‘tempo’ seja nossa principal mercadoria; negociemos exclusivamente com ela; compremo-la toda, e usemos cada porção da mesma.

         O tempo é uma coisa tão preciosa que deveríamos ter em alto valor. Porque quando ele passa não pode ser recuperado”. Jonathan Edwards

         Três coisas passadas jamais voltarão:
O      A palavra falada.
O      A flecha atirada.
O      O tempo e a oportunidade perdida.

         O Tempo e a Oportunidade são tão imprescindíveis que alguém os descreveu:
         Imagine que você tenha uma conta corrente e cada manhã você acorde com saldo de R$ 86.400,00. Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gasta-lo durante o dia.
         Todos os dias pelas manhãs, são creditados em sua conta 86.400 segundos. Toda a noite é verificada os saldos e então debitadas as perdas. Não sendo permitido acumular este saldo para o dia seguinte.
         Todas as manhãs sua conta é reiniciada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.

         (5). Tempo é sinônimo que dinheiro. Paulo aqui trata sobre a conduta do crente em relação ao TEMPO que este dispõe; O verbo “REMIR” só torna a ocorrer no NT em Cl4.5; O sentido é “COMPRAR INTENSIVAMENTE”, comprar de forma a esgotar as possibilidades existentes.

         “Perder tempo é perder a moeda de maior valor que possuímos, é irrecuperável”. (J.Gonçalves).

         Definitivamente o tempo é umas das moedas mais preciosas; Enquanto estava deitada em seu leito de morte, a Rainha Elizabete I (1533-1603), disse:

          “Trocaria toda a minha fortuna por um pouco mais de tempo”.

         O Jornalista, cientista, diplomata e inventor norte-americano Benjamin Franklin, disse:

         “Você ama a sua vida? Então cuide se com seu tempo, pois ele é a matéria prima da vida”.

         Em certa ocasião alguém colocou um anúncio:

         “PERDIDAS, ontem, entre o amanhecer e o anoitecer, e em algum lugar, foram perdidas duas horas douradas, cada uma com sessenta minutos de diamante. Não se oferece qualquer recompensa, pois estão perdidas para sempre” - (Stott) .

         (6). Temos que na medida do possível recuperar de agora em diante o tempo perdido. O tempo perdido tem que ser de certa forma recuperado. O verbo exagorazò pode significar “remir” ou “comprar de volta”, e se for este o seu significado aqui, o apelo é “remir o tempo da sua escravidão ao mal” e também "resgatar do poder de outro pelo pagamento de um preço, pagar um valor para libertar alguém do cativeiro".

         Por contraste, Jonathan Edwards, o filósofo-teólogo que veio a ser o instrumento de Deus no “Grande Despertamento” nos Estados Unidos em 1734-5, escreveu na septuagésima das suas famosas Resoluções pouco antes do seu vigésimo aniversário:

“Resolvido: nunca perder um só momento de tempo mas, sim, tirar proveito dele da maneira mais proveitosa que eu puder”.

         (7). Cuidado com os assassinos do tempo. As palavras...dias são maus...O tempo tem seus inimigos, aqueles que lhe opõem, aquilo que faz o tempo ser perdido.  

1.        Em conversas inúteis. Vícios das redes sociais, tem que comunicar tudo na internet. Facebook, e Watszap.

Os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. A nossa média é 60% maior do que a do resto do Planeta! 

Simplesmente os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais. O 2º lugar ficou com os portais de notícias e entretenimento, com 290 horas. 
O Facebook (sempre ele) é a maior rede social em número de visitantes únicos. São 58 milhões, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.

2.        Falta de objetividades nas reuniões.
3.        Leituras impróprias.
4.        Atividades Demasiadas.
5.        Ociosidade.
6.        Falta de planejamento.
7.        Procrastinação.
8.       Não querer desapegar, não quer passar tarefas.

9.        Falta de uma agenda, de "temas" diários. Lembre-se "pessoas inteligentes tiram as tarefas da mente e coloca no papel". Na agenda colocar o importante e o urgente. 

PORQUE APRENDER A LIDAR COM O  TEMPO?
1.   A nossa vida é como conto ligeiro – (Sl90.9).
2. Como um palmo na sua extensão – (Sl39.4,5).
3. Como mensageiros apressados – (Jó9.25).
4. Como um vapor – (Tg4.14).
5.   A vida é como uma corrente de água – (Sl90.5).
6.  A vida é como um sono – (Sl90.5).
7.  A vida é como uma erva – (Sl90.5; 103.15;  Is 40.6,7;  Tg1.10,11).
8.  A vida é como uma sombra – (Sl102.11; 144.4;  1Cron29.15).
9.  A vida é como navios veleiros – (Jó9.26).
10.  A vida é como águia que lança a comida – (Jó9.26). 
VALORIZE CADA SEGUNDO DO SEU TEMPO:
 Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu de ano.
Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve o seu bebê prematuramente.
Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal.
Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos enamorados que estão esperando para se encontrar.
Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu um avião.
Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
Para você perceber o valor de UM MILISEGUNDO, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma Olimpíada.
      Percebendo a Brevidade da Vida:
O Contando os nossos dias – (Sl90.12).
O Aproveitando a Mocidade – (Ec12.1).
O Buscando o Senhor – (Is55).
O A brevidade dos dias – (Sl89.47).
“A ave alça vôo no final da tarde”.
FIM 

Palestra Ministrada na Semana da Família em Catanduva - SP. 
Pr. Ademilson Gomes de Oliveira.