O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

segunda-feira, 20 de março de 2017

PALAVRAS LIGADAS A CONSTITUIÇÃO DA FAMÍLIA.


         (1). Casamento. Vem de casar, curioso verbo que, ao que tudo indica, veio mesmo de casa, como se depreende pela antiga regência com que este verbo era empregado: no antigo sistema patriarcal, os pais casavam os filhos (em oposição a hoje, em que os filhos se casam), porque para isso eles tinham de ceder uma parte de sua propriedade (casa e terras) para o sustento e a moradia da nova família.
         Portanto, o antigo provérbio "quem casa, quer casa" não seria, como muitos pensam, um simples trocadilho para indicar que o novo casal precisa de privacidade, mas um resquício do antigo costume medieval.

         (2). Conjugal. O verbo “jungir” é “colocar sob um mesmo jugo”. E com esta idéia (com + jugo) relaciona-se o nosso conjunto de palavras em português (cônjuge, conjugal, etc.).
         Este foi o verbo utilizado na conhecida expressão de Cristo: “o que Deus jungiu, não o separe o homem”. A concepção cristã, ali, é que quem casa coloca-se debaixo do jugo, toma o jugo.
         E esta união sob um mesmo jugo transmite a idéia de que ela visa cumprir determinados objetivos e deveres comuns, isto é, alvos, propósitos ou trabalhos que ambas as pessoas tomam a responsabilidade de cumprir como um casal, tal como dois animais “jungidos” cumprem juntamente o serviço que deles é exigido.
          A figura de um “jugo” pode parecer uma linguagem tosca e rude, ou pouca romântica, especialmente às mentes e sensibilidades modernas. Entretanto, é uma idéia encontrada nos lábios do próprio Cristo.

         (3). Marido. Origem em marito, vocábulo que significa “emparelhado, unido, casado”. Segundo os antigos latinos, relaciona-se com mas, isto é, “macho”, “do sexo maculino”. A palavra descrevia o noivo ou esposo, e também “macho” quando se referia aos animais. Em resumo, a palavra descrevia a parte masculina do par. Na história do Direito de Família verifica-se a instituição chamada “autoridade marital”. Mais tarde o conjunto de palavras (marido, marital) equiparou-se a conjugal.

         (4). Homem. Alguns estudiosos identificam a relação entre os termos homo e humus. Humus é terra, solo. Daí adviria o conjunto de palavras (humano, humanidade). Hominis seria o nascido da terra, do pó, do solo. Adquiriu o sentido de racional, em oposição a bestia ou fera; por oposição aos deuses, ser humano, mortal; por oposição a mulher, o homem, ser masculino da espécie humana; por oposição aos mortos, ser vivente, vivo.

         (5). Mulher. O latim é mulier. Discute-se o significado original. Segundo alguns estudiosos, mulier é a palavra proveniente de mollier que significa mais mole, mais delicado, mais suave, tenro. Daí a idéia do “sexo frágil”, que, não obstante, é mais forte do que o homem em muitas coisas, diga-se de passagem.
          Em Hebraico, conforme a narrativa bíblica da criação da espécie humana, a palavra mulher (ishá) é a mesma palavra homem (ish) acrescida de apenas uma letra, transmitindo a idéia bíblica de que ela procede do homem, e que, embora diferente, compartilha como ele de uma essência comum.
         Daí as antigas traduções bíblicas traduzirem as palavras hebraicas por “varão” e “varoa”, a fim de manter o mesmo radical nos vocábulos.

         (6). Matrimônio. Do latim matrimonium. Esta palavra tem raízes tão profundas no latim e por isso aqui está um resumo das palavras relacionadas:
         Mater, matrem, matris, etc, são palavras que podem ser definidas como: a mãe, senhora, matrona ou mesmo a origem (em textos latinos frequentemente chamam a Roma mater, ou seja, cidade-mãe).
         Vem do latim matrimonium, que significa, matri, "mãe", e trimonium fala de "patrimônio".
         A família é a célula mater da sociedade, tudo se origina da família. Ela é a mãe da sociedade.
         A família é a detentora do maior patrimônio da sociedade e conseqüentemente da humanidade. Vejamos os patrimônios:
         1. Patrimônio dos valores e conceitos.
         2. Patrimônio dos bens, a economia depende das famílias.
         3. Patrimônio psicológica e emocional.
         4. Patrimônio moral.
         5. Patrimônio espiritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário