O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

segunda-feira, 19 de abril de 2010

FAZENDO UM BALANCO DA MINHA VIDA...

Introdução - Sabemos pela Biblia que Paulo ficou um bom período de sua vida depois da sua conversão no anonimato, na solidão, na obscuridade, no deserto da Arábia - (Gl1.17). Paulo ali foi fazer uma profunda reflexão de seus princípios e um balanço de sua vida, o “antes e o depois”, o seu “passado e o seu futuro”. Paulo se recusou fazer alguma coisa para Deus sem antes buscar raízes profundas em Deus. Mais maturidade, mais precisão, mais profundidade de caráter, para depois sair para cumprir sua missão. Paulo tinha uma filosofia de vida – trabalhar o ser antes do fazer e do ter. Estamos num inicio de ano, e é um momento oportuno de fazermos um profundo balanço de algumas áreas da nossa vida: Já viste aquela placa nas grandes lojas e empresas - “Estamos fechados para balanço”.
1. Balanço da minha vida pessoal
• Estou cuidando do meu corpo, da minha saúde, estado físico?
• Estou dormindo bem, sono restaurador?
• Estou bem emocionalmente? Tenho rancor, magoa, ressentimentos, amargura de alguém?
• Estou comendo disciplinadamente? Como comidas que não fazem mal para minha saúde?
• Tenho sonhos? Tenho objetivos? Tenho alvos a ser alcançados? Ou estou cantando aquela musica – “Deixa a vida me levar, vida leva eu”
• Tenho princípios? Tenho filosofia de vida?
2. Balanço da minha vida familiar
• Tenho saúde familiar? Tenho um lar saudável?
• Tenho um bom relacionamento com meu cônjuge?
• Tenho dialogo e amizade com meus filhos? Meus filhos sabem que alem de Pai ou Mãe eles têm um amigo, com quem possa se confidenciar?
• No meu lar reúna a paz, e a harmonia? Temos tido freqüentes brigas e discussões?
• Tenho bom relacionamento com meus Pais?
• Tenho bom relacionamento com meus Ávos?
3. Balanço da minha vida social
• Tenho mais amigos do que inimigos?
• Tenho pessoas que são capazes de colocar suas vidas em risco, por mim?
• Como esta o meu relacionamento com meu chefe? Meu superior?
• Como sou visto na empresa onde trabalho? Sou bom funcionário?
• Como esta minha reputação no comercio?
• Sou carismático? A bastantes pessoas em volta de mim?
• Como sou chamado de mel ou limão pelos meus amigos?
4. Balanço da minha vida espiritual
• Tenho percebido a ação do Espírito Santo em minha vida?
• Tenho constantemente falado em línguas, chorado mediante o quebrantamento?
• Tenho sensibilidade a Palavra pregada nos cultos?
• Tenho sentido alegria da salvação?
• As pessoas têm percebido o brilho espiritual no meu rosto?
• Tenho perdido muitos cultos? E Quando perco sinto falta?
• Estou lendo a Biblia? Sinto fome da Palavra?
• Estou convicto da missão de Deus para minha vida?
• Tem alguma coisa que antes eu aborrecia e hoje aceito? Sabendo que isto não traz prazer a Deus?
• Estou consciente que meus atos, e a maneira que levo minha vida aqui, vai refletir na eternidade?
Conclusão:- Como gosto daquela frase “E caindo em si”, é hora de uma reflexão profunda... Vamos descer um pouco para a Arábia, depois buscarmos um Pedro, um Tiago para conversamos, discutimos alguns assuntos, rever conceitos, e abrir o coração...



Um comentário:

  1. 4 E o SENHOR Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel.Deus te abençoe pastor

    ResponderExcluir