O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DEZ CARACTERISTICAS DOS LIDERES EFICAZES

“Warren Bennis” é um especialista em liderança, muito famoso. Ele e um amigo entrevistaram executivos de alto cargo, e empreendedores talentosos, que são considerados os poderosos dos negócios da America. Dessas entrevistas, Bennis extraiu algumas características que precisam comuns a todos os lideres eficazes.
1. “Conhecimento próprio” – Os lideres eficazes tem uma compreensão de quem são, quais são seus talentos, e como utilizá-los da melhor maneira.
2. “Abertos a criticas e comentários” – Os bons lideres desenvolvem e valorizam varias fontes de criticas e comentários sobre seu desempenho. Uma das melhores fontes, diz Benni, “é o cônjuge”. Dos 40 executivos das 200 empresas da revista Fortune, que foram estudados, todos, menos dois deles, ainda estavam casados com suas primeiras esposas, e muito entusiásticos sobre o relacionamento do casamento.
3. Desejosos por aprender e melhorar – Os lideres são grandes perguntadores e ouvintes; eles fazem muitas perguntas esclarecedoras e investigativas, e ouvem as respostas. Quase todos os lideres tem uma propensão a mudança, e todos são muito abertos a novas informações.
4. Curiosos, se ariscam – Muitos lideres são aventureiros, no aspecto positivo; eles parecem caminhar pela vida com suas sobrancelhas levantadas, procurando maneiras de desafiar o “status quo”. Eles são capazes de correr grandes riscos.
5. Concentrados no trabalho – Existe uma irresistível persistência nos bons lideres. Eles tem um nível de concentração e enfoque que os diferencia da maioria das pessoas.
6. Aprendem na adversidade – Quase todos os lideres eficazes sofreram significativos contratempos. Eles usaram a crise ou o fracasso de suas vidas para aprender grandes lições sobre as pessoas, as organizações e os relacionamentos.
7. Equilibram tradição e mudança – Os lideres competentes evitam medidas muito drásticas. Eles conseguem adotar mudanças radicais sem comprometer tudo o que há de bom na tradição. Eles estão cientes das tradições, mas não aprisionados por elas.
8. Estilo aberto – Os melhores lideres operam com uma política de portas abertas. Não tem medo do acesso e das criticas e comentários. Eles recebem as criticas como uma oportunidade de crescimento. Ou seja, são acessíveis, sua vida é um livro aberto para que todos possam ler.
9. Trabalham bem com sistemas – Cada líder logo percebe que não consegue cuidar de todos os problemas e precisa confiar muito nos outros, para realizar as tarefas necessárias.
10. Servem como modelo e mentores – Muitos lideres se orgulham muito daqueles que foram treinados sob a sua supervisão. Eles levam muito a serio a sua responsabilidade de investir na vida de novos lideres, de modo que sempre haja uma fonte de liderança para o futuro.
Ser pastor é o desafio supremo de liderança. Temos que colocar em pratica uma quantidade de habilidades de liderança maior do qualquer outra profissão. Essas qualidades de liderança são aplicáveis, independentemente de personalidade ou estilo. Análise sua liderança com essas dez simples observações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário