O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O LIDER QUE VEIO PARA FAZER Á DIFERENÇA

PARTE III

Sabemos que há uma profunda diferença entre “chefe” e o “líder”; Analisando dentro da perspectiva de liderança, vamos ver algumas qualidade e habilidades de um líder que veio para fazer a diferença.

O LIDER QUE VEIO PARA Á DIFERENÇA
“É PRESENTE COM SUA LIDERANÇA”.

“PERIGOS NA AUSÊNCIA DE UMA AUTÊNTICA LIDERANCA”.

Introdução - Quando um líder esta ausente, muitas coisas acontecem, que não deviria acontecer. Por muitas vezes o líder pode estar presente fisicamente, mas ausente com sua liderança; Presente talvez fisicamente, ausente em liderança. O que pode acontecer em uma Igreja, sua Casa, sua Empresa, seus Negócios e o Departamento, meu Casamento, quando um líder esta ausente com sua liderança?

O QUE PODE ACONTECER NA AUSÊNCIA DE UMA AUTÊNTICA LIDERANÇA:

Você já deve ter ouvido falar esta frase: “Quando o gato esta fora, os ratos aproveitam”. Thomas Jefferson disse: “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.

1. Alianças ilícitas – v1 a 3 – Nossos companheiros ajudam a determinar o nosso caráter; passamos-nos a ser como aqueles com quem andamos; Será que já paramos para pensar o efeito que uma amizade exerce sobre nossa vida? Constantemente ouvimos pais dizendo: “Tudo começou com amizade errada”; Aqui entra aquele famoso assunto sobre o jugo desigual; A palavra jugo desigual teve origem na famosa questão de dois animais, para trabalhar na terra – Lv19.19; Dt22.10; “Com boi e com jumento juntamente não lavrarás”; Salomão fala sobre este assunto de uma maneira tão forte “Anda com sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido”. Infelizmente muitos lideres caíram por se misturar com pessoas que não produzem edificação;

2. Profanação da Casa de Deus – v4 a 9 – Fortes coisas aconteceram na ausência de Neemias na Casa de Deus; Primeiro o sacerdócio foi corrompido, pois o sacerdote Eliasibe levou Tobias para dentro da Casa de Deus, provavelmente ele participou do ministério sacerdotal da Casa de Deus; Isto é uma triste realidade nos dias atuais homens fieis sendo substituídos por homens vil, homens vocacionados sendo substituídos por homens não vocacionados no altar; Segundo homens dentro da Casa de Deus se beneficiando do altar, pois tem o ministério como cabide de emprego; Homens que não deram certo em nenhuma área da vida, e ai resolvem tentar se pendurar no ministério para poder ter um apoio financeiro. Tobias estava dentro da câmara onde ficava os dízimos e as ofertas do povo – v5; Hoje há muitas coisas profanando a Casa de Deus, exemplos: “O Rock cristão, Homens cabeludos, com brincos na orelha; Cultos que são verdadeiros show ao homem;

3. Sustento dos Ministros descuidado – v10 a 14 – Naqueles dias as pessoas que serviam o Templo eram chamadas de Levitas, e eram sustentadas pelo Templo. Os que ministravam recebiam renda através do pagamento de dízimos e ofertas; Aqui aprendemos que a Igreja não pode deixar de cumprir seu papel, com os dízimos e ofertas – v10; A algumas atitudes que podemos ter com relação ao dizimo – primeiro “reter o dizimo” recusar trazer a Casa de Deus; Segundo “subtrair o dizimo”, ou seja, não trazer o valor correto, tentar enganar a Deus com valores falsos;Terceiro “administrar o dizimo”, pessoas que não dizimam e dizem, eu estou usando meu dizimo para ajudar tal obra, tal coisa, comprei tinta para igreja, e etc.. Sendo que a ordem é está trazer a Casa do tesouro; Quarto “subestimar o dizimo”, o povo pensava que mesmo não dizimando estaria com sua vida espiritual em ordem diante de Deus; Sendo todos nos sabemos que “onde esta o nosso tesouro, ai está o nosso coração”; O bolso é um grande revelador do coração; Quem ama a Deus é fiel no gazofilácio; Quem ama a Deus tem prazer em ser fiel a Ele nos dízimos e ofertas.

4. Profanação do sábado – v15 a 22 – É do conhecimento de todos que os judeus guardavam o sábado, como dia sagrado e dia de descanso – Ex16.23 -29; 20.10,11; Pois Deus nos primórdios da criação o havia santificado como dia de descanso – Gn2.1-3; Sendo desrespeitado o sábado se tornava uma profanação e quebra do seu propósito “descanso e adoração”. Aqui eles passam a confiar mais em si do que no Criador, passam a confiar mais na provisão do que no provedor; Hoje na atual dispensacão a Igreja deve observar o domingo como dia do Senhor; Temos uma pergunta a ser explicada, o texto de Isaias 40.28 diz que “Deus não se cansa e nem se fatiga”, como então esta escrito “Deus descansou”; A explicação é simples, é que Deus estava estabelecendo um principio a ser praticado por todos, o principio do descanso. O Senhor nosso Deus esta dizendo aos homens que devem saber equilibradar trabalho e descanso. Deve se trabalhar seis dias e descansar pelo menos um. É bem verdade que Deus descansou no sétimo dia, ou seja, nos dias atuais seria o sábado. Sabemos que a semana possui sete dias, vejamos aqui:

 Domingo – primeiro dia

 Segunda – segundo dia

 Terca – terceiro dia

 Quarta – quarto dia

 Quinta – quinto dia

 Sexta – sexto dia

 Sábado – sétimo dia no qual Deus Descansou...

Sabemos que este principio foi dado como mandamento no Antigo Testamento para Israel em Êxodo 20.8 -11;

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
A palavra Sábado em Hebraico “shabbaath” significa “desistir, cessar” de onde vem a idéia de descanso. É interresante notar que as arqueologias modernas revelam a existência entre os Babilônicos, povo pagão, de um dia de descanso, chamado “sabattum”, descrito como “um dia para o coração”, para este povo era proibido fazer qualquer atividade neste dia. Para o povo de Deus, desde a instituição, o sábado, ou dia do descanso vem dividindo o tempo em períodos de sete dias – (Gn7.4; 8.10-12). Sabemos que até nos dias de hoje Israel observa este mandamento; pois seria um sinal entre Deus e eles – (Ex31.13). Para o Israelita é uma questão de vida ou morte, quanto a nação a negligencia do sábado significa uma infidelidade e deslealdade a Jeová – (Jr17.19-27). Mas qual é a posição da Igreja nos dias atuais e na atual dispensacao?
Sabemos pela Bíblia que Jesus morreu na sexta, permaneceu no sepulcro no sábado, mas no domingo ressuscitou; Domingo o primeiro dia da semana –
E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela. E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve. E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos. Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia – (Mt 28.1-6).
Qual é a posição da Igreja? Depois da ressurreição de Cristo, o primeiro dia da semana tomou o lugar do sétimo que, pelo exemplo do Senhor e dos apóstolos, foi consagrado como o sábado cristão – (Jo20.19-29; At20.7; 1Cor16.2). Também se distingue o primeiro dia da semana pela descida do Espírito Santo, quando os seguidores de Jesus se habilitaram a grande tarefa missionária – (At1.8; 2.1). Assim como o sábado do Velho Testamento comemora a completa execução da maravilhosa obra da criação, cuja perfeição foi manchada pelo pecado do primeiro, Adão da mesma maneira, o sábado cristão, o dia do Senhor – (Ap1.10), do Novo Testamento, comemora a consumação da bendita e admirável obra da redenção dos filhos desse primeiro Adão, obra que no primeiro dia da semana foi culminada com a ressurreição do Redentor. Quando os cristãos dos dias atuais guardam e atentam bem para o Dia do Senhor, guardando sempre para a honra e gloria de segundo Adão, Cristo Jesus, que por eles venceu ate a morte.
Domingo
O domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de oração e de descanso para a maioria dos cristãos e povos de todo o mundo.
1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia último dia
Domingo Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Hoje o domingo tem como principio o “Dia da pausa”, ou seja o dia que todos dao uma pausa em suas atividades corriqueiras. É muito perigoso para alguem nao respeitar este principio que foi estabelecido por Deus para restabelecer nossas energias fisicas e espirituais – (Mc6.31).
O domingo deve ser observado como um dia de reflecao; E duas perguntas devem ser feitas: O que fizemos na semana que se passou? O que faremos da semana que se inicia? Ou seja “retrospectiva e prospectiva”.
Muitos ficam com sua conciencia pesada quando alguem lhe aborda sobre dormir, descansar, repousar e etc... Voce nao deve ter a conciencia pesada por dormir bem, e descansar. Pois a Biblia diz assim :
“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir” – (Ec5.12);

5. Casamento com mulheres pagãs – v23 a 28 – Aqui temos a forte mensagem sobre o perigo do casamento misto; O casamento misto provoca um desajuste nos princípios estabelecidos por Deus para a estrutura de uma família – v26,27; Aqui temos o relato de um obreiro que praticou este ato e profanou o sacerdócio casando com uma mulher paga – v28; Um grande especialista em casamento de nossa nação disse que 75% dos casamentos mistos enfrentam sérios problemas. O casamento misto prejudica a educação dos filhos – v24; Havia deficiência na fala do hebraico, os filhos tiveram sua comunicação e linguagem prejudicada; Vamos como Neemias combater fortemente o casamento misto:

Conclusão – Muitas vezes a ausência de liderança pode se levar a pagar um alto preço; Neemias ficou longe de Jerusalém 12 anos e esses 12 anos de ausência foi o suficiente para o povo mergulhar num profundo abismo espiritual, vamos tomar cuidado! Muitas vezes uma liderança presente vai custar um alto preço, não iremos agradar a todos, seremos criticados, e até rejeitados por alguns, mas o que vale é estar consciente que se fez a coisa certa e necessária naquele momento. Observe o que texto diz que Neemias fez:

1. Alimpei – “os estranhos”.

2. Designei – “os sacerdotes e levitas”.

3. Forneci – “ofertas”.

Aqui estão as marcas de uma liderança presente e autêntica... Disse o Dr. Art Glasser: “A passividade é um grande inimigo”.















Um comentário:

  1. O SERVO FIEL E PRUDENTE

    “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim (Mt 24: 45- 46).



    Para sermos vencedores, precisamos vigiar e estar preparados para a vinda do Senhor. Não sabemos o dia nem a hora, mas testificamos em nosso espírito que o Senhor não tardará.

    Em Mateus 24: 37- 39 lemos: “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão, quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem”.

    De maneira prática, preparamo-nos para a vinda do Senhor, sendo purificados pelo fogo ardente que surge no meio de nós (1 Pe 4: 12). Por meio de nossas experiências de sofrimento, somos levados a queimar com o fogo do Espírito os aspectos da vida da alma que nos foram evidenciados. Se agirmos assim, certamente estaremos entre os vencedores, que serão arrebatados pelo Senhor em Sua segunda vinda (Ap 12: 5).

    Será como está escrito em Mateus 24: 40- 42: “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.

    Sermos arrebatados pelo Senhor como vencedores ou ficarmos na grande tribulação depende do crescimento de vida que obtivermos antes da Sua vinda. Se buscarmos o Senhor diligentemente e deixarmos de lado as coisas terrenais, certamente Ele nos arrebatará.

    Temos a esperança de que, quando o Senhor voltar, sejamos vencedores. Para que isso ocorra, basta que façamos aquilo que Ele nos determinou: apascentar os cordeiros e pastorear as ovelhas, isto é, alimentar e cuidar daqueles que Ele nos confiou (vs. 45- 47). Dispensar esse cuidado às pessoas requer de nós abnegação e restrição, conforme o próprio Senhor Jesus falou a Pedro.

    No final do evangelho de João, Pedro talvez pensasse que já tinha amadurecido e que não havia nada pendente quanto ao seu serviço ao Senhor. Porém o Senhor ainda precisava trabalhar em seu coração e deixá-lo consciente de mais alguns aspectos de sua vida da alma, por isso lhe perguntou: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (21: 15). Pedro respondeu que sim. O Senhor ainda lhe perguntou a mesma coisa por mais duas vezes e Pedro, então, entristeceu-se.

    O Senhor sabia que Pedro o amava, mas queria mostrar que lhe faltava aprender a ser restringido em sua alma. A vida da alma de Pedro, até então, ainda tinha muita liberdade, porque ele nunca se tinha deixado conduzir por outra pessoa, senão por si próprio.

    Nossa situação pode ser semelhante a essa. Podemos amar o Senhor, mas não ser restringidos pelo Espírito. Em outras palavras, mesmo dizendo que amamos o Senhor, podemos, na prática, recusar-nos a abrir mão de nosso tempo ou de nossas prioridades para apascentar os cordeiros do rebanho. O Senhor deseja mudar essa situação e nos tornar servos fiéis e prudentes.

    Em síntese, se desejamos ser vencedores, precisamos esvaziar-nos de nós mesmos em prol dos interesses do Senhor. O principal interesse do Senhor são as pessoas, pois foi em favor delas que Ele deu Sua vida por resgate. Nesse aspecto, devemos ser vigilantes quanto àqueles que o Senhor nos confiou, cuidando deles e não permitindo que nenhum se perca. Bem-aventurados seremos se, quando o Senhor vier, achar-nos fazendo assim. Amém!

    ResponderExcluir