O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“AUSÊNCIA DE UM LIDER”

“Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?”.
A AUSÊNCIA DE UM LÍDER...
Um dos temas centrais do livro de Juízes é destacar a “importância de um líder” e o “perigo da ausência de um líder”. Observe como a nação estava perdida e sem direção, pois perguntava “quem subira?”. Estavam completamente sem direção e orientação no que deveriam fazer e como fazer.
Quando estudamos profundamente a vida e obra de Josué percebemos que no que tange a liderança, este teve fortes falhas que provocaram no futuro grandes crises entre o povo.
Por exemplo – vemos Josué fazendo aliança com os Gibeonitas sem consultar a boca de Deus, vemos também no final de sua liderança, este dizendo ao povo que escolhessem a que Deus serviria, sendo que ele deveria mostrar cabalmente o verdadeiro caminho a seguir; Outro ponto forte em sua liderança foi durante o desenrolar de seu ministério não preparar um sucessor para conduzir Israel.
Observe o que a Bíblia diz – “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos” – (Jz17.6; 18.1; 19.1).
Queremos hoje refletir sobre este tão poderoso assunto que atinge diretamente ou indiretamente o povo de Deus em nossos dias – “liderança e sucessores”.
Hoje já está provado que estamos vivendo uma das mais agudas crises de liderança da historia da Igreja; E uma pergunta não quer calar – “Quem assumirá a igreja no futuro?” Se hoje estamos vivendo uma profunda crise, imagine o que será no futuro!
Digo sem medo de errar, se Jesus não voltar os nossos filhos e netos irá herdar uma das piores gerações de pastores e lideres de sua historia.
A questão é está quem são os futuros lideres que assumirão o bastão? Qual é o caráter, perfil, índole, preparo destes lideres que assumirão a Igreja no futuro?
CRISE DE REFERENCIAIS...
Em toda historia decorrente, os homens precisaram de referenciais para nortear suas vidas e conduzir sua história; Referenciais são pessoas que com seus princípios, estilo de vida, modelo, conduta, serve de ponto de referencia para nós conduzir nossa vida segundo o padrão de vida que estes estabelecem.
Na historia secular e religiosa temos referenciais; Quem já não ouviu falar de:
1. Martin Luther King jr.
2. Abraão Lincoln.
3. Nelson Mandela.
4. Daniel Berg e Gunnar Vingren.
5. Cícero Canuto de Lima.
6. J. P. Colenda.
7. Estevão Ângelo de Souza, e outros que falta espaço e tempo para comentar aqui...
O homem é liderado por referenciais, sem referenciais ele se perde em meio ao mar de idéias e conceitos modernos.
Você se lembra do que Jesus disse – “Segue-me” – (Mt9.9); ou seja, ele estava dizendo eu sou o seu referencial; Pedro disse ao paralitico na porta do Templo – “olha para mim”, ou seja, eu sou seu referencial; Você se lembra do que Paulo disse a Igreja de Corinto; Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores – (1Cor4.16), ou seja, Igreja eu sou o seu referencial.
E hoje temos referenciais? E amanhã teremos outros? Pense nisto, é hora de preparar-mos sucessores...
OLHANDO PARA O EXEMPLO DA LIDERANÇA DO PASSADO – (Nm27.12-23).
O DESEJO DE DEIXAR UM SUCESSOR...
Quando olhamos para a biografia de Moisés, podemos observar que quando o Senhor Deus disse a ele, que ele não entraria na terra da promessa, logo percebemos claramente que Moisés se preocupou com o futuro do povo; Este disse a Deus:
“Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor” – Nm27.15-17.
Vemos aqui a preocupação de Moises em deixar um líder, um referencial para o povo seguir e nortear sua vida.
Observamos nesta transição algumas poderosas lições para os nossos dias:
1. Deus aponta o homem que substituirá Moises – “Toma para ti Josué”; Como se faz necessário destacar isto, foi Deus que apontou Josué para ser o sucessor de Moisés; Apesar de Josué já ter uma historia ao lado de Moisés, a escolha de seu nome não partiu de Moisés, mas sim de Deus. Como é bom saber que foi Deus quem apontou, se tem mais segurança e credibilidade.
2. Deus diz o motivo da escolha de Josué – “homem em que há o Espírito”; Alguns teólogos dizem que Espírito aqui se refere ao Espírito Santo de Deus; Mas também há teólogos que afirmam algo mais, que este Espírito aqui citado, se refere também ao espírito de liderança, espírito ministerial, espírito vocacional que havia em Moisés, também havia em Josué. Por esta razão este estaria mais a altura para assumir o lugar de Moisés.
3. Deus mostra a forma e o método da transição:
a. Põe a tua mão sobre ele – transferência de virtude; comunicar virtudes; Não se esqueça, as nossas mãos comunicam virtudes.
b. Apresenta perante Eleazar, o sacerdote – o ministério sacerdotal da época; Tinha que se aprovado e apresentado ao ministério da época, a liderança espiritual de então.
c. Perante toda congregação – cercado de testemunhas e provas humanas; Esse negocia de ser consagrado num quartinho da esquina pelo fulano de tal, sem que a Igreja saiba, não funciona, tem que ser perante toda a congregação da qual você participa. Quantos obreiros que trocam de Igreja e vão para uma Igreja sem critérios só em busca de credencias, e são consagrados e voltam querendo na forca que a Igreja aceite sua consagração.
d. Dá-lhe mandamentos aos olhos dele – orientações, conselhos ministeriais sobre o desenrolar do seu ministério; Aqui se refere a uma cerimônia de transição e transferência de autoridade.
e. Põe sobre ele a tua gloria – ou seja, a honra, o respeito ministerial e a autoridade de Moises, estavam agora sobre Josué.
Quando olhamos para a historia bíblica percebemos que os grandes homens de Deus deixaram sucessor.
1. Moisés deixou Josué;
2. Samuel treinou Davi;
3. Davi deixou Salomão;
4. Elias deixou Eliseu;
5. Eliseu deixou Jeú;
6. Jesus deixou os onze discípulos;
7. Paulo deixou Timóteo;
8. Timóteo confiou a homens idôneos e fieis;
9. E homens fieis e idôneos confiaram a outros...
COMO PREPARAR UM SUCESSOR:
Vamos agora estudar a biografia de Moisés e ver como este preparou o seu futuro “sucessor”; Vejamos algumas preciosas lições:
1. Convide ele para caminhar com você - E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus – (Ex24.13); O obreiro tem que caminhar com seu líder em oração, na leitura bíblica, na cultura, na unção, na credibilidade e respeito; Imagine você o líder ter um sucessor com fortes desigualdades! Não seria isto jugo desigual de ministério? O sucessor tem que ter as mesmas características ministeriais do seu líder, para não haver contradição.
2. Delegue a ele tarefas, para conhecer e perceber o seu desempenho - Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué – (Nm13.16); Moisés começou a colocar Josué na linha de frente das batalhas para conhecer o seu desempenho e habilidade – (Ex17.8-16); E não somente isto começou delegar a ele tarefas nobres, com a intenção de conhecer seu caráter e sua fidelidade.
3. Perceba a disposição deste em pagar o preço para ser um homem espiritual - Mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda – (Ex33.11); O sucessor de um líder espiritual deve ser um homem espiritual; Josué como sucessor de Moisés estava disposto, e dando indicadores que este estava disposto a pagar o preço para obter um nível significativo na sua comunhão com Deus;
4. Veja se este antes de honrar a Deus que não se vê, está disposto a honrar você que se pode ver – E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés - Js1.1; E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do SENHOR, faleceu, com idade de cento e dez anos - Js24.29; Aquele que não serviu, nunca será servido; Aquele que não honrou, nunca será honrado; O sucessor deve ser uma pessoa que sempre lhe prestou completa fidelidade ministerial e pessoal; Uma pessoa que sempre esteve submisso a suas orientações e ordens ministeriais; Esteve sempre debaixo de sua cobertura ministerial.
Conclusão – Que Deus nos de graça e condições de preparar-mos obreiros e lideres para assumir responsabilidade no dia de amanhã.

Estudo Ministrado no Culto de Ensino;
Catanduva - SP

domingo, 3 de outubro de 2010

QUAL PEDRA ESTA FALTANDO EM SEU ALTAR?

E REPAROU O ALTAR DO SENHOR...
E ELIAS TOMOU DOZE PEDRAS...
Texto – 1Rs18.30.31

Introdução – Estive meditando profundamente sobre a essência deste texto e sua mensagem espiritual para nossos dias; Israel estava vivendo uma das suas mais profundas crises espirituais de seus dias; Elias o homem de Deus, como o instrumento de Deus naqueles dias, percebendo á crise, convoca o povo para uma decisão profunda.
No Monte Carmelo lá estava Elias, Israel e os profetas de Baal e Ásera; O desafio estava lançado; Quem responder com fogo, este é Deus...
Os falsos profetas clamaram, clamaram, clamaram e nada aconteceu; Chegou a hora do profeta Elias; Quando Elias se aproximou percebeu e teve a sensibilidade de entender que o “fogo não iria descer” se o altar não fosse restaurado.....
Então ele pede, que se coloque todas as pedras que estavam faltando no altar...
Quando lia este texto, Deus me fez a seguinte pergunta! Qual a pedra que está faltando no teu altar? Daí então surgiu este estudo:
Preste bastante atenção são doze pedras, não são oito, não são nove e não são dez ou onze, mas sim, são doze; Qual está faltando em seu altar?
QUAL A PEDRA QUE ESTA FALTANDO NO MEU ALTAR?
1. Pedra da perseverança:
Aqui esta uma das pedras que esta faltando no altar e consequentemente na vida de muitos crentes – “perseverança”; Alguém disse que perseverança é uma pessoa que persegue o seu objetivo, e não desiste; Eu gosto da definição que li, quando diz que uma pessoa perseverante, é uma pessoa que se recusa ouvir a voz que lhe diz – desista, você não vai conseguir;
Qual é o segredo dos homens e mulheres que fizeram historia? Sem duvida alguma é a perseverança.
1. Abraão se tornou o pai da fé, porque foi perseverante;
2. José viu os sonhos se tornarem realidade, porque foi perseverante;
3. Josué e Calebe entraram na terra prometida, porque perseveraram;
4. Jó entrou para a galeria dos heróis de Deus, porque perseverou em acreditar na vida;
5. Os quatro amigos do paralitico, viram o seu objetivo concretizado, porque perseveraram em meio aos obstáculos.
6. E assim muitos outros são citados na Bíblia e em livros porque foram perseverantes em seus objetivos.
Vamos buscar esta pedra e colocar no nosso altar.
2. Pedra do compromisso:
Outra pedra que é fundamental no altar do crente é a pedra do compromisso; O que está sobrando é talento e pessoas com muita capacidade, mas esta faltando pessoas com compromisso;
Compromisso com o que?
Não basta dizer que é, ou que sou um crente; se faz necessário no meu cotidiano demostrar com meu estilo de vida que sou um crente compromissado.
O crente deve ter compromisso com a Bíblia - lendo, crendo, e praticando; O crente deve ter compromisso com sua Igreja, cultuando, participando, e ofertando; O crente deve ter compromisso com os seus relacionamentos pessoas, respeitando, honrando e sendo fiel; O crente deve ter compromisso com seus princípios e valores, não negociando e abrindo mão; e acima de tudo o crente deve ter compromisso com o seu Deus, temendo, honrando e adorando com sua vida.
3. Pedra da humildade:
Outra pedra fundamental que não pode faltar no altar do crente, é a humildade; A humildade é uma virtude que não pode faltar no crente que serve a Deus, pois sem humildade não vem a honra, pois a Bíblia diz que diante da honra vai a humildade.
Certa vez ouvi um grande mestre dizendo que a palavra humildade significa nas suas línguas originais “húmus”; O húmus, aquela terra preta que é fonte de matéria orgânica para a nutrição do solo, tem a mesma origem etimológica das palavras humildade e humilde. Em latim, humus quer dizer chão, dando origem ao adjetivo humilitas, "que está no chão". Humble, a palavra humilde em inglês e em francês, tem a mesma etimologia.
Abraão Lincoln dizia – “queres conhecer a alguém de poder a ele”. O Sábio Salomão disse – diante da honra vai à humildade – (Pv18.12); Deus disse através do profeta Miquéias - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e Andes HUMILDEMENTE com o teu Deus? – (Mq6.8).
Quando estudamos a historia percebemos que muitos caíram e fracassaram por falta de humildade:
1. Lúcifer foi expulso do céu por falta de humildade;
2. Titanic afundou por falta de humildade;
3. Nabucodonosor foi comer capim por falta de humildade;
4. Uzias morreu leproso, por falta de humildade;
5. Pedro negou a Jesus por falta de humildade;
6. E outros mais...
4. Pedra da Gratidão:
Agora me vem a mente o pensamento de Lin Yutang, de apenas seis palavras, mas de profunda significação: “Quando beberes água, pensa na fonte”.
Agradecido, gratidão é uma virtude que não pode faltar na vida do crente; O fogo de Deus nunca irá se manifestar na vida de alguém que é murmurador; Seja sempre agradecido, e expulse o espírito de murmuração, nu nunca se esqueça daqueles que de alguma forma te ajudaram - (1Ts5.18; Cl3.15).
Devemos ser gratos em duas direções:-
• Vertical - Deus
• Horizontal - Homem
“Quem não agradece o quem tem não merece o que possui”
Pr. Elandi Mariano
Quantas pessoas que não conseguem ser alguém no Reino de Deus por não ser uma pessoa grata.
Não conheço alguém que chegou a algum lugar de relevância sem ser grato a Deus e aos homens.
Qual pedra esta faltando em seu altar?
Faca agora uma profunda reflexão e veja qual a pedra das doze, estão em falta em sua vida.

CATANDUVA - SP