O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

sábado, 20 de dezembro de 2014

"PEQUENAS COISAS QUE FAZEM A DIFERENÇA NO EXERCÍCIO MINISTERIAL".




Texto Base - Ora, quem despreza o dia das coisas PEQUENAS? Pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra – (Zacarias 4.10).
Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas PEQUENAS moedas, que valiam meio centavo – (Lc21.1-4).

Pensamentos –
“Grandes batalhas foram perdidas por causa de um pequeno detalhe”
“As ações do homem são os melhores indicadores de seus princípios”
Stephen Charnock

Uma grande empresa de sucesso fez uma pesquisa, para analisar o perfil das pessoas mais bem sucedidas, e chegaram a seguinte conclusão: Veja as características mais fortes:-

1.      Agradecido, gratidão - Seja sempre agradecido, e expulse o espírito de murmuração, nu nunca se esqueça daqueles que de alguma forma te ajudaram - (1Ts5.18; Cl3.15).
Devemos ser gratos em duas direções:-
·         Vertical - Deus
·         Horizontal - Homem
“Quem não agradece o quem tem não merece o que possui”
Pr. Elandi Mariano

2.      Pontualidade - Procure ser pontual nos tratados, negócio e horários 
3.      Grandeza - Procure alegrar-se quando seu semelhante alcançar sucesso, prestigio - (Rm12.15).
4.      Palavras - Lembre – se que palavras produzem vida – Muito obrigada, Me da licença, Ótimo, Por favor, e etc...
“Morte e a vida estão no poder da língua" Pv18.21
5.      Prestação de contas - Procure dar satisfação a seus superiores – Por que não vai vir, Porque faltou e etc. (Lc9.10; At14.27; 15.4;21.19).
6.      Saber seu lugar – Procure aguardar ser chamado, convidado, evite pessoas que só gostam de festas, pois isto revela oportunismo, nas filas de primeiro lugar ao seu superior, siga a ordem (Jo2.4; Lc14.7-10;  Pv27.8; Ec10.5-7).


 Pr. Ademilson Gomes de Oliveira.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

“CONVICÇÃO DE SUA CHAMADA E DE SUA VOCAÇÃO”.







INTRODUCÃO:
Umas das coisas fundamentais para que o Obreiro de Deus tenha sucesso em seu ministério, é este ter convicção de seu Ministério e sua Missão. Quando lemos este versículo encontramos a palavra “mandado de Deus”, ou como esta na versão da Bíblia de Jerusalém “por ordem de Deus”, ou seja, Paulo esta dizendo a Timóteo que ele tinha total convicção de sua chamada, vocação e propósito ministerial.
Paulo esta dizendo que não por ordenação humana, ou por imposição pessoal, mas por mandamento divino que ele era apostolo. É muito triste um obreiro que esta envolvido no ministério sem ter convicção que o Senhor o chamou, tal obreiro será cercado por “medo, incerteza, duvida, oscilações” por não ter convicção.
Como Paulo, temos total certeza que aquilo que estamos fazendo foi Deus quem mandou? Quando olhamos para a vida de Paulo temos o inicio, a continuação e o termino de seu ministério.
Em Atos 9.6 temos o inicio com a seguinte pergunta: “Senhor, queres que eu te faca?”; Em Atos 20.24 temos a continuação com a seguinte afirmação: “Mas em nada tenho em minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus”, vejamos que ele não perdeu o foco de sua missão e propósito; Em 2Timoteo 4.7 temos o final com a conclusão: o tempo de minha partida é chegado - “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.
O Ponto de partida para uma vida frutífera é quando surge em nosso coração esta pergunta “Senhor, que queres que faca? Quando Deus nos revela e nos mostra qual é o nosso papel no seu Reino, imediatamente somos possuídos de uma profunda convicção de que estamos no lugar certo, na direção certa, e fazendo o que é certo, porque foi mandado de Deus.
Oxalá que o amado companheiro tenha convicção do papel que vem desempenhado no Reino de Deus e no Santo Ministério. “Como uma âncora no meio de um mar alto, mantém o navio firme, forte e lhe da segurança, assim é a convicção, mantém o obreiro firme, forte e seguro em meio às tempestades do ministério”.

A CHAMADA E SUA IMPORTÂNCIA:
Um Obreiro sem a chamada é como!
ü  Um peixe fora da água; pula muito, mais esta morrendo,
ü  Um viajante sem destino ou rota de chegada,
ü  Um homem sem farolete no escuro da noite,
ü  Um céu sem estrelas,
ü  O sol sem sua luz e calor,
ü  Uma casa sem alicerce e tudo mais que não tem sentido.
Obreiro do Senhor tem que ter certeza da sua chamada, sem a qual ele não irá muito além no seu ministério - Leia (Mc 1.17; Rm1.1; Mt9.9).
Temos aqui agora enumerar alguns preciosos motivos de sua chamada:
  1. Esclarecer que ministério, nunca foi uma profissão, mas sim “chamada e vocação” – (Ef4.11; Hb5.4);
  2. A certeza da chamada faz o servo de Deus “superar” os obstáculos – (Nm12.1-16; At14.19-22);
  3. A chamada acompanha a “missão” faz ter convicção para onde deve ir e não ir, ou seja, estabelece seus alvos e metas.

O MÉTODO DA CHAMADA DO OBREIRO:
Temos nas Escrituras pelo menos dois métodos revelados:
1.    “Método direto” - Deus tem chamado homens de um modo direto - (Gn6.13; 12.1; Ex 3.10; 1Sm3.20; Is 6.9 e At9.6); Paulo foi chamado pelo método direto;
2.    “Método indireto” - Deus também usou o método indireto na Bíblia para chamar e designar com grande objetividade - (Gn37.5-10; Nm27.18; Rm16.21); Timóteo foi chamado de modo indireto.

O QUE É CHAMADA? O QUE É VOCACÃO? O QUE É PROFISSÃO?
1.    Profissão – é aquela habilidade que o homem se habilitou a fazer em faculdades, cursos, ou em treinamentos, como: Carpinteiro, Encanador, Eletricista, Padeiro, e outras mais...
2.    Chamada – do latim, “clamare”, gritar; conclamação feita por Deus aos homens; Existem na Bíblia duas chamadas – a primeira é a “inclusiva”, quando os homens são chamados a salvação, e a segunda é a “exclusiva”, quando os homens são chamados a desempenhar os diversos ministérios no corpo de Cristo. 
3.    Vocação - do latim, vocactione, chamamento; é a irmã gêmea da chamada, pois junto com a chamada vem a vocação; Vocação é o papel que o chamado deve desempenhar dentro do corpo de Cristo; Por exemplo – Pastor, Evangelista, Profeta, Apostolo, Mestre e outros mais...
Perceba-se que profissão, chamada e vocação são palavras distintas uma da outra; Alguém pode estar no ministério sendo um excelente profissional, sendo chamado por Deus para o ministério e possuindo uma vocação para pastor; Ou alguém pode ser um excelente profissional, e não ter chamada para o ministério e muito menos vocação.
Quando olhamos para Paulo percebemos em suas cartas que ele possuía uma profissão – “fazedor de tendas”; Tinha uma chamada dada por Deus para servir o Reino, e sua vocação – “apostolo e mestre”.

CHAMADA E SUAS MOTIVACÕES!
Quando analisamos a chamada partindo do ponto de vista da motivação, percebemos e chegamos a seguinte conclusão, que existem pelo menos dois grupos – o da motivação errada, e a motivação correta.
Maneira errada de entrar para o ministério:
1.    Por salário;
2.    Por estatus;
3.    Por fama;
4.    Por posição;
Maneira correta de entrar para o ministério:
1.    Por paixão as almas;
2.    Convicção pessoal; Por amor a Deus;
3.    Por missão e propósito divino;
4.    Por chamada.

COMO SABER SE TENHO UMA CHAMADA?
Spurgeon disse – “É- lhe imperativo que não entre no ministério enquanto não fizer profunda sondagem e prova de si próprio quanto a esse ponto”.
Crendo como esses homens, na importância do chamado ministerial, quero apresentar quatro perguntas que podem ser utilizadas para avaliar esta convocação:-
As perguntas:
  1. Há um Anseio?
Um dos elementos fundamentais do candidato ao ministério é o anseio, o desejo de participar do santo ministério, de ser membro deste tão nobre papel. Uma coisa deve ser observada, se o candidato não tem desejo de participar do ministério, por que então colocá-lo no ministério? O tal deve ter desejo e anseio de ser ministro – (1Tm3.1).
  1. Há confirmação?
A confirmação ministerial se dá pelo menos em duas direções, na Vertical e na horizontal – Deus e os homens:
ü  Outros, as pessoas que estão em sua volta constantemente afirmam perceber em sua vida uma chamada para o ministério – (At16.1,2; 1Tm1.2).
ü  Divina – Deus de alguma forma sobrenatural, por profecia, revelação ou sonhos confirmou sua chamada para o ministério? – (1Cor16.8,9).
  1. Existem Habilidades?
Todos os homens são possuidores de talentos, alguns receberam “talentos naturais”, outros “divinos ou ministeriais”. Alguns já nasceram com o dom natural de ser cantor, comunicador, e etc. Outros receberam de Deus o dom de Pastor, capacidade para apascentar e nutrir, Apóstolo, capacidade para fundar trabalhos, Profeta, capacidade para comunicar palavras proféticas, Evangelista, capacidade para convencer os pecadores da necessidade de salvação, Mestre ou Doutor capacidade para formar e doutrinar a Igreja, para a edificação do corpo de Cristo, a Igreja – (Ef4.11,12).
  1. Há um Estilo de Vida Integro?
Quando é verificado no candidato ao ministério o anseio e desejo de participar do ministério, deve então fazer-se está pergunta: Você tem estilo de vida condizente com os requisitos estabelecidos para fazer parte do mesmo? Não adianta ter o desejo, o anseio se não tiver vida ilibada, integra, digna para estar no ministério, ministério é algo santo, e os que desejam fazer parte do mesmo deve ter vida santa. Análise os requisitos estabelecidos por Paulo nas suas cartas pastorais – (1Tm4.16; 1Tm3.1-7; Tt1.6-9).

Essas são quatros perguntas importantes que a pessoa deve fazer quando estiver considerando o ministério. Se depois destas quatro perguntas o candidato se achar digno e preparado para servir ao santo ministério, é um forte candidato.


Paulo disse – por mandato de Deus...