O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

domingo, 2 de janeiro de 2011

DEBORÁ, UMA IGREJA QUE VEIO PARA FAZER A DIFERENCA

E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão – Jz4.6,7
Novamente quando olhamos para o Livro de Juízes, em especial ao capitulo 4.4 encontramos ali uma “projeção profética”, uma “figura”, uma “tipologia” da Igreja.
Quando olhamos para Débora, encontramos ali em sua biografia, traços proféticos da Igreja dos dias atuais e também do futuro; Podemos estudar o capitulo quatro na perspectiva de uma mulher que veio para fazer a diferença, crente que veio para fazer a diferença, uma igreja que veio para fazer a diferença. Quem é a Igreja que faz a diferença?
O PERFIL DE DÉBORA, A IGREJA QUE FAZ A DIFERENCA:
1. TINHA SENSO DE SUA MISSÃO – “UMA MULHER LEVANTADA POR DEUS EM UM TEMPO DIFICIL” – v6,7.
Entendemos também que a Igreja foi levantada por Deus neste tempo, tempo difícil, tempo de opressão, tempo de sofrimento para promover libertação e refrigério aos habitantes da terra.
Débora era o tipo de mulher e pessoa que tinha senso de sua missão; Não acreditava que veio ao mundo por acaso, nem estava aqui de passagem apenas, mas sim tinha consciência que Deus a levantara para um propósito;
Aqui esta uma das grandes marcas das pessoas de sucesso e bem sucedidas nos dias atuais – “senso de sua missão”, sabe por que veio ao mundo e para que veio ao mundo;
Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a ele; Essa atribuição é conhecida como sua missão; Deus quer que você tenha tanto um ministério no corpo de Cristo, quanto uma missão no mundo; Seu ministério é o seu serviço junto aos que crêem, “Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus” - (Cl1.25) “E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” - (1Cor12.5), e sua missão é o seu serviço junto aos que não crêem.
Definição da palavra missão:
A missão de sua vida é tanto “comum” quanto “específica”, ou seja, inclusiva ou exclusiva; Parte dela é uma responsabilidade compartilhada com todos os outros cristãos, e a outra parte é a uma tarefa separada exclusivamente para você.
A palavra “missão” tem sua raiz na palavra latina para “remeter” ou “enviar”. Ser cristão inclui ser enviado ao mundo como representante de Jesus Cristo; Jesus disse: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio” - (Jo19.30).
Jesus entendeu nitidamente a missão de sua vida sobre a terra; Quando estava com doze anos de idade, ele disse: Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu pai, (Lc2.49), e 21 anos mais tarde, morrendo na cruz, ele disse: “Está consumado” - (Jo19.30); Como capa e contra capa de um livro, essas duas declarações emolduram uma vida plena, que foi dirigida por um propósito; Jesus completou a sua missão que lhe foi confiada pelo Pai.
A missão de Jesus na terra agora é a nossa missão, pois somos o corpo de Cristo; Por que devemos continuar na igreja, que é seu corpo espiritual, o que ele fez em seu corpo físico? Que missão é essa? Apresentar Deus às pessoas! A Bíblia diz: Deus[...] por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele; E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele - (2 Cor5.18).
Deus quer resgatar os seres humanos de Satanás e reconciliá-los consigo, para que possamos cumprir os cinco propósitos para os quais ele criou: amá-lo, ser parte de sua família, tornar-nos semelhantes a ele, servi-lo e contar aos outros a respeito dele.
Uma vez que pertencemos a ele, Deus nos usará para alcançarmos outras pessoas; Ele nos salva e então nos envia; A Bíblia diz: Estamos aqui falando em nome de Cristo - (2Cor5.20). Somos os mensageiros de Deus e espalhamos as boas-novas de seu amor e de seus propósitos para o mundo.
William James disse: “O melhor uso que se pode dar à vida é empregá-la em algo que sobreviva a ela”.
Alguém disse – “Se você ainda não descobriu o algo para que esteja pronto e possa morrer, então não faz sentido você viver”.
Homens que foram conscientizados de sua missão e propósito:
Sempre com a chamada, vem a missão e o propósito; Deus nunca comissiona alguém, sem antes lhe dar o mapa da sua chamada; Estas conversas que estão surgindo nos dias atuais – “Deus me chamou, mas eu não sei ainda, qual é o meu chamado”; Isto não tem base bíblica, não saia do seu lugar sem antes saber o destino do seu ministério.
Albert Einstein disse certa vez – “Se você não sabe para onde está indo, corre o perigo de chegar a um lugar indesejado”.
1. Adão e Eva – Gn1.26,28;
2. Abraão – Gn12.1-3;
3. Moisés – Ex3.10;
4. Davi – 1Sm16;
5. Amós – 7.15;
6. Jeremias – Jr1;
7. Paulo – At9.6,15 e outros...
Qual a importância de saber a missão e propósito?
Vamos aqui destacar pelo menos sete motivos de se saber a missão e propósito.
1. A missão te mantém na rota, não deixa nos perdemos o foco;
2. A missão é o mapa do nosso ministério, você sabe para onde está indo;
3. A missão nos obriga a termos objetivos e alvo pré estabelecidos;
4. A missão nos conduz a eficiência naquilo que fazemos;
5. A missão nos dá condição de fazermos uma alta – avaliação, de como estamos, e se estamos cumprindo nossa missão;
6. A missão nos leva a colocar paixão naquilo que vamos fazer;
7. A missão faze-nos sermos Bíblicos e cumprir-mos a Bíblia.
Definindo a missão e propósito:
A Igreja foi pré estabelecida na eternidade para uma missão e propósito – Ef1.4; 1Pe1.2; Sua existência e missão foi pré - anunciada por Cristo – Mt16.18; Mc9.1; No primeiro caso Jesus aponta para o futuro, o estabelecimento da Igreja na terra; No segundo caso Jesus revela o propósito do poder; Temos no livro de Atos a inauguração oficializada – At2.1-4;
A Igreja de Jesus Cristo na terra tem pelo menos dois fortes propósitos e missão:
a. Adoração – 1Pe2.5; 3.15; Jo4.23,24; Sl45.10,11; 89.7.
Lamentavelmente é perceptível a falta de reverencia e adoração nos Templos – Ec5.1; Mt15.8,9; Nosso dever é reverenciá-lo, louvá-lo e adorá-lo – Sl95.1,3,6,7.
b. Serviço – 1Pe2.9;3.15;
Se faltarmos com o nosso primeiro compromisso para com o Senhor, não atingiremos o alvo do nosso segundo compromisso que é servi-lo com o nosso trabalho – 1Cor15.58; Isso compreende a missão dessa geração eleita, que é a evangelização do mundo – Mc16.15; Mt5.13-16; Só a obediência irrestrita ao que nos ordena – 1Pe3.15, nos dará condições para isto.
Porque alguns não estão cumprindo sua missão e propósito:
Muitas igrejas e crentes não estão cumprindo seu propósito e missão por alguns motivos:
1. Negligencia, rebeldia – Jn1; Mt25;
2. Ignorância, falta de conhecimento – Hb5.2;
3. Medo – At18.8-11
4. Conflitos internos – Jo21
5. Dúvidas - Jz6;
Uma coisa precisamos nos conscientizar:
“Quando Deus chama, Ele capacita, quando Ele capacita, Ele envia, quando Ele envia, Ele supre, quando Ele supre, Ele respalda o homem que Ele chamou”.
Queres hoje como Débora, cumprir sua missão?



Nenhum comentário:

Postar um comentário