PORÉM os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde. E vendeu-os o SENHOR na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios. Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel – Jz4.1-3.
O OPRESSOR – v1-3
Quando estudamos a Bíblia, percebemos que a Bíblia possui mais de uma linguagem; Por exemplo, a linguagem literal e a linguagem figurada; No texto agora em estudo temos a linguagem literal, o que estava realmente acontecendo naquele momento e época, mas também temos a linguagem figurada, aquilo que representa, aponta para alguém ou alguma coisa em algum tempo e época.
Por exemplo:
1. Jabim aqui figura satanás, o príncipe deste mundo;
2. Sísera representa espíritos, anjos caídos que estão a seu dispor e serviço;
3. Israel representa e aponta para pessoas que estão sendo oprimidas por satanás.
Aqui conseguimos tirar quatro fortes lições para o nosso conhecimento e orientação:
1. O Diabo precisa de legalidade para agir na nossa vida – “tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor” – v1
O apostolo Paulo escrevendo aos crentes em Éfeso deu a seguinte orientação – “Não deis lugar ao diabo” – Ef4.27; Ou seja, Paulo estava dizendo – “Não de oportunidade para o diabo”; Nos termos originais, tem o sentido de – “Não abra espaço para o diabo agir”.
Não esqueça o diabo possui e tem limitações, para ele agir ele precisa de legalidade; Por esta razão o irmão Tiago diz – “resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – (Tg4.7);
Vejamos algumas de suas limitações:
1. Ele não pode tocar em você, sem que Deus permita – (Jó1.8-12; Sl34.7);
Não se esqueça Deus sabe tudo o que satanás tem planejado contra sua vida – Lc22.31,32.
2. Ele não pode fazer que você peque contra Deus – (Jó1.11,22; Gn4.7);
3. Ele não pode te acusar, se estas acusações não forem validas – (Rm8.33,34);
4. Ele não pode barrar e impedir que suas orações cheguem a Deus – (Dn10.12-14; Ef6.12);
5. Ele não pode manter você preso ao pecado, sem que você queira – (Jo8.34-36);
6. Ele não pode suportar sua resistência, se você o resistir, ele tem que sair – (Tg4.7).
Tem muito crente dando muita forca e credibilidade ao diabo sem que ele não tenha; Não podemos nos esquecer que temos ao nosso lado recursos garantidos por Deus para vencê-lo e derrotá-lo.
2. Que Deus se utiliza do mal, para instrumento de punição e justiça – “E vende-os o Senhor em mão de Jabim” – v2
Há uma pergunta que não quer calar no meio evangélico! Quem criou o mal? Satanás ou Deus?
A Bíblia responde esta tão polemica pergunta – “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas” – (Is45.7). A palavra mal aqui nos originais tem o sentido de sofrimento, dor, angústia, tristeza; Deus cria tudo isto para um determinado fim; Quando olhamos para a vida de Paulo, percebemos que ele diz que Deus permitiu que um mensageiro de satanás o esbofeteasse e Paulo orando a Deus por três vezes para que tirasse o espinho, Deus não o respondeu; Pois Deus tinha um propósito no sofrimento de Paulo – (2Cor12.7).
Lutero dizia que “O diabo é um cão na cólera de Deus”; Ou seja, que Deus é soberano sobre o diabo, mas que por muitas vezes utiliza o diabo e o mal como instrumento de juízo sobre os homens.
Alguém diz – Deus não criaria o mal! Vamos analisar dentro de algumas perspectivas:
1. Então Deus não criou o mal porque Ele teme o mal?
2. Então se Deus não criou alguém criou o mal, então existe outro criador?
3. Então porque Deus criou o mal? Para instrumento de punição e justiça...
É bom citar que não estamos tratando a degeneração de Lúcifer; Deus não criou o diabo, mas sim Lúcifer, que depois de sua rebelião tornou o seu caráter mal, tornando-se diabo, que significa adversário.
3. O diabo tem seus confederados, ele não trabalha sozinho – “Sísera era o capitão do seu exercito” – v2
É do nosso conhecimento e podemos saber disto através das Escrituras, que satanás tem espíritos maus a seu dispor; E que seu reino é um reino totalmente organizado.
O próprio Jesus disse que o reino de Satanás é organizado - (Mt12.22-29). Temos na Bíblia um exemplo profundo de que satanás quando vai atacar ele sabe:
1. Onde atacar
2. Como atacar
3. E o efeito ou resultado deste ataque
Um exemplo é a mulher encurvada:
1. Ele planejou onde atacar – sua coluna
2. Ele planejou como atacar – espírito de enfermidade
3. Ele planejou o efeito deste ataque – andaria encurvada
Vejamos que satanás tem demônios:
• Internacional - Principados
• Nacionais – Potestades
• Regional – Dominadores
• Local – Poder
a. O Principado - (Grego – arché) - significa autoridade, governante; Palavra usada para indicar poderes humanos e espirituais, mas aqui se designa a poderes angelicais, domina varias regiões vastas; > Demônios internacionais.
b. A Potestade - (Grego – eksousia) - significa autoridade dando a entender daquele que exerce uma função, estes tem uma determinada região a ser dominada; > Demônios nacionais.
c. Domínio – (Grego – kuriotes) - significa senhores, poderes angelicais que possuem domínios; > Demônios regionais.
d. Poder – (Grego – dunamis) significa seres dotados de poder, seres espirituais dotados de grande autoridade; > Demônios locais.
Temos na Bíblia um forte exemplo, o endemoninhado gadareno - (Lc8.26-39), que quando Jesus demonstrou desejo de expulsar aqueles espíritos daquela região, eles demonstraram desejo de permanecer ali.
4. O diabo quando tem legalidade para agir, ele age sem piedade, pois não conhece a palavra misericórdia – “oprimia os filhos de Israel violentamente – v3
Podemos perceber que quando satanás encontra legalidade em nossa vida para agir, ele age oprimindo violentamente; Que satanás oprime está comprovado nas Escrituras – (At10.38), Satanás oprime os homens através do tabaco, drogas, álcool, jogos, dívidas, enfermidades, possessão demoníaca e etc...
Jabim oprimiu Israel por vinte anos; Satanás tem oprimido sua vida? A quanto tempo satanás tem oprimido sua vida? Através do que?
Satanás oprimiu a mulher encurvada com espírito de enfermidade dezoito anos – (Lc13.11), o jovem lunático desde a infância – (Mc9.21), o homem gadareno desde muito tempo – (Lc8.27) e a Maria, chamada Madalena nem o tempo se sabe – (Lc8.2), quanto tempo ele tem oprimido você?
O diabo quando oprime, ele utiliza duas principais vias; Ele pode te oprimir através do corpo (enfermidades) mente (pensamentos de morte, suicídio e etc).
Mas olhamos para a Bíblia e percebemos valiosas promessas para nós agarrar:
1. O filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo – 1Jo3.8;
2. Jesus nos convida vir a ele, para sermos aliviados – Mt11.28;
3. A Unção despedaça o jugo da opressão – Lc4.19.
Não de legalidade ao diabo o resista em Nome de Jesus...
ESTUDO MINISTRADO NO CULTO DE DOUTRINA
CATANDUVA - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário