O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

domingo, 2 de janeiro de 2011

DEBORÁ, UMA IGREJA QUE VEIO PARA FAZER A DIFERENCA

Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele. E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes – Jz4.8-11
Novamente quando olhamos para o Livro de Juízes, em especial ao capitulo 4.4 encontramos ali uma “projeção profética”, uma “figura”, uma “tipologia” da Igreja.
Quando olhamos para Débora, encontramos ali em sua biografia, traços proféticos da Igreja dos dias atuais e também do futuro; Podemos estudar o capitulo quatro na perspectiva de uma mulher que veio para fazer a diferença, crente que veio para fazer a diferença, uma igreja que veio para fazer a diferença. Quem é a Igreja que faz a diferença?
O PERFIL DE DÉBORA, A IGREJA QUE FAZ A DIFERENCA:
2. TINHA UM GRANDE PODER DE INFLUENCIA E ATRACÃO PARA LEVAR O POVO A QUEDES - (SANTUARIO) – “DEBORA ERA UMA MULHER QUE INLFUENCIAVA E NÃO ERA INFLUENCIADA” – v8-11.
Deus nos chamou para influenciar, e não sermos influenciados; A grande missão da igreja é influenciar os que estão nesta terra; Se torna uma pena comentarmos aqui uma triste realidade – hoje muitos da igreja estão sendo influenciados pelo mundo de então, enquanto estes deveriam estão influenciando.
Quando abalizamos a biografia de Débora percebemos que ela influenciou Baraque que estava um pouco indeciso, que acabou influenciando a Naftali e Zebulom.
Quando o Senhor Jesus foi exemplificar o poder de influencia da Igreja, ele citou como exemplo o sal, a luz e a candeia; Ambos são elementos que influenciam os que estão em sua volta; A igreja foi levantada por Deus para influenciar.
Temos na historia bíblia dois tipos de pessoas – as significativas e as insignificantes:
1. Pessoas significativas são aquelas que passaram por este mundo e deixaram profundas marcas e um profundo impacto na vida das pessoas, não conseguiram passar por esta vida sem ser percebidas;
2. Pessoas insignificantes são aquelas que passaram por este mundo e não deixaram marcas e não causaram impacto na vida de seus contemporâneos, não foram percebidas por ninguém.
Vejamos alguns exemplos na Bíblia:
a. Abel foi uma pessoa significativa;
b. Caim foi uma pessoa insignificante;
c. Abraão foi uma pessoa significativa;
d. Ló foi uma pessoa insignificante; Quantos que você conhece que se chama Ló?
e. Davi foi uma pessoa significativa;
f. Saul foi uma pessoa insignificante;
g. Os discípulos de Jesus foram pessoas significativas na historia da Igreja;
h. Judas foi uma pessoa insignificante;
i. Paulo foi uma pessoa significativa;
j. Demas foi uma pessoa insignificante, pois desistiu no caminho;
Que tipo de pessoa sou eu?
SIGNICATIVA OU INSIGNIFICANTE?
Sou significativo para meus pais, filhos, esposa, família, igreja, sociedade?
Lembrem-se pessoas significativas fazem faltas...
Alguém pergunta o que é influência?
“Poder ou ação que alguém exerce sobre outrem ou sobre certos fatos ou negócios”;
“Influência é a capacidade de alguém de levar outros a segui-lo em direção a um alvo e um propósito”.
Alguém pergunta como influenciar?Podemos-nos influenciar com nosso caráter, nossos atos, nosso falar, nosso vestir, nossa postura, nosso talento, nosso estilo de vida.
Você lembra que a rainha de Sabá ficou influenciada com a postura dos servos de Salomão – 1Rs10.4,5.
Influenciar para que?
A própria bíblia responde, para onde Débora e Baraque levaram o povo? Para uma cidade chamada QUEDES; Que significa “SANTUARIO”.
Um dos maiores propósitos da Igreja é levar o povo para o santuário eterno (Nova Jerusalém), onde para todo sempre estaremos ao lado de Deus.
O que se faz no Santuário?
Através do salmo de numero 27.4 podemos ter uma visão profundo do que é o Santuário; Santuário é um local de:
1. Contemplação – O salmista diz que ali se contempla a formosura da face de Deus; O santuário que hoje chamamos de Igreja, tem como prioridade a adoração a grandeza e soberania de Deus; Infelizmente hoje muitas igrejas estão atraindo o povo para o santuário para pedir, buscar coisas materiais e seus interesses pessoais, enquanto se sobrar tempo no culto Deus é adorado.
Nunca como agora estamos ouvindo falar de prosperidade como agora, as igrejas estão explorando o desejo do povo de possuir e pregam um Evangelho da prosperidade.
Deus deseja que seu povo não busque sua “mão”, o que ele possa oferecer, mas sim que o seu povo busque sua “face”, o que ele é e representa para cada um.
Observe o que diz nos seguintes textos – 2Cron7.14; Sl24.6;
2. Aprendizado – O salmista diz que o segundo propósito do santuário é o de se aprender, ser educado, ser ensinado pelo grande educador do universo, Deus.
Santuário é lugar de crescimento, e crescimento significativo, precisamos nos conscientizar que estamos na igreja para aprender, e tem que ter pessoas para ensinar.
Hoje percebemos duas tristes realidades nas igrejas atuais:
1. Grande número de sacerdotes que não tem capacidade para ensinar; Por quê? Não foram ensinados, e “quem não se senta para aprender, não pode se levantar para ensinar”.
Quando estudamos o livro de Oséias percebemos ali uma forte sentença dada por Deus aos sacerdotes daquela época; Vejamos:
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” – Os4.6.
Veja que Deus culpa o sacerdote pela ignorância do povo; Mas Deus estava e esta certo, porque é do sacerdote que buscarão o conhecimento e a lei – Ml2.7.
2. Grande número de crentes que se recusam a aprender; Hoje os crentes em sua maioria não estão muitos preocupados em aprender a lei do Senhor;
“Uma grande reclamação do Todo – Poderoso, a seu povo” - Texto para meditação – Oséias 8.12;
“Escrevi para eles as grandezas da minha lei, mais isso é para eles como coisa estranha”.
Umas das coisas que mais tem entristecido a Deus é o pouco valor que o seu povo, os “crentes” tem dado a sua Palavra.
Para muitos a Bíblia tem sido uma coisa estranha, desconhecida, sem utilidade nenhuma, muitos não lêem, estudam e não pesquisam a Bíblia.
A Bíblia esta esquecida nas estantes das salas de muitos crentes, outros deixam na igreja, outros não se preocupam em participar de escolas dominicais, cultos de ensino e estudos Bíblicos que valorizam a Palavra de Deus.
Os cultos com o menor número de freqüência são os de maior exposição da Palavra de Deus, infelizmente os crentes estão perdendo o gosto e desejo de estudar e se aprofundar no conhecimento das Escrituras.
Vamos valorizar a Palavra de Deus!
Hoje percebemos que o que atrai o povo não é o certo, mas sim o que funciona; Hoje o que atrai o povo é o que Deus vai me dar, não o que eu vou dar a Deus;
Esta é uma triste realidade em muitos lugares, igrejas que se recusam a aprender, não estão preocupadas em saber qual é a vontade de Deus sobre aquele assunto; Pelo contrario vão consultando por muitas vezes o seu próprio coração e vão indo de mal a pior.
Santuário é lugar de se aprender sobre Deus, e conhecer a vontade de Deus a meu respeito.
Alguns vêem para o santuário para conversar, trocar recadinhos, desfilar seu mais novo modelo de roupa, dizer a sua consciência que veio ao culto; Sendo que o propósito do santuário é muito mais forte.
No Antigo Testamento foram destacadas algumas cidades que foram chamadas de cidades de refugio; Entre estas cidades estava uma cidade chamada “QUEDES” que era destacada para levar os impuros do povo; Era uma cidade que servia de refugio para os impuros; Hoje a Igreja deve ser um refugio para os impuros de nossos dias; Pois Cristo os purifica e os santifica para servir a Deus e a sociedade – Hb10.19-22; 1Pe1.16.
Vamos influenciar os povos e levá-los ao santuário de Deus...





Nenhum comentário:

Postar um comentário