O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

sexta-feira, 3 de abril de 2015

O CUIDADO DA SAÚDE DO OBREIRO, OU DO MINISTRO.


Texto em meditação - (1Timóteo 5.23).

         O apóstolo Paulo demonstra seu zelo pastoral ao preocupar-se com a saúde de Timóteo. Aqui vamos destacar algumas verdades:
         a. O descuido comum dos obreiros. É muito comum o obreiro gastar todo o tempo cuidando do rebanho e esquecer-se de si mesmo.Timóteo era um jovem tímido e doente. Cuidava dos outros, mas estava descuidando de si mesmo. Precisava dar atenção à sua saúde para poder cuidar da igreja.
         b. O reflexo da obra na saúde do obreiro. As pressões do ministério são enormes, e Timóteo estava à frente da maior igreja da época, a igreja de Éfeso e era a capital da Ásia Menor, uma cidade complexa e com muitos desafios. Os falsos mestres perturbavam a igreja, e Timóteo precisava lidar com essas pressões que vinham de fora e também com as tensões que vinham de dentro da igreja. O desgaste emocional e os reflexos que esse desgaste tinham na saúde de Timóteo levaram Paulo a orientar o jovem pastor a cuidar de sua saúde. O ideal romano era uma mente sã num corpo são.
         c. A momentos de confiar em Deus, e há momentos de fazer uso de medicamentos. Alguns obreiro querem espiritualizar aquilo que não pode e não deve ser espiritualizado. Kelly afirma que os efeitos benéficos do vinho como remédio contra distúrbios dispépticos, tônico e forma de contrabalançar os efeitos da água impura eram geralmente reconhecidos na Antiguidade. O vinho era usado tanto para doenças físicas como emocionais - (Pv31.6). O pai da medicina, Hipócrates, recomendava doses moderadas de vinho a pacientes para os quais a água sozinha fazia mal ao estômago. Plutarco declara que o vinho é a mais útil das bebidas e o mais agradável dos remédios.
         d. O cuidado com os abusos e o desequilíbrio nestas permissões. Alguém já disse que o segredo da vida cristã esta no equilíbrio e o perigo esta no desequilíbrio. Paulo é enfático em dizer que Timóteo, por motivos terapêuticos, deveria usar um pouco de vinho, e não muito vinho. E claro que este texto não pode nem deve ser usado para justificar o consumo de álcool. Paulo se refere a cuidados medicinais, e não a uma licença para beber. De acordo com William Barclay, “Paulo simplesmente está dizendo que não há nenhuma virtude em um ascetismo que faz ao corpo mais mal do que bem”.

Pastor Ademilson Gomes de Oliveira. 

Bibliografia:
- William Hendriksen - 1 e 2 Timóteo e Tito.
- William Barclay - 1Timóteo.
- Matthew Henry - 1Timóteo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário