Sabemos que há uma profunda diferença entre “chefe” e o “líder”; Analisando dentro da perspectiva de liderança, vamos ver algumas qualidade e habilidades de um líder que veio para fazer a diferença.
O LIDER QUE VEIO PARA Á DIFERENÇA TEM “ESTABILIDADE EMOCIONAL”.
“MELHOR É O LONGÂNIMO DO QUE O VALENTE, E O QUE GOVERNA O SEU ESPÍRITO DO QUE O QUE TOMA UMA CIDADE” – Pv16.32.
Eu defino estabilidade emocional como ser verdadeiro consigo mesmo, não ficar nervoso, impaciente ou desequilibrado, não importam as quais sejam as circunstância ou as situação.
Isso parece ser fácil, mas a estabilidade pode ser a característica mais esquiva em momentos de desafio; Os lideres sem estabilidade entram em pânico sob pressão.
O QUE SIGNIFICA ESTABILIDADE:
“Estabilidade significa manter as suas crenças e agir de acordo com elas, não importa o quanto a situação esteja boa ou ruim; Estabilidade significa evitar a afetação ou fingimento, comparando-se com os outros e agindo como alguém que você não é”;
Estabilidade significa ter um coração valente em todas as circunstâncias; Você sabe que possui estabilidade quando alcançar o que RUDYARD KIPLING expôs no seu poema, escrito uma centena de anos atrás:
“SE VOCÊ PUDER SE CONFRONTAR COM O TRIUNFO E COM A DERROTA E TRATAR ESSES DOIS IMPOSTORES DE MODO IGUAL”.
Isto é estabilidade: não se abalar em relação aquilo em que acredita ou à maneira como se comporta devido a acontecimentos externos.
O ambiente competitivo desafia cada vez mais a sua compostura e serenidade à medida que o que está em jogo aumenta e os desafios à sua organização se sobrepõem;
Poucas características são mais valiosas para o líder do que a estabilidade, especialmente quando está sob pressão.
Quando há estabilidade, o seu desempenho é o melhor possível, porque ela detém o pânico; É possível compreender o que deve fazer, mesmo quando as chances são contrárias, mesmo quando todos dizem que vai fracassar; E mesmo quando dizem que você vai vencer.
COMO SE ADQUIRE ESTABILIDADE?
Na verdade, não se adquire. A estabilidade adquire você; Ela faz parte da colheita que você semeia próximo ao topo da pirâmide.
Na verdade, a estabilidade é um presente importante da pirâmide do sucesso. E, onde se encontra a estabilidade, também se encontro a sua companheira valiosa, que coloquei próximo ao topo da liderança.
HOMENS QUE DEMOSTRARAM ESTABILIDADE:
• José;
• Davi;
• Jó;
• Paulo;
• Jesus;
Podemos aprender com esses homens o valor da estabilidade emocional.
Acompanhe a seqüencia do estudo nas próximas semanas....
Acompanhe a seqüencia do estudo nas próximas semanas....
APERFEIÇOAMENTO DO CARÁTER
ResponderExcluirTodo mordomo da casa de Deus, como servo fiel e prudente, deve buscar progresso. Nunca deve ser uma pessoa acomodada, do tipo: “eu sempre fui assim, não vou mudar agora” ou “estou satisfeito comigo do jeito que eu sou”. A nossa utilidade diante de Deus depende de quanto cada um busca ser aperfeiçoado, permitindo ao Senhor aumentar a capacidade do nosso vaso. Não podemos estar, por anos a fio, servindo ao Senhor na igreja e permanecer inalterados, sem ser trabalhados por Deus, como no dia em que começamos. Por mais tempo de salvação ou de serviço que tenhamos na igreja, nunca devemos estar satisfeitos com a nossa condição e capacidade de utilidade nas mãos de Deus. Todos devemos buscar ser mais capacitados pelo Senhor, pedir ao Senhor para remover de nós tudo o que é inadequado, que nos impede de servir melhor.
O CARÁTER
Timóteo tinha um trabalho muito difícil, que o obrigava a ampliar sua capacidade buscando aperfeiçoamento. Isso deve convencer-nos de que precisamos buscar ser mais úteis ao Senhor para que exerçamos o nosso mordomado de maneira adequada. Paulo tinha a preocupação de aperfeiçoar Timóteo, principalmente no seu caráter. Nosso caráter é aquilo que somos, é o que determina quão úteis podemos ser nas coisas confiadas a nós e quanta responsabilidade somos capazes de assumir; um caráter adequado está estritamente relacionado com ser útil a Deus. Podemos dizer que o nosso caráter é formado pela bagagem genética que trazemos ao nascer, ou seja, as características inatas que herdamos biologicamente, e que são responsáveis por cerca de 30% do nosso caráter; acrescente-se a isso a formação posterior determinada pelo ambiente em que vivemos e pelas informações que armazenamos, mais a educação e o treinamento que recebemos (esses, responsáveis pelos restantes 70% do caráter). Quando um cristão tem esses dois aspectos do caráter ajustados e aperfeiçoados, ele se torna correto para com Deus. Ser correto aqui não significa apenas ser justo, reto e honesto, mas principalmente ser fiel ao Senhor, dependendo Dele e reagindo a Ele, sempre de maneira positiva e submissa. A um servo correto, o Senhor poderá confiar a Sua obra, pois tal servo será sempre um com o coração do seu Senhor, expressando-O em tudo o que fizer. Ser correto para com Deus é permitir que a cruz constantemente mortifique a sua carne para que a vida divina cresça.
Um abraço,
Paulo.