O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quarta-feira, 16 de março de 2011

O PODER DE UMA OFERTA - PARTE I

Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher – Jz13.19.

Percebemos no texto que após Manoá receber a visita do agente de Deus (Anjo), ele oferece um cabrito ao Anjo – v15.

Porque Manoá deseja oferecer algo ao agente de Deus?

Lugares Santos
Nos tempos dos patriarcas, os lugares santos eram espaços onde fora possível encontrar-se com Deus, e tais lugares eram marcados com um “altar” e um “sacrifício”.
Quando Abraão deixou Harã e partiu para Canaã, parando em Siquém, Deus apareceu a ele e disse que a terra era prometida aos seus descendentes; Veja que ali Abraão edificou um altar ao Senhor – Gn12.7;
Jacó fez o mesmo – Gn35.1;
Tais lugares se tornaram santos para a família;
Por esta razoa Manoá fez um altar quando o anjo lhe apareceu.
Lembre-se para o Judeu o culto para ser perfeito, tinha que ter oferta – “Ninguém apareça vazio diante de mim” - Ex23.15.
Manoá entendeu que não existe banquete ser ter sacrifício.
Manoá entendeu que o seu sucesso depende de quem você determinou honrar em sua vida.

Por esta razão Deus diz através de Malaquias ao seu povo:

“Onde está minha honra?” – Ml1.6.

Lembre-se...

Não existe banquete ser ter sacrifício.
O meu sucesso depende de quem de quem eu determinei honrar em minha vida.
O que é dizimo?
O que é oferta?

O que é o dízimo?

A resposta estaria na ponta da língua de qualquer pessoa que conhece pelo menos um pouco das Escrituras.
A definição do dicionário é a seguinte:
”Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas judaicas ou cristãs”.
Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antigüidade exigiam o dízimo de seus povos”.
Bem, depois da definição vamos ver o que significa esta palavra na língua hebraica.
A palavra “dízimo” vem do termo hebraico “maasser” com o mesmo significado.
Em sua raiz temos o termo “issaron” que significa “décima parte”; também o termo “’eser” que significa “dez” e o termo “’asar” que significa “dar o dízimo, dar a décima parte”.
Na raiz anterior temos desta palavra um termo muito interessante que é “´asa” e que significa “fazer, fabricar, realizar” e também “ma´aseh” que significa “feito, obra”.

O que é oferta?

A Oferta Alçada são contribuições esporádicas que os fiéis fazem para a sua igreja e é bem diferente do dízimo que é contínuo, a oferta alçada é usada em alguns casos em que se faz necessário como a construção de um novo templo da igreja.
Deus convocou o povo para que participasse da construção do Tabernáculo dando o material necessário.
“Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada” (Êx25.2).
A primeira coisa que notamos é que a palavra oferta em hebraico é “terumâ”!
Esta palavra significa “contribuição, levantamento de ofertas”.
A palavra vem de uma raiz (rûm) que significa “altura, altivez; alto, para cima”.
Há ainda a idéia do louvor que nos introduz ao conceito de “altos louvores” e também de “ser exaltado”.
Logo percebemos que estas ofertas para o Tabernáculo precisam ser dadas da forma correta, ou seja, para o alto, para Deus!
O objetivo delas está implícito na própria palavra que nos fala de altos louvores sendo prestados à Ele a fim de que seja exaltado!
Aqui há também o fato de que a oferta deveria ser voluntária, mostrando-nos que haveria uma disponibilidade nos corações de certas pessoas a fim de que sentissem a necessidade de ofertarem ao Eterno os materiais do Tabernáculo!
Ambos são bíblicos e atuais, porém bastante diferente e um exemplo deixa bem claro a oferta alçada que foi usada na construção do tabernáculo, no deserto - (Êx25.2). Davi, para construir o templo de Jerusalém, deu uma oferta de cento e cinco toneladas de ouro, sem contar a prata - (1Cr29.3,4);
O rei Davi, no entanto, fez um apelo para quem quisesse contribuir para a Casa de Deus - (1 Cr 29.5).

Que tipo de Oferta Manoá ofereceu?

Segundo o meu entendimento Manoá ofereceu pelo menos dois tipos de ofertas:

1. HOLOCAUSTO; (Fala de uma VIDA DE DEDICACÃO CONTINUA).

2. OFERTA DE MANJARES; (Fala de uma VIDA DEDICADA AO DAR).

Confira o texto:

Então Manoá tomou um cabrito (holocausto) e uma oferta de alimentos (oferta de manjares), e os ofereceu sobre uma penha ao SENHOR – v19.

O Holocausto
O holocausto era um sacrifício que estava completamente queimado. Nada dele era comido, e então o fogo consumia o sacrifício inteiro.
É importante notar que o fogo jamais se apagava:
Levitico 6.13 - O "fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará“ .
O adorador israelita trazia um animal masculino (um touro, cordeiro, cabra, pombo, ou rola, que dependem da riqueza do adorador) para a porta do tabernáculo.
Levítico 1.3
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.
O animal devia ser sem defeito. O adorador então colocava as mãos dele na cabeça do animal, e em consciência que este animal inocente estava sendo reputado por pecador, ele buscaria o Senhor para perdão, e então mataria o animal imediatamente.
Levitico 1.4-9
E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.
Os sacerdotes eram responsáveis por lavar as várias partes do animal antes de colocar sobre o altar:
Levítico1.6-9 - "Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR."
Depois, na história de Israel haviam ofertas queimadas feitas duas vezes por dia, uma pela manhã e uma ao entardecer (quando aparecia a primeira estrela:
Números 28.3-4 -"E dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto;
Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás à tarde; "
A oferta queimada era realizada para reconciliação dos pecados do povo contra o Senhor, que os separavam de Deus, e era uma oferta de dedicação contínua de suas vidas ao Senhor.

A Oferta de Manjares
Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais.
Levitico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma.
O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas).
Todas as ofertas de manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam).
O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).
As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso.
O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro.
O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.

Estudo Ministrado no Culto de Ensino em Catanduva - SP

Um comentário:

  1. a Paz do Senhor, querido pastor!... ,esta palavra foi uma benção pra mim preciso semear mais, em todas as areas de minha vida!!!

    ResponderExcluir