O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“AUSÊNCIA DE UM LIDER”

“Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?”.
A AUSÊNCIA DE UM LÍDER...
Um dos temas centrais do livro de Juízes é destacar a “importância de um líder” e o “perigo da ausência de um líder”. Observe como a nação estava perdida e sem direção, pois perguntava “quem subira?”. Estavam completamente sem direção e orientação no que deveriam fazer e como fazer.
Quando estudamos profundamente a vida e obra de Josué percebemos que no que tange a liderança, este teve fortes falhas que provocaram no futuro grandes crises entre o povo.
Por exemplo – vemos Josué fazendo aliança com os Gibeonitas sem consultar a boca de Deus, vemos também no final de sua liderança, este dizendo ao povo que escolhessem a que Deus serviria, sendo que ele deveria mostrar cabalmente o verdadeiro caminho a seguir; Outro ponto forte em sua liderança foi durante o desenrolar de seu ministério não preparar um sucessor para conduzir Israel.
Observe o que a Bíblia diz – “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos” – (Jz17.6; 18.1; 19.1).
Queremos hoje refletir sobre este tão poderoso assunto que atinge diretamente ou indiretamente o povo de Deus em nossos dias – “liderança e sucessores”.
Hoje já está provado que estamos vivendo uma das mais agudas crises de liderança da historia da Igreja; E uma pergunta não quer calar – “Quem assumirá a igreja no futuro?” Se hoje estamos vivendo uma profunda crise, imagine o que será no futuro!
Digo sem medo de errar, se Jesus não voltar os nossos filhos e netos irá herdar uma das piores gerações de pastores e lideres de sua historia.
A questão é está quem são os futuros lideres que assumirão o bastão? Qual é o caráter, perfil, índole, preparo destes lideres que assumirão a Igreja no futuro?
CRISE DE REFERENCIAIS...
Em toda historia decorrente, os homens precisaram de referenciais para nortear suas vidas e conduzir sua história; Referenciais são pessoas que com seus princípios, estilo de vida, modelo, conduta, serve de ponto de referencia para nós conduzir nossa vida segundo o padrão de vida que estes estabelecem.
Na historia secular e religiosa temos referenciais; Quem já não ouviu falar de:
1. Martin Luther King jr.
2. Abraão Lincoln.
3. Nelson Mandela.
4. Daniel Berg e Gunnar Vingren.
5. Cícero Canuto de Lima.
6. J. P. Colenda.
7. Estevão Ângelo de Souza, e outros que falta espaço e tempo para comentar aqui...
O homem é liderado por referenciais, sem referenciais ele se perde em meio ao mar de idéias e conceitos modernos.
Você se lembra do que Jesus disse – “Segue-me” – (Mt9.9); ou seja, ele estava dizendo eu sou o seu referencial; Pedro disse ao paralitico na porta do Templo – “olha para mim”, ou seja, eu sou seu referencial; Você se lembra do que Paulo disse a Igreja de Corinto; Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores – (1Cor4.16), ou seja, Igreja eu sou o seu referencial.
E hoje temos referenciais? E amanhã teremos outros? Pense nisto, é hora de preparar-mos sucessores...
OLHANDO PARA O EXEMPLO DA LIDERANÇA DO PASSADO – (Nm27.12-23).
O DESEJO DE DEIXAR UM SUCESSOR...
Quando olhamos para a biografia de Moisés, podemos observar que quando o Senhor Deus disse a ele, que ele não entraria na terra da promessa, logo percebemos claramente que Moisés se preocupou com o futuro do povo; Este disse a Deus:
“Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor” – Nm27.15-17.
Vemos aqui a preocupação de Moises em deixar um líder, um referencial para o povo seguir e nortear sua vida.
Observamos nesta transição algumas poderosas lições para os nossos dias:
1. Deus aponta o homem que substituirá Moises – “Toma para ti Josué”; Como se faz necessário destacar isto, foi Deus que apontou Josué para ser o sucessor de Moisés; Apesar de Josué já ter uma historia ao lado de Moisés, a escolha de seu nome não partiu de Moisés, mas sim de Deus. Como é bom saber que foi Deus quem apontou, se tem mais segurança e credibilidade.
2. Deus diz o motivo da escolha de Josué – “homem em que há o Espírito”; Alguns teólogos dizem que Espírito aqui se refere ao Espírito Santo de Deus; Mas também há teólogos que afirmam algo mais, que este Espírito aqui citado, se refere também ao espírito de liderança, espírito ministerial, espírito vocacional que havia em Moisés, também havia em Josué. Por esta razão este estaria mais a altura para assumir o lugar de Moisés.
3. Deus mostra a forma e o método da transição:
a. Põe a tua mão sobre ele – transferência de virtude; comunicar virtudes; Não se esqueça, as nossas mãos comunicam virtudes.
b. Apresenta perante Eleazar, o sacerdote – o ministério sacerdotal da época; Tinha que se aprovado e apresentado ao ministério da época, a liderança espiritual de então.
c. Perante toda congregação – cercado de testemunhas e provas humanas; Esse negocia de ser consagrado num quartinho da esquina pelo fulano de tal, sem que a Igreja saiba, não funciona, tem que ser perante toda a congregação da qual você participa. Quantos obreiros que trocam de Igreja e vão para uma Igreja sem critérios só em busca de credencias, e são consagrados e voltam querendo na forca que a Igreja aceite sua consagração.
d. Dá-lhe mandamentos aos olhos dele – orientações, conselhos ministeriais sobre o desenrolar do seu ministério; Aqui se refere a uma cerimônia de transição e transferência de autoridade.
e. Põe sobre ele a tua gloria – ou seja, a honra, o respeito ministerial e a autoridade de Moises, estavam agora sobre Josué.
Quando olhamos para a historia bíblica percebemos que os grandes homens de Deus deixaram sucessor.
1. Moisés deixou Josué;
2. Samuel treinou Davi;
3. Davi deixou Salomão;
4. Elias deixou Eliseu;
5. Eliseu deixou Jeú;
6. Jesus deixou os onze discípulos;
7. Paulo deixou Timóteo;
8. Timóteo confiou a homens idôneos e fieis;
9. E homens fieis e idôneos confiaram a outros...
COMO PREPARAR UM SUCESSOR:
Vamos agora estudar a biografia de Moisés e ver como este preparou o seu futuro “sucessor”; Vejamos algumas preciosas lições:
1. Convide ele para caminhar com você - E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus – (Ex24.13); O obreiro tem que caminhar com seu líder em oração, na leitura bíblica, na cultura, na unção, na credibilidade e respeito; Imagine você o líder ter um sucessor com fortes desigualdades! Não seria isto jugo desigual de ministério? O sucessor tem que ter as mesmas características ministeriais do seu líder, para não haver contradição.
2. Delegue a ele tarefas, para conhecer e perceber o seu desempenho - Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué – (Nm13.16); Moisés começou a colocar Josué na linha de frente das batalhas para conhecer o seu desempenho e habilidade – (Ex17.8-16); E não somente isto começou delegar a ele tarefas nobres, com a intenção de conhecer seu caráter e sua fidelidade.
3. Perceba a disposição deste em pagar o preço para ser um homem espiritual - Mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda – (Ex33.11); O sucessor de um líder espiritual deve ser um homem espiritual; Josué como sucessor de Moisés estava disposto, e dando indicadores que este estava disposto a pagar o preço para obter um nível significativo na sua comunhão com Deus;
4. Veja se este antes de honrar a Deus que não se vê, está disposto a honrar você que se pode ver – E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés - Js1.1; E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do SENHOR, faleceu, com idade de cento e dez anos - Js24.29; Aquele que não serviu, nunca será servido; Aquele que não honrou, nunca será honrado; O sucessor deve ser uma pessoa que sempre lhe prestou completa fidelidade ministerial e pessoal; Uma pessoa que sempre esteve submisso a suas orientações e ordens ministeriais; Esteve sempre debaixo de sua cobertura ministerial.
Conclusão – Que Deus nos de graça e condições de preparar-mos obreiros e lideres para assumir responsabilidade no dia de amanhã.

Estudo Ministrado no Culto de Ensino;
Catanduva - SP

2 comentários:

  1. é a pura realidade, muitos lideres não preparam outros por medo e esquece que uma das funções de um lider é prepara outros lideres.

    ResponderExcluir
  2. Grandes verdades.
    O sucessor que não possuir o espírito do lider, não terá resultados, não alcançará os alvos, os objetivos, do ministério, da instituição.

    ResponderExcluir