O SENHOR É CONTIGO, HOMEM VALOROSO...

"NÃO TENTE SE TORNAR UM HOMEM DE SUCESSO. EM VEZ DISSO, TORNA-SE UM HOMEM DE VALOR." - ALBERT EINSTEIN

terça-feira, 7 de junho de 2011

“MICA E SEUS ÍDOLOS DOMÉSTICOS”.

       INTRODUÇÃO – A Família é a mais antiga instituição constituída na terra; Tudo começou com a família; A família é a base, o alicerce, o fundamento da sociedade; A família é a célula mater da sociedade. 
A família é responsável pela formação, da herança genética, temperamento, caráter, conceitos, valores, e da personalidade do individuo;   A família é a principal modeladora do Caráter - (Lar é uma oficina);
Nenhuma sociedade é mais forte do que a vitalidade de suas famílias;
“A SOCIEDADE reflete o sinal da própria condição da família – “Famílias arruinadas geram famílias arruinadas para a sociedade”.
Não adianta ser vencedor fora, e ser um perdedor dentro de casa!
Alguém disse que as maiores batalhas do homem são travadas dentro de casa, e se fores um perdedor dentro de casa, não adianta ser vencedor do lado de fora; Não adianta vencer no campo profissional, e perder em casa; O verdadeiro sucesso começa de dentro para fora.
 
O QUE PODEMOS VER QUE EXISTIA NO LAR DE MICA? 
Há uma palavra que tem perseguido meu coração nestes dias; É um dos mais belos textos da escritura sagrada;
                   Veja:
E ALGUNS dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que Jesus estava em CASA – Mc2.1;
As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua CASA – 1Cor16.19; 
Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua CASA – Cl4.15.
Saudai também a igreja que está em sua CASA. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo – Rm16.5.
Aqui está um dos maiores desafios dos pais e filhos; Ter uma Igreja em sua casa;
Ou seja, que o seu lar, sua família, seja uma extensão da Igreja em sua casa;
Quando permitimos e aceitamos como Mica, que em nosso lar haja um altar a ídolos estranhos, naturalmente nosso lar não é uma extensão da Igreja, encontraremos alguns indícios e sinais que esse lar esta caminhando para o colapso.
                   Vejamos:
Existe palavras de maldição: A mãe de Mica, por causa de alguém ter lhe furtado o seu dinheiro, ela vivia deitando maldição sobre este alguém, sem saber que era o seu próprio filho; Quantos lares que estão doentes e enfermos por causa de palavras de maldição proferida pelos pais. 
Quando permitimos que em nosso lar haja um altar, um poste ídolo, abrimos uma brecha, e tudo o que não presta começa a ser derramado dentro do nosso lar;
Existe a mentira; O filho mentiu para sua mãe, que ele havia roubado o dinheiro, até que o medo o levou a confessar que ele mesmo havia roubado.
Quando permitimos e aceitamos que tanto em nossa vida e em nossa família haja um poste ídolo ou um ídolo domestico, a mentira com freqüência começa a predominar em nossa vida e também em nosso lar; Porque em Deus esta a verdade, mas no diabo está a mentira.
Existe uma Adoração corrompida; O nome Mica, significa – “Quem é como Jeová?”; Percebesse que havia um pavio de temor ao Deus verdadeiro neste lar; Mas a adoração que existia neste lar não era “exclusiva a Deus”; Havia ídolos disputando um lugar no coração daquela família; Uma das coisas mais terríveis que possa acontecer em uma família é um ídolo em alguma região da casa e também da vida de seus membros.
                   O que pode ser este ídolo?
                   Será que é o altar a uma determinada santa de nossos dias?
                   Será que pode existir outros tipos de ídolos?
O ídolo doméstico pode ser as novelas corruptas e imorais de nossos dias; Que estão sendo exibidas com a finalidade de destruir nossa família; O ídolo doméstico pode ser aquele engradado de bebidas alcoólicas que estão em um quarto no fundo da casa, que você sem perceber esta ensinando seu filho a ser um alcoólatra; O ídolo doméstico pode ser as músicas mundanas e profanas que tocam em seu radio e também no celular que tem como objetivo despertar a sexualidade e a imoralidade dentro da família; O ídolo doméstico pode ser programas indecentes que são exibidos em nossa televisão diante de nossos filhos; O ídolo doméstico pode ser o amor abusivo ao dinheiro que faz os membros viveram em profunda guerra por causa do dinheiro; O dinheiro tem sido o motivo de muitas pais amaldiçoar seus filhos; Casais viverem em conflito e disputas; Divórcio entre os casais; Filhos planejarem a morte dos pais;
Paulo diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Cuidado o dinheiro é um bom servo; Mas um péssimo senhor;
Não deixe o dinheiro ser um ídolo em seu lar;
Coloque Cristo como o Cabeça do seu Lar...
         Existe quebra de princípios da Palavra de Deus; Perceba que quando o ídolo domestico foi instalado no lar de Mica, começou –se então a quebrar princípios, pré estabelecidos na palavra de Deus; Mica nomeou um dos seus filhos para servir de sacerdote; Lógico que Mica sabia que para ser sacerdote deveria ser da família de Arão; O Senhor havia escolhido a família de Arão para constituir o único sacerdócio de Israel; Se alguém fora dessa família fizesse as vezes de sacerdote, deveria ser morto – Nm3.10.  Perceba que neste lar os princípios estabelecidos na Palavra de Deus não tinha valor algum para seus moradores; Não se importavam com o que a Palavra de Deus dizia e determinava; Não é este o retrato das famílias de nossos dias?
Podemos extrair deste capitulo as seguintes lições:
1. Que não devemos dar legalidade para o diabo entrar em nossa casa, através de ídolos;
2. Que todo pecado trás consigo dores, maldição, mentira, furto, corrupção moral;
3. Que os princípios da Palavra devem ser obedecidos e observados pelas famílias de nossos dias, pois quando observamos os princípios estamos seguros.
Pr. Ademilson de Oliveira
Palavra Ministrada no Culto de Ensino de Catanduva - SP